C O N F I D E N C I A I S
O nome Arkana tem como origem a palavra latina Arcanum (“segredo”), que há séculos é associada a eventos e fenômenos misteriosos. Ele destaca tanto a personalidade única como a atração exercida pelo futuro modelo.
Original, o novo crossover faz uma releitura do estilo já consagrado pelo mercado de SUVs, graças ao seu design exclusivo. O Renault Arkana terá sua estreia mundial neste terceiro trimestre na Rússia, devendo ser comercializado naquele país a partir de 2019. Apresentado como show car, o veículo fornece pistas de como será o novo crossover global que a Renault deverá lançar em diferentes países. Para saber mais sobre o Renault Arkana, não deixe de conferir o Salão do Automóvel de Moscou, no dia 29 de agosto.
Jaguar lança em Munique frota de táxis elétricos
O CEO da Jaguar Land Rover, Dr. Ralf Speth, entregou 10 veículos Jaguar I-PACE – o primeiro SUV totalmente elétrico da marca britânica – ao Centro de Táxi de Munique. Na presença do prefeito de Munique, Josef Schmid (CSU) e do Dr. Gerd Ennser, presidente da ADAC Südbayern, a frota do Jaguar I-PACE foi alinhada em frente à Ópera de Munique. Este anuncio histórico marca o início de um novo capítulo para a indústria dos táxis alemães. O Jaguar I-PACE oferecerá aos clientes de táxi em Munique um novo modo de transporte sustentável: silencioso, cômodo e com zero emissões. A partir de agosto, os novos táxis da Jaguar estarão disponíveis para os clientes nas ruas de Munique. Com a sua linha completa de táxis tradicionais, os automóveis Jaguar I-PACEs serão conduzidos por motoristas especialmente treinados, que estão muito entusiasmados com a possibilidade de trocar para a eletricidade.
O Jaguar I-Pace foi projetado para desacelerar na maioria das situações sem o uso do pedal de freio, enquanto retorna a energia para a bateria. Usado em turnos de 24 horas, os I-PACEs serão carregados em cinco estações de carregamento rápido instaladas no depósito do Munique Taxi Center. Graças aos valores competitivos de revenda e aos custos operacionais durante o ciclo de vida, o Jaguar I-PACE é uma alternativa atraente para clientes exclusivos e comerciais, bem como para empresas que desejam reduzir a emissão de CO2 e os custos da frota.
Jaguar Land Rover participa da Expointer
A Jaguar Land Rover participa pela primeira vez da Expointer, uma das importantes e tradicionais feiras do agronegócio brasileiro, que está na sua 41ª edição. O evento ocorrerá na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, de 25 de agosto a 2 de setembro.
A marca ocupará uma área total de 1.500 m², sendo 200 m² destinados ao estande com exposição de quatro modelos: Jaguar E-PACE, Jaguar F-PACE, Range Rover Velar e Range Rover Sport. No local, também haverá uma pista de test-drive exclusiva para o público avaliar todos os atributos e tecnologias dos modelos Land Rover, a Land Rover Experience. Além das atrações do estande, os visitantes terão condições especiais para a compra dos modelos da marca.
A participação da Jaguar Land Rover na Expointer é mais uma ação de aproximação e interação com o público, em particular, o associado ao agronegócio. A marca é reconhecida globalmente por oferecer uma linha completa de veículos equipados com motores a diesel e tração 4×4 – características que o público desse segmento busca para superar qualquer tipo de terreno.
Pioneer lança multimídia com espelhamento Wireless
A Pioneer do Brasil, líder mundial no segmento de som automotivo, anuncia o lançamento do AVH-Z9180TV, o multimídia receiver 2-Din com tela de 7 polegadas e leitor de DVD que se destaca pelo “espelhamento wireless”, ou seja, possibilita que o conteúdo reproduzido no smartphone com sistema operacional android possa ser compartilhado com o multimídia receiver. Por meio dessa conexão, é possível controlar as funções do smartphone compatível pela tela touch screen, também disponível no equipamento. O lançamento da Pioneer conta ainda com TV Digital integrada, conexão Bluetooth e wi-fi, além do acesso a aplicativos como Waze, Spotify e AppRadio Mode+. O multimídia receiver também permite a conexão com Apple CarPlay (USB ou Wireless) e Android Auto (USB), apenas via cabo. Ambas as plataformas têm interface desenvolvida para o conforto e segurança do condutor.
