XE SV Project 8: o mais potente sedã já produzido pela Jaguar
O Project 8, com tração integral e equipado com um motor V8 Supercharged a gasolina de 600 cv, pode chegar à velocidade de 321 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos*. Ele estabeleceu um novo recorde para um carro de produção de quatro portas em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, no ano passado. Sua melhor volta, de 7 minutos e 21,23 segundos foi mais rápida que muitos superesportivos que já passaram por lá. Ele está disponível com quatro lugares e também na configuração Track Pack, versão leve em dois assentos, o que também aumenta a rigidez torcional em 27% em relação à versão de quatro lugares.
John Edwards, diretor-executivo da Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover, diz: “O objetivo da equipe da SVO é produzir veículos de prestígio, que ultrapassem os limites em termos de luxo, desempenho e capacidade para todos os terrenos. O Project 8 é um ótimo exemplo do que acontece quando entusiastas projetistas, engenheiros e especialistas em manufatura têm a oportunidade de criar um carro esportivo de desempenho extremo sem compromisso”.
Fundamental para o desempenho do veículo da SVO mais focado em pista já produzido, o Project 8 apresenta várias modificações na carroceria de alumínio leve premiada do XE, incluindo: para-choque de fibra de carbono com dutos de resfriamento aprimorados, capô de fibra de carbono ventilado e rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas, divisor dianteiro ajustável, parte inferior lisa, amortecedor traseiro de fibra de carbono com difusor integrado e uma asa aerodinâmica traseira ajustável. Esses itens garantem que o Project 8 seja o sedã mais leve da Jaguar.
Para garantir o desempenho ideal em estrada ou pista, o Project 8 aprimora a suspensão dianteira, double-wishbone, e a traseira Integral Link redesenhada. Ele também inaugura um novo sistema de Freios de Carbono Cerâmica, o primeiro uso de rolamentos de roda de cerâmica de nitreto de silício, estilo F1, em um carro de estrada e incorpora um Diferencial Ativo Eletrônico traseiro (EAD) com resfriador de óleo – o primeiro para o XE.
Para maximizar a tração, o Project 8 utiliza uma versão recalibrada do sistema Quickshift de de oito velocidades da Jaguar. Capaz de mudar de marcha em apenas 200 milissegundos, de forma não sequencial, como de 8 para 2, em situações extremas, ajuda a fornecer precisão e confiança excepcionais com uma forte qualidade de deslocamento, exclusiva desse carro.
Mark Stanton, diretor de Operações de Veículos Especiais, explica: “Com o Project 8, nós nos propusemos a entregar um carro rápido, divertido e envolvente que o encoraja a explorar seu desempenho. A entrega de energia e as mudanças de marcha do Project 8 são as mais viscerais que já fornecemos em um Jaguar. Fique descansado, nenhuma pedra foi deixada de lado em nossa missão para tornar esse o mais recompensador carro de piloto da Jaguar”.
O novíssimo sistema de Freios de Carbono Cerâmica do Project 8 apresenta discos frontais de duas peças de 400 mm, com pinças de alumínio de seis pistões, discos traseiros de duas peças de 396 mm e utiliza o Synthetic Racing Fluid (SRF) para motores esportivos. Incorporando a mais recente tecnologia de frenagem, proporcionam uma sensação consistente no pedal, resistência à fadiga e longevidade, sob as condições mais exigentes.
O sistema Diferencial Ativo Eletrônico (EAD) funciona com o sistema Intelligent Driveline Dynamics para gerenciar com precisão o torque fornecido a cada uma das rodas traseiras. Em conjunto com os eixos de transmissão dianteiros e traseiros aprimorados, o EAD garante a capacidade ideal de colocar potência e tração na estrada em todas as situações e contribui para os tempos de volta excepcionais alcançáveis pelo Project 8.
O pacote de rodas e pneus do Project 8 é o maior já equipado para um sedã esportivo de produção da Jaguar. Medindo 9,5 x 20 polegadas na frente e 11 x 20 polegadas na parte traseira, as rodas de liga leve de alumínio são projetadas com leveza e rigidez, e equipadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.
Esse é também o primeiro Jaguar a apresentar um modo dedicado às pistas de série. Em suas configurações mais extremas, e na versão Track Pack, o Project 8 oferece 122 kg de downforce a 299 km/h – 25% a mais que seu rival mais próximo. O modo de pista adapta os sistemas de controle de transmissão e estabilidade para o uso no circuito, aprimorando as respostas do acelerador, da caixa de câmbio e da direção, e ajustando os amortecedores para a configuração mais agressiva.
David Pook, gerente de Dinâmica de Veículos do Project 8, avalia: “Continuamos a desenvolver e aprimorar todo o carro até o início da produção, para torná-lo ainda mais responsível e mais fácil de lidar. As molas são mais rígidas e as montagens do motor também. Os braços de suspensão mudaram. Os freios foram refinados para a sensação exata de pedal e desempenho que queremos. Mas as maiores mudanças são no software. São todos pequenos ajustes – para melhorar o desempenho, sensação, capacidade de resposta, refinamento. Continuamos nos desafiando a melhorar o carro e ultrapassar os limites. É certamente ainda mais rápido, tem melhor manuseio e é mais responsivo do que há seis meses. Todo esse esforço valeu a pena”.
Para um uso sério em circuito, a especificação Track Pack opcional economiza 12,2 kg, substituindo os assentos dianteiros com estrutura de magnésio por assentos de corrida de fibra de carbono. Os assentos traseiros e cintos de segurança são removidos e substituídos por um painel acarpetado com a marca Project 8.
O Project 8 está disponível em oito opções de cores externas – três atraentes cores-padrão: Fuji White, Narvik Black e Caldera Red, e cinco opções aprimoradas com o SV Design, incorporando cores e acabamentos da paleta SV Premium: Orange Valência, Velocity Blue, Meribel White, Verbier Silver e Corris Gray (mate fosco). O Project 8 equipado com Track Pack distingue-se por um teto em Gloss Black e por decalques exteriores com riscas duplas.
Os proprietários também poderão personalizar seu carro especificando outras cores e acabamentos opcionais da gama SV Premium Palette, que inclui 19 cores em tri-coat, revestimento transparente colorido, perolado, ChromaFlairTM e acabamento fosco acetinado. Decalques inspirados em corridas, acentuando os atributos de alto desempenho do Project 8, também estão disponíveis.
O tema de alto desempenho continua por dentro, com aplicações sutis de acabamento Gloss Carbon Fiber, bem como Alcântara no volante esportivo, painel de instrumentos e portas. A transmissão Quickshift de oito velocidades pode ser operada por alavancas de alumínio atrás do volante ou por alavanca de câmbio central – outra novidade no XE. O Project 8 custa a partir de £149.995 no Reino Unido e é a segunda edição de colecionador da Jaguar da SVO, após o F-TYPE Project 7 em 2014.