VW do Brasil doa motores e peças automotivas para o SENAI-PR
A cerimônia de entrega da doação foi realizada na unidade do Senai Boqueirão, em Curitiba, e contou com a participação do diretor da fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais, Marcos Ruza, do gerente de RH, Paulo Lukesic, do supervisor de RH, Rafael Diana, e dos representantes do SENAI: a gerente da unidade, Idalina Goslen Pauliv Cunha e o coordenador de educação profissional, Pedro Henrique Garcia Lazzarotto.
“A Volkswagen do Brasil busca estreitar ainda mais a sua parceria com o SENAI, contribuindo com a formação de futuros profissionais a partir do contato com a tecnologia de motores e peças automotivas presentes em nossos veículos”, destacou o diretor da fábrica de São José dos Pinhais, Marcos Ruza.
“Esta parceria sempre rendeu resultados positivos não apenas para a empresa e a instituição, mas principalmente para a comunidade. Tudo isso com o objetivo de capacitar profissionais altamente qualificados para atuar neste setor”, afirmou o gerente de RH da Volkswagen, Paulo Lukesic.
De acordo com a organização do SENAI, os equipamentos disponibilizados pela Volkswagen deverão contribuir com o aprendizado de mais de 3000 alunos por ano no curso de Mecânica Automobilística.
“Com esses equipamentos, alunos e professores podem praticar todos os conceitos básicos e avançados em diversas disciplinas, como testes de injeção eletrônica, combustão interna, composição de peças e ajustes, além de preparação elétrica e eletrônica de som, portas, faróis, entre outros componentes”, afirmou o supervisor de RH da Volkswagen, Rafael Diana.
Dos seis conjuntos propulsores doados ao Senai, dois pertencem aos modelos VW Fox, com motor 1.6 EA111 e 1.0 (3 cilindros) EA211; dois VW Golf, 1.4 e 1.0 TSI e dois Audi A3 com motores 1.4 TFSI EA211 e 2.0 TFSI EA288, além de suspensão dianteira, câmbio, cockpit e portas dos respectivos modelos.
Sobre a Fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais
A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 para a produção do Volkswagen Golf e do Audi A3. É uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen. Desde a sua inauguração, já produziu mais de 2,6 milhões de veículos e atualmente emprega cerca de 2.600 pessoas, produzindo os modelos Fox, Golf, Audi A3 Sedan e Audi Q3.
Com o investimento de R$ 2 bilhões anunciados em abril deste ano, a unidade se prepara para receber o VW T-Cross, o modelo é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil e chegará ao mercado no 1º semestre de 2019.
- Da esquerda, Marcos Ruza (Diretor da Fábrica VW no Paraná), Pedro Henrique Garcia Lazzarotto (coordenador de educação profissional do Senai), Idalina Goslen Pauliv Cunha (gerente de unidade do Senai), Paulo Lukesic (gerente de RH da VW), Ivanor Wolski (analista de RH da VW) e Rafael Diana (Supervisor de RH da VW).
- Da esquerda, Pedro Henrique Garcia Lazzarotto (coordenador de educação profissional do Senai), Ivanor Wolski (analista de RH da VW), Marcos Ruza (Diretor da Fábrica VW no Paraná), Idalina Goslen Pauliv Cunha (gerente de unidade do Senai), Paulo Lukesic (gerente de RH da VW) e Rafael Diana (Supervisor de RH da VW) em evento no Senai.