Híbridos Volvo fazem transporte de visitantes na Volvo Ocean Race
Patrocinada pela Volvo, a competição é marcada por desafios extremos, com condições climáticas incrivelmente adversas, especialmente na travessia dos oceanos Pacífico e Atlântico Sul. Determinação, coragem e trabalho em equipe são essenciais para o sucesso das tripulações, formadas por navegadores da elite mundial da vela. Nesta edição, o Brasil conta com uma representante de peso: Martine Grael, medalhista de ouro na vela nas olímpiadas Rio 2016, e filha de Torben Grael, velejador brasileiro mais vitorioso de todos os tempos e único campeão do país na regata Volvo (edição 2008/2009 – capitão time Ericsson 4).
Itajaí “abraçou” a regata
É a terceira vez consecutiva que Itajaí sedia a maior competição da vela internacional. “Temos orgulho de ter trazido a Volvo Ocean Race novamente para Itajaí. A cidade é um polo náutico importante e tem se superado a cada edição, com eventos cada vez mais profissionais e bem estruturados. Nesse ano, a expectativa é receber cerca de 400 mil expectadores, o que deve ser, mais uma vez, o público recorde da competição em todo o mundo”, afirma Solange Fusco, Diretora de Comunicação do Grupo Volvo na América Latina.
A passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí beneficia todo o turismo da região. Quem atesta isto é o próprio velejador Torben Grael. “A mudança que a parada da Volvo Ocean Race trouxe à Itajaí é visível. Antes parecia que a cidade estava de costas para o mar. Hoje, com a vinda da regata, é o contrário. Em todos os lugares do mundo, quando falamos de Itajaí, as pessoas têm uma ideia muito positiva daqui. É um motivo de orgulho para todos os envolvidos”, comenta Grael. “Um evento desta magnitude representa ganho enorme em visibilidade e impacto econômico. Itajaí é hoje um polo de atração turística internacional”, comemora o coordenador de operações do Itajaí Stopover, Darlan Martins.
Ônibus Híbridos Volvo fazem fazem transporte gratuito
Para a edição 2018 da Volvo Ocean Race em Itajaí a Volvo, disponibilizou dois ônibus híbridos, que combinam motores elétricos e diesel, para o transporte gratuito de estudantes das escolas públicas, turistas e do púbico em geral para a vila da regata. “Num evento de alta tecnologia como a Volvo Ocean Race não deixaríamos de oferecer o mais avançado ônibus do mundo, para que os vistantes sejam transportados com o que há de mais moderno”, explica Solange Fusco. A operação logística dos veículos acontece em parceria com a empresa Transpiedade de Itajaí.
Tradição e legado
A Volvo Ocean Race está na sua 13ª edição. O evento, que nasceu em 1973 como Whitbread Race, teve seus direitos adquiridos pela Volvo em 1998 e é hoje a maior plataforma de marketing global da marca sueca. Aliando sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, alta tecnologia, trabalho em equipe, organização, desenvolvimento e inovação permanentes, a prova de volta ao mundo representa muito mais que uma simples plataforma de comunicação para a Volvo: é um legado em que a marca acredita e investe.
A atual edição teve início em outubro passado em Alicante (Espanha). Os barcos já fizeram paradas em Lisboa (Portugal), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Hong Kong e Gangzhou (China) e Auckland (Nova Zelândia). Em 22 de abril, os veleiros seguem para Newport (EUA), e posteriormente passam por Cardiff (Reino Unido), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).