Endurance: Jair e Duda Bana foram ao pódio em Tarumã
O bom desempenho da dupla curitibana Jair e Duda Bana (Bana Pneus) iniciou durante os três treinos do Brasileiro de Endurance 2018, na sexta-feira (20/7). No primeiro treino livre, marcou o tempo de 1min07s545, ficando em 16.º na Geral. Depois de alguns acertos, foi para o segundo treino livre e cravou 1min07s547, o 20.º melhor tempo. Foi para o terceiro treino livre querendo baixar o tempo e marcou 1min03s982, em 11.º lugar na Geral. E no treino classificatório que definiu o grid de largada, Jair e Duda Bana marcaram o tempo de 1min03s065, classificando o Protótipo Predador na 12.ª colocação na Geral e em 8.º lugar na categoria P1.
E começou bem o sábado (21/7), com o décimo lugar da Geral do warm-up, marcando 1min07s575, o oitavo melhor da categoria P1. A estratégia de corrida de Jair e Duda Bana para as três horas de prova foi de três paradas obrigatórias para a troca de pneus e reabastecimento, sendo uma delas para a troca de pilotos. A primeira tocada foi de Duda Bana, que chegou a estar em oitavo lugar na Geral e em quarto na categoria, conforme os carros iam parando para o reabastecimento. A primeira parada nos boxes para a troca de pneus e reabastecimento aconteceu na volta 37, e com 86 voltas aconteceu a troca de pilotos. Jair Bana foi para a pista em busca de recuperação, pelas posições perdidas durante a parada. Foi ganhando posições num bom ritmo de prova. Parou para a troca de pneus e reabastecimento com 116 voltas e acelerou forte até chegar à 9.ª posição na Geral e quinto na P1, posição que recebeu a bandeirada final.
“Mais uma vez conseguimos fazer uma boa corrida, que resultou no quinto lugar na categoria P1. Foi uma prova muito boa, com 28 participantes, o que valoriza ainda mais o nosso resultado e o trabalho da equipe. Fizemos uma boa estratégia de corrida e tudo deu certo, conforme o combinado”, declarou Jair Bana. “Nosso carro está muito bom nessa temporada, andando rápido e completando as corridas. Outra vez andamos bem nos treinos livres e classificatório e terminamos a corrida no pódio. A categoria P1 está muito disputada, com vários carros novos e muito rápidos. Um belo Brasileiro de Endurance, com muitos carros e boas disputas em todas as categorias”, concluiu Duda Bana (Bana Pneus).
– Resultado Final –
1.º) Carlos Kray/David Muffato/Júlio Campos (AJR, P1), 151 voltas em 3h00min36s990;
2.º) Xandy Negrão/Xandinho Negrão (MercedesAMG , GT3), a 1 volta;
3.º) Chico Longo/Daniel Serra (Lamborghini , GT3), a 1 volta;
4.º) Miguel Paludo/Ricardo Mauricio (Porsche 911 , GT3), a 3 voltas;
5.º) Cláudio Ricci/Fernando Poeta/Henrique Giacomello (MCR Lambo , P1), a 5 voltas;
6.º) Nilson Ribeiro/Jose Ribeiro (AJR , P1), a 6 voltas;
7.º) Peter Ferter/Ricardo Mendes (Ferrari , GT3), a 9 voltas;
8.º) Tiel Andrade/Julio Martini (Tubarao , P1), a 12 voltas;
9.º) Jair Bana/Duda Bana (Predador , P1), a 12 voltas;
10.º) Paulo Sousa/Mauro Kern (MC Tubarao , P2), a 12 voltas;
11.º) Gustavo Tomazini/Gustavo Frey (MRX , P3), a 13 voltas;
12.º) Henrique Assunção/Fernando Fortes/Edson Padron (MRX , P2), a 13 voltas;
13.º) Gustavo Simon/Rafael Simon (MRX , P3), a 16 voltas;
14.º) Sergio Cardoso/Luciano Borghesi (Spyder , P3), a 21 voltas;
15.º) Renato Stumpf/Matheus Stumpf (Radical SR3 , P2), a 21 voltas.
A quarta etapa do Brasileiro de Endurance será nos dias 31 de agosto e 1.º de setembro, no Autódromo Velocittá, em Mogi Guaçu (SP).