Outro grande destaque é a conexão HDMI, que possibilita a reprodução de imagens com mais qualidade e nitidez. Há também o recurso Dual Zone, que possibilita o controle do monitor traseiro, permitindo reproduzir imagens diferentes entre as telas do motorista e do passageiro de trás, além do Slot de Cartão SD, para que o usuário possa expandir ainda mais tudo o que o AVH-Z9180TV pode oferecer. Para deixar o multimídia cada vez mais customizado, o AVH-Z9180TV conta com equalizador gráfico de 13 bandas, 5 opções de cores de destaque e iluminação dos botões em 112 cores, além de papel de parede personalizável.
Vendas de elétricos da BMW superam 71 mil em 2018
As vendas de veículos eletrificados do BMW Group totalizaram 71.310 unidades em todo o mundo neste ano, registrando um crescimento de 40,6% em relação ao volume de entregas alcançado nos primeiros sete meses do ano passado. Apenas no mês passado, as vendas de veículos BMW i, BMW iPerforamance e MINI Electric atingiram 10.649 unidades no mundo, registrando um aumento vigoroso de 30,9%, confirmando a posição do BMW Group como líder mundial em fornecimento de mobilidade elétrica premium. O crescimento foi alavancado pela procura da versão híbrida plug-in do sedã executivo BMW Série 5 na China, com um total de 8.078 unidades comercializadas nos primeiros sete meses de 2018 naquele mercado. As entregas de veículos eletrificados em outros mercados importantes, como Estados Unidos e Reino Unido, também atingiram crescimento significativo no mesmo período. Nos EUA, a evolução foi de 39,5%, com um total de 13.874 veículos vendidos até o momento, neste ano, enquanto que no mercado britânico a alta foi de 34,3%, com 9.923 unidades comercializadas.
Presente no Brasil desde 2014, a marca BMW i comercializa no país o compacto premium elétrico i3 e o esportivo híbrido i8. Em junho, a empresa anunciou o início das vendas do novo BMW i3. E as iniciativas eletrificadas do BMW Group, no Brasil, não param por aí. Em funcionamento desde o dia 23 de julho, o maior corredor para carros elétricos da América Latina, com 6 postos de carregamento grátis localizados na Rodovia Presidente Dutra, atende proprietários de veículos elétricos e híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico, permitindo que façam uma viagem sem uso de combustível fóssil entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, as duas capitais mais importantes do Brasil.
1º Sports Cars reúne esportivos em Águas de Lindóia
O 1º Encontro de Veículos Esportivos e Super Esportivos de Águas de Lindóia (Sports Cars) acontece de sexta a domingo (24 a 26/08) e é gratuito. O Sports Cars está em sua primeira edição e reúne marcas de carros esportivos na Praça Adhemar de Barros, no Centro de Águas de Lindóia. Mais de 150 veículos estarão expostos e um público de 30 mil pessoas estão sendo esperados para o evento. Veículos como Ferrari, Porsche, Lamborghini, Mercedes Benz, Maserati, Corvette, Mustang, Audi, BMW e Jaguar estão entre as marcas inscritas em diversos modelos. São modelos importados, colecionáveis, de antigos a modernos, originais e customizados. São colecionadores do País todo, e principalmente do Estado de São Paulo que levam seus modelos para exposição e muitos estarão disponíveis para venda.
O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia e a Secretaria de Turismo e o Hotel Monte Real Resort é o oficial do evento, que terá shows todas às tardes e praça de alimentação. No domingo, 26 de agosto, último dia, três veículos serão escolhidos durante a premiação que terá votos da organização e do público.
Veículos à venda e feira de peças completam o evento, que é realizado pela Relicário Autos Antigos, Bj Eventos e Paulo Loco (Paulo Loco Figueiredo, filho de um piloto de testes da Simca, colecionador e muito conhecido no mercado de antigomobilísticos, patrocinador de eventos como o de carros antigos de Águas de Lindóia e de Araxa, em Minas Gerais).
Audi PB18 e-tron faz estreia mundial em Pebble Beach
O nome abreviado da apresentação mundial da marca – Audi PB18 e-tron – refere-se ao local, Pebble Beach, e ao ano de estreia. Também lembra o vencedor de Le Mans Audi R18 e-tron, cujas tecnologias inspiraram as soluções para vários detalhes. O estilo do Audi PB18 e-tron foi desenvolvido pelo novo estúdio Malibu Design Loft.
O Audi PB18 e-tron será revelado no dia 23 de agosto às 17h (horário local), no autódromo de Laguna Seca. O protótipo será exibido na legendária apresentação “The Quail”, no dia 24 de agosto, das 8h às 16h. A Audi apresentará o conceito novamente em Laguna Seca em 25 de agosto (das 8h30 às 18h). Por fim, o PB18 e-tron poderá ser visto pela última vez no domingo, 26 de agosto, durante o Concours d’Elegance de Pebble Beach. Paralelamente à revelação do carro, a Audi exibirá uma extensa gama de carros antigos e veículos de alto desempenho.