Volvo entre as Melhores em Gestão pela Fundação Nacional da Qualidade
“Somos referência em gestão e inovação. Estamos muito orgulhosos de figurar nesta lista mais uma vez. É a confirmação de que temos um compromisso sólido e permanente para a manutenção da excelência em nossos processos”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. Ele lembra que esse reconhecimento reforça a posição da operação latino-americana da Volvo como empresa de classe mundial, contribuindo para torná-la ainda mais competitiva, beneficiando os clientes com veículos, serviços e atendimento de alta qualidade.
“É mais um marco em nossa história. Reconhecimentos como esse impulsionam ainda mais a organização no permanente trabalho de manter e ampliar a qualidade da gestão”, observa Carlos Ogliari, vice-presidente de Assuntos Corporativos e RH do Grupo Volvo América Latina. Para ele, a premiação é fruto de um empenho diário dos funcionários e dos demais envolvidos e parte da estratégia de negócios da empresa. “A Qualidade está no DNA da marca Volvo e é um dos seus três valores fundamentais, junto com a Segurança e o Respeito ao Meio Ambiente”, complementa o executivo.
Esforço diário
O MEG (Modelo de Excelência em Gestão) da FNQ foi efetivamente adotado e é parte importante do dia a dia da empresa. “O MEG é seguido com ações constantes e firmeza de propósitos”, diz Ogliari. O trabalho começou em 2003, quando a companhia escolheu os critérios da FNQ como parâmetro para sua gestão e implementou uma série de ações nesta área.
Subsidiária de um dos maiores grupos industriais do mundo, a unidade brasileira da marca sueca Volvo já tinha uma prática voltada para a qualidade desde o início de suas operações no Brasil. Em 1987, adotou no país o “Método Juran para qualidade”. Em 1996, tornou-se a primeira unidade fabril da Volvo Trucks em todo o mundo a conquistar a certificação ISO 9001. A certificação ISO 14001 veio em 2000.
“A gestão pela excelência contribui para a inovação de nossos produtos e melhora nosso desempenho em diversas áreas. Além disso, beneficia clientes, toda a cadeia produtiva e todos os públicos relacionados aos nossos negócios”, declara Ivilásio Coelho, gerente de Sistemas de Gestão do Grupo Volvo América Latina, lembrando que a empresa também incentiva seus parceiros a aplicar os fundamentos da excelência.
Pioneira
A Volvo conquistou o PNQ pela primeira vez em 2009, tornando-se a primeira montadora de caminhões a receber esse reconhecimento, e também amealhando o prêmio em 2012, 2015 e 2016. Em 2008, quando se candidatou pela primeira vez, já havia recebido a premiação “Destaque em Processos”.
No Brasil, o Grupo Volvo produz em seu complexo industrial de Curitiba caminhões pesados e semipesados, chassis de ônibus rodoviários e urbanos, motores a diesel, caixas de câmbio eletrônicas e cabines de caminhões. Na fábrica de Pederneiras, em São Paulo, produz carregadeiras, escavadeiras, compactadores de solo e caminhões articulados.