Volvo Cars e Polestar lançam pacote de desempenho para eletrificados
O anúncio ocorre uma semana antes de a empresa revelar o novo sedã premium S60 na inauguração de sua primeira fábrica nos Estados Unidos, em Charleston, Carolina do Sul. A unidade fabril será a única a produzir o modelo, que é o primeiro Volvo feito em solo norte-americano.
Desenvolvida pela Polestar, divisão de veículos elétricos de desempenho da Volvo Cars, a Polestar Engineered é uma oferta completa que aplica os conhecimentos da engenharia de performance às rodas, freios, suspensão e unidade de controle do motor. A proposta reflete o compromisso da Volvo Cars e da Polestar com a eletrificação.
“Os carros elétricos são o nosso futuro”, afirmou Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “Hoje inicia-se uma nova era de modelos eletrificados da Volvo aprimorados pela Polestar. Essa estratégia está firmemente fundamentada em nossa crença em um futuro elétrico para a indústria automobilística”.
A Polestar Engineered estreia no novo sedã premium S60. Estará disponível exclusivamente no T8 Twin Engine topo de linha, posicionada acima das versões R-Design da marca.
As novas rodas são mais leves e têm um design que exibe as pinças de freio douradas, a nova cor de destaque para os componentes da Polestar Engineered. Os emblemas Polestar, os tubos de escape pretos e os cintos de segurança dourados também identificam os carros Volvo equipados com o novo pacote.
As pinças de freio Brembo são moldadas em uma única peça e otimizadas para rigidez. As pastilhas de freio aumentaram a tolerância ao calor, enquanto o projeto com discos de freio ventilados melhora ainda mais a redução de calor.
A suspensão dianteira e traseira multi-link da Polestar Engineered incorporam amortecedores premium da Öhlins com uma válvula de fluxo duplo que permite o endurecimento das molas e amortecedores, mantendo o conforto. A barra estabilizadora e o design do amortecedor ajustável são compartilhados com o Polestar 1, veículo elétrico de performance da Polestar, que terá sua primeira exibição pública no Festival de Velocidade de Goodwood, em julho, na Inglaterra.
O ajuste fino da unidade de controle do motor T8 Twin Engine aumenta a potência do S60 para 415 hp, com 670 Nm de torque – o motor T8 Twin Engine padrão oferece 400 hp e 640 Nm combinados. As atualizações de software melhoram o consumo de combustível e o desempenho de emissões neutras, além de aprimorar a seleção automática de marchas.
“O novo S60 T8 Polestar Engineered é um carro eletrificado que faz o que você quer”, disse Henrik Green, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars. “Todos os componentes foram ajustados para funcionar em conjunto, oferecendo um carro de desempenho responsivo e excitante”.