Rally de Erechim não foi como o planejado para os irmãos Zettel
Realizados entre os dias 24 e 27 de maio, o Rally de Erechim teve 164 quilometros de trechos cronometrados e contou pontos para os campeonatos Sulamericano, Brasileiro e Gaúcho de Rally de Velocidade.
O evento trouxe de volta a tradicional largada promocional na Praça da Bandeira, centro da cidade, reunindo mais 20 mil pessoas para ver os carros de 6 nacionalidades. Este ano, buscando mais destaque para todos os competidores, a organização misturou o grid, intercalando os carros da categoria principal com os das demais categorias.
A dupla de Curitiba, Leo Zettel e Fred Zettel, que disputa o campeonato brasileiro de rally com um Peugeot XRC na categoria RC2N – para carros com tração integral, seguiu para a prova confiante e com objetivo de somar pontos. “Nosso resultado na primeira etapa em Estação não foi dos melhores, então precisávamos marcar pontos em Erechim”, conta Leo sobre o acidente sofrido na primeira etapa do Brasileiro.
Na sexta-feira os competidores realizaram um shakedown para fazer os últimos ajustes nos carros e a noite começou a disputa com um Super Prime em uma pista fechada onde os carros largam dois a dois. Uma ótima oportunidade para as equipes, pois reúne um grande público.
Sábado de manhã os irmãos começaram a prova confiantes e marcaram o terceiro tempo na primeira especial. Mas na segunda o carro deixou a dupla na mão. “Pensamos que tinha quebrado o cambio, mas olhando com calma descobrimos que foi a caixa de transferência”, conta Zettel. “Tentamos comprar as peças necessárias para o reparo, mas não tivemos sorte, e fomos forçados a abandonar a prova”, lamenta o piloto.
Sem marcar pontos a situação da equipe Zettel Sport fica complicada no campeonato. A dupla se mantém na quinta colocação, mas distante dos quatro primeiros
Classificação Brasileiro de Rally:
1.º) Milton Pagliosa/Andre Pagliosa, Mitsubishi Lancer EVO X, 32 pontos;
2.º) Paulo Nobre/Gabriel Morales, Mitsubishi Lancer EVO X, 32;
3.º) Alexandre Horn/Gilson Yoshimura, Mitsubishi Lancer EVO X, 23;
4.º) Luiz Facco/Francis Herrero, Peugeot 208 Maxi, 22;
5.º) Leo Zettel/Fred Zettel, Peugeot XRC, com 7 pontos.
A próxima etapa acontece no estado de São Paulo nos dias 21 e 22 de Julho. Para temporada 2018 de rally de velocidade, os irmãos Leo Zettel e Fred Zettel contam com patrocínio da WZ Comm, Militec-1, Industrial Design e apoio da OMP Racing Brasil, S Werner Confecções e Apetrechos.com.br. Mais informações sobre a equipe no site www.zettel.com.br.