Agora é oficial: a Porsche entra na Formula E
Tal como com o bem-sucedido projeto Le Mans Prototype 919 Hybrid, Andreas Seidl estará responsável pelo desenvolvimento técnico e execução do programa Formula E. “As possibilidades e a performance dos automóveis elétricos têm sido temas centrais para a Porsche desde há algum tempo, ” afirmou Seidl “Quanto mais os nossos engenheiros aprofundam o tema, mais fascinantes as soluções se tornam. Não podemos esperar para receber o nosso primeiro veículo elétrico, no início de 2019, e para testar o nosso próprio sistema de propulsão no mesmo. O Gen2 racer, desvendado pela Formula E em Genebra, no início de março, está muito bem executado”.
A Formula E vai fornecer o chassi e a bateria. Todos os componentes do sistema de propulsão serão, contudo, desenvolvidos pelos próprios participantes. Isto permite à Porsche encontrar soluções à medida para tecnologias chave como o motor elétrico, o inversor, o sistema de freios brake-by-wire, a transmissão, o diferencial, o eixo de transmissão, o monobloco e os componentes da suspensão agregados ao eixo traseiro, assim como o sistema de refrigeração e a unidade central eletrônica. A eficiência energética do sistema de propulsão não só representa um papel decisivo na competição ao atrair muitos dos mais reputados construtores automóveis, mas é também fundamental no desenvolvimento de automóveis elétricos para utilização em estrada.
A entrada da Porsche na Formula E, em 2019, vai coincidir com no lançamento no mercado da versão de produção do concept Mission E. Este veículo, o primeiro Porsche totalmente elétrico, será o automóvel mais focado na esportividade e mais avançado tecnologicamente no seu segmento. A Porsche vai investir mais de seis bilhões de Euros na mobilidade elétrica até ao final de 2022.