Volvo Cars expande produção global com a primeira fábrica nos EUA
A primeira unidade da empresa nos Estados Unidos complementa suas duas fábricas de veículos e a unidade de produção de motores na Europa, das três plantas industriais e de motores na China, além das linhas de montagem na Índia e na Malásia.
A fábrica de Charleston iniciará em breve a produção do novo sedã esportivo S60, baseado na plataforma modular SPA. A partir de 2021, a unidade também construirá a próxima geração do utilitário esportivo XC90. Os carros construídos na fábrica serão destinados tanto ao mercado interno norte-americano quanto às exportações internacionais.
“A fábrica de Charleston estabelece os Estados Unidos como nosso terceiro mercado doméstico”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “O segmento de sedãs e a comprovada capacidade da plataforma SPA de aumentar a lucratividade oferecem oportunidades significativas de crescimento para a Volvo Cars tanto nesse quanto em outros mercados no mundo”.
A Volvo Cars está investindo cerca de US$ 1,1 bilhão nessa operação fabril e criará cerca de 4.000 novos empregos na região de Charleston nos próximos anos. Aproximadamente 1.500 funcionários serão empregados até o final deste ano.
“A abertura de nossa primeira fábrica americana é um grande negócio”, disse Anders Gustafsson, presidente e CEO da Volvo Car USA. “Nosso negócio nos Estados Unidos está se desenvolvendo bem, nossos carros ganharam prêmios de muito prestígio e as novas instalações da Carolina do Sul serão um grande trunfo para a Volvo Cars e para a comunidade”.
A nova instalação de Charleston inclui um prédio de escritórios para até 300 colaboradores de P&D, Compras, Qualidade e Vendas. A fábrica pode produzir 150.000 carros por ano. O local ocupa uma área total de 6,5 km² e o espaço do edifício cobre 213,7 mil km². A construção da instalação começou em 2015.
A empresa fabricará carros híbridos plug-in em todas as fábricas de automóveis do mundo. Em 2017, a Volvo Cars foi a primeira montadora mundial a anunciar sua estratégia de eletrificar sua gama total de modelos a partir de 2019.