FCA premia fornecedores da América Latina
Durante a solenidade, o presidente a FCA para a América Latina, Antonio Filosa, destacou a importância dos fornecedores no novo ciclo de investimentos que a empresa está iniciando na América Latina. “Com o novo plano industrial da FCA globalmente anunciado, teremos 25 lançamentos de novos modelos, renovações de produtos e séries especiais de veículos Fiat, Jeep e Ram na América Latina nos próximos cinco anos. Contamos com vocês”, disse Antonio Filosa aos fornecedores reunidos.
Além de detalhes sobre os investimentos de R$ 14 bilhões nas plantas de Betim (MG) e Goiana (PE), Filosa destacou as transformações promovidas pelo grupo no mundo todo para fortalecer as relações com os fornecedores. “O mercado está cada vez mais desafiador, demandando mais agilidade e capacidade de inovar. Como qualidade para FCA é um fator inegociável, o programa de relacionamento do grupo com os fornecedores, apresentado ano passado, segue como norte”. Trata-se do 4T que tem como pilares as palavras-chave Trust (confiança), Teamwork (trabalho em equipe), Transparency (transparência) e Transformation (transformação).
O diretor global de Compras da FCA, Scott Thiele, apresentou para os 500 participantes um pouco mais sobre a estratégia da FCA no mundo. “É importante que o nosso fornecedor entenda o compromisso que assumimos com nossos investidores globalmente e se sinta parte deste processo. Assim entendem melhor nossas necessidades, de competitividade e qualidade, para investirem conosco no futuro”.
Luis Santamaria, diretor de Compras e Supply Chain da FCA para a América Latina, subiu ao palco para abrir a solenidade e homenagear os fornecedores. Ele fez questão de destacar a boa relação, apontando alguns números e avanços. “Desde o lançamento do 4T Program, foram realizados 53 eventos junto aos fornecedores e 566 propostas SuPER recebidas pelo time do VOP – Value Optimization Product. Também tivemos uma evolução na integração dos processos tecnológicos e sistemas avançados de manufatura WCM, conduzida pela equipe do SIM – Supplier Integration Management, na casa de 49 fornecedores no Brasil e Argentina. Para se ter uma ideia, foram mais de 20 mil horas de treinamento com a participação de 2.241 pessoas”, enfatizou.
Os resultados da integração são percebidos pelo fornecedor Max Davis Forte, presidente da Brose Brasil: “Mesmo no cenário desafiante do último ano, pela proximidade com a empresa e abertura que sempre tivemos com a liderança, conseguimos definir um caminho para seguirmos trabalhando juntos”. A Brose foi premiada na categoria Foundation Principles: Colaboração Proativa.
Abaixo a lista completa de categorias do Suppliers Awards 2018:
1) Supply Chain Management – Elta Transportes;
2) Capex – Balluff;
3) Services – Much More;
4) Mopar – Shell;
5) Body – Gestamp;
6) Raw Materials – PPG;
7) Chassis – Pirelli;
8) Engine Systems – Umicore;
9) Interior – Seoyon;
10) Electrical – Sumidenso;
11) Powertrain – Litens;
12) Innovation – Reply;
13) Sustainability – Basf Tintas;
14) Value Optimization – Denso;
15) Foundational Principles: Colaboração Proativa – Brose;
16) Regional Focus: Breaking Through, Quebrando Paradigmas – Metagal Argentina.