EQ Silver Arrow: uma emocionante demonstração do futuro do design
O exterior: silhueta esportiva
Com seu estilo limpo e de linhas fluidas, a linguagem de design do EQ Silver Arrow é uma concretização da filosofia de design específica da marca chamada de Pureza Sensual. A silhueta esguia de aproximadamente 3,5 metros de comprimento e aproximadamente um metro de altura do veículo é delgada, mas sensual. A estrutura da carroceria do veículo de exposição é feita de fibra de carbono. As múltiplas camadas da pintura em prata alubeam dão a impressão de metal líquido derramado sobre a carroceria. Esse conceito representa os opostos polares do design, “quente” e “frio”. Peças funcionais feitas de fibra de carbono, como o defletor dianteiro, sintetizam o aspecto frio e racional dessa filosofia. O mesmo se aplica ao acabamento frontal, criado como um display, assim como a faixa luminosa contínua na parte da frente. As saias laterais também trazem uma faixa luminosa e o grande letreiro retraído à frente das rodas traseiras é iluminado de azul, uma característica da marca.
Outros destaques incluem o cockpit do piloto, que pode ser rebatido para a frente, e as rodas com raios múltiplos parcialmente salientes. As calotas não-rotativas e o friso parcial nas rodas são outros pontos diferenciados de estilo e inovação. Os 168 raios de cada roda são feitos de alumínio com baixo peso e pintados numa tonalidade acobreada, como é típico da EQ. Oferecendo uma tração excepcional e, consequentemente, uma rápida aceleração, o EQ Silver Arrow tem pneus slick (lisos) 255/25 R 24 na dianteira e 305/25 R 26 nas rodas traseiras. Demonstrando atenção aos detalhes, a Pirelli, parceira nos pneus, contribuiu inserindo uma padronagem com a forma da estrela na banda de rodagem. O difusor traseiro é originário do automobilismo esportivo. Os dois defletores extensíveis traseiros atuam como um freio aerodinâmico, aumentando a resistência do ar no momento da desaceleração.
Interior: entre a tradição e a modernidade
O interior do EQ Silver Arrow representa os valores do Luxo Progressivo. A linguagem de design combina um apelo estético atemporal com visões futuristas. Quando o cockpit do piloto é rebatido para a frente, proporciona uma visão do interior surpreendentemente espaçoso. Um contraste dá vida ao ambiente: por um lado, ele usa materiais tradicionais, de alta qualidade, que incluem couro legítimo marrom no banco e no volante, alumínio escovado em todo o interior e nogueira sólida com frisos em madeira de conífera mais escura no assoalho. Isso cria uma ponte de ligação com os carros de corrida históricos da era das Flechas de Prata. Por outro lado, soluções modernas de alta tecnologia, como a grande superfície de projeção para a tela panorâmica e a experiência de utilização de soluções inovadoras como a opção de corrida virtual (veja abaixo) representam a personalidade tipicamente visionária da marca EQ.
Esse contraste é uma fusão intencional entre o passado e o futuro. A superfície do assento e o encosto tem uma padronagem inusitada, alinhada ao contorno do banco, onde estrelas foram costuradas, com a ajuda de gravação a laser. O aquecimento do pescoço AIRSCARF é integrado ao banco. Um cinto de segurança de quatro pontos inspirado no esporte a motor mantém o piloto no lugar com segurança. Os pedais podem ser adaptados à estatura específica do piloto, com um controlador localizado no banco para o ajuste. Para combinar com a pintura externa em prata alubeam, as paredes internas são revestidas com uma luxuosa camurça verde.
Dupla tela e corrida virtual
O piloto do EQ Silver Arrow é rodeado por uma grande tela panorâmica, onde uma imagem tridimensional do entorno do veículo é projetada de trás. Demonstrando possíveis tecnologias de carregamento de baterias do futuro, a pista da estrada onde é possível realizar a carga por indução é superposta na tela. Com a ajuda de inteligência artificial, é possível participar de uma corrida virtual contra carros de corrida Flechas de Prata históricos ou atuais. Para isso, uma pista de corridas virtual é superposta à estrada real na tela panorâmica e o piloto vê seu oponente como se estivesse à sua frente ou atrás dele, como um “fantasma”. O Virtual Race Coach (treinador de corridas virtual) ajuda você a se tornar um piloto melhor, dando instruções durante a corrida. Há também uma tela de toque localizada no volante. O piloto pode usá-la para selecionar programas como Comfort, Sport e Sport+, que oferecem diferentes características de condução. Diferentes regulagens de som também podem ser configuradas: as escolhas incluem o som de um Fórmula 1 Silver Arrow atual ou o de um motor Mercedes-AMG V8.
Sistema de propulsão livre de emissões
O EQ Silver Arrow é concebido como um veículo totalmente elétrico. Essa Flecha de Prata silenciosa tem uma potência de 550 kW (750 cv). A fina bateria recarregável na parte inferior da carroceria tem uma capacidade útil de aproximadamente 80 kWh e permite uma autonomia estimada de mais de 400 km, segundo a norma WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure – Procedimento de Teste Mundial Harmonizado para Veículos Leves). Aberturas de ar laterais ajudam a resfriar a bateria.
Veículos conceituais EQ: uma perspectiva dos veículos elétricos em todos os segmentos
Com o Concept EQA, a Mercedes-Benz demonstrou no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2017 como a estratégia EQ pode ser interpretada na categoria dos veículos compactos. Com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro na traseira, esse atleta elétrico tem uma potência de sistema de mais de 200 kW. As características de dirigibilidade podem ser alteradas variando a distribuição de torque nas quatro rodas da frente para a traseira. O Concept EQA mostra qual programa de condução foi selecionado em uma inédita grade de radiador virtual.
A inspiração: o veículo recordista mundial de 1937
O modelo inspirador do EQ Silver Arrow é o W 125 com 12 cilindros, carro recordista que a Mercedes-Benz construiu em 1937 com base no carro de corridas de Grand Prix.
Para fazer a nova carroceria, em 1937, a Mercedes-Benz se inspirou em grande parte na indústria aeronáutica: os exemplos incluem a recomendação dos departamentos de desenvolvimento das fábricas de aviões Ernst Heinkel em Willy Messerschmitt para encurtar o balanço dianteiro e fazer a frente mais arredondada. A dianteira também foi estendida mais para baixo, terminando de forma mais inclinada na ponta. Como se desejava, isso reduziu a tendência à elevação do eixo dianteiro. Uma traseira mais longa com elevação mais forte reduziu o efeito de sustentação no eixo traseiro. Um item marcante – e inspiração para os designers do EQ Silver Arrow – foi o para-brisa arredondado do cockpit, modelado com contornos inspirados em uma gota d’água.
Com o W 125, o piloto Rudolf Caracciola alcançou 432,7 km/h na autoestrada A5, entre Frankfurt e Darmstadt, com base na média de velocidade na ida e na volta. Esse recorde de velocidade em estradas públicas perdurou até novembro de 2017.