VW revela o esportivo I.D. R para Pikes Peak
Com tração nas quatro rodas, o modelo combina o papel de embaixador para a esportividade da família I.D. e é também o primeiro passo em uma colaboração mais próxima entre as divisões Volkswagen R e Volkswagen Motorsport.
A Volkswagen planeja oferecer mais de 20 carros totalmente elétricos em 2025. A produção das primeiras unidades da família I.D. está programada para começar no fim de 2019 em Zwickau, Alemanha.
“Queremos estar na vanguarda da eletromobilidade com a Volkswagen e a família I.D.”, explicou o membro do Board da Volkswagen responsável por Desenvolvimento, Dr. Frank Welsch. “Competir na mais famosa prova de subida de montanha do mundo com o I.D. R Pikes Peak não só tem significado simbólico, mas também é um teste valioso para o desenvolvimento de carros elétricos”.
Jürgen Stackmann, membro do Board da VW responsável por Vendas, Marketing e Pós-vendas, acrescentou: “Pikes Peak é sem dúvida a subida de montanha mais icônica do mundo. Para a Volkswagen, representa uma oportunidade fantástica para alavancar o tema da eletromobilidade, tanto emocionalmente como numa perspectiva esportiva, graças ao projeto I.D. R”.
Corrida para as nuvens a 4.300 metros
A subida de montanha de Pikes Peak – também conhecida como “Corrida para as Nuvens” – tem sido realizada desde 1916 no Colorado, nas Montanhas Rochosas (EUA). Com 19,99 km de extensão, parte de 2.800 metros de altitude e atinge 4.300 metros no seu topo. A Volkswagen participou de Pikes Peak em 1987 com um espetacular Golf de dois motores, que entregava potência de 652 cv.
“É a hora de estabelecer nossa marca”, afirma o Diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “O I.D. R Pikes Peak representa um desafio extremamente excitante para nós, para demonstrar o que é possível realizar com um motor elétrico em esporte a motor. Toda a equipe por trás de nosso piloto Romain Dumas está muito motivada para estabelecer um novo recorde para carros elétricos.” O recorde atual para a classe de protótipos elétricos é de 8:57,118 minutos e foi estabelecido em 2016 pelo neozelandês Rhys Millen.