Senna é a marca do carro mais radical já produzido pela McLaren
Em 2018, o grande destaque é o lançamento do McLaren Senna, o primeiro carro do mundo a levar o nome do piloto que é considerado o melhor de todos os tempos. No dia 8 de maio (terça-feira), a versão GTR foi apresentada em evento para imprensa e convidados em São Paulo.
As impressionantes características do mais radical Ultimate Series produzido pela McLaren Automotive justificam o nome do carro. O esportivo foi desenhado e desenvolvido para ser usado nas vias públicas, mas busca fazer a mais pura conexão entre piloto e carro, assim como em uma competição, entregando a experiência de autódromo mais próxima que qualquer carro de rua produzido pela McLaren jamais conseguiu.
As palavras do próprio Ayrton Senna resumem o conceito: “você se compromete a tal ponto que não há meio-termo. Você dá tudo de si, absolutamente tudo”.
Tudo no carro desafia o impossível e o leva ao limite, em todas as áreas: peso, potência, aerodinâmica (downforce), performance. Com construção ultra-leve e uso intensivo de fibra de carbono, o carro possuiu motor 4.0 biturbo V8 da McLaren com 800 cavalos de potência, sendo o McLaren de rua mais rápido já feito em sua história. Além de fazer 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, o carro faz de 0 a 200 km/h em ainda mais impressionantes 6,8 segundos e tem velocidade máxima de 340 km/h.
A ligação entre Senna e McLaren é profunda, marcada pelos três títulos mundiais que Ayrton conquistou pelo time (1988, 1990 e 1991), e seu legado se renova com o lançamento global do novo McLaren Senna. O McLaren Senna faz parte de novos negócios que estão expandindo o alcance da marca Senna para produtos de performance e lifestyle, mantendo a conexão com seus valores e atributos essenciais.
“Buscamos parcerias com produtos premium, diferenciados, de marcas icônicas e percebidas como as melhores em suas categorias. Atualmente, os produtos com maior identificação com a marca envolvem esportividade e velocidade, mas a associação com outras áreas já está em desenvolvimento”, explica Bianca Senna, diretora responsável pela marca.
A marca já gerou mais de US$1,2 bilhões em valor de vendas desde que foi estabelecida em 1990 e registra alguns dados significativos:
- A intenção de compra aumenta em até 30% se o produto é co-branded com a marca Senna;
- 97% de conhecimento da marca no Brasil, 83% na Inglaterra;
- Forte conhecimento (>75%) em todos os níveis de renda e grupos de idade 25+;
- Marca-ingrediente que reforça atributos-chave nos produtos;
- Forte associação com atributos de qualidade e performance.
Parte da receita obtida com os contratos da marca é destinada ao Instituto Ayrton Senna, que promove a melhoria das políticas públicas de educação voltadas a crianças e jovens do Brasil.