Curitiba ganha Biarticulados Volvo conectados

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Postado 29 de março de 2018 por bisponeto em
A Prefeitura de Curitiba está renovando a frota de ônibus da capital paranaense com 25 biarticulados Volvo. A viagem inaugural aconteceu na quarta-feira (28/3), na nova linha “Ligeirão Santa Cândida – Praça do Japão”, um dos trechos de maior volume de passageiros do BRT (sigla do inglês Bus Rapid Transit – sistema de transporte de grande capacidade em ônibus) da cidade. “Temos uma longa história de participação no BRT de Curitiba. Estamos muito orgulhosos em termos sido escolhidos novamente pelos operadores do sistema da cidade para esta renovação”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

O prefeito Rafael Greca disse que é o início da renovação da frota, que terá um total de 470 novos ônibus até 2020, com financiamento do Fundo de Investimentos de Curitiba. “O início do corredor exclusivo de ônibus foi em 1974, também com a parceria da Volvo, que ajudou na construção da nova rede de transporte urbano de Curitiba e Região, a qual se tornou referência para diversos países do Mundo”, declarou Rafael Greca. “Em apenas um ano recuperamos as finanças da Prefeitura de Curitiba e iniciamos a recuperação do transporte urbano. Essa linha Santa Cândica/Praça do Japão, com 11 km de extensão é apenas a primeira etapa. Vamos fazer a linha Praça do Japão/Capão Raso, a segunda etapa e finalizaremos com a linha Capão Raso/Pinheirinho, na terceira etapa, num total de 32,5 milhões de investimentos até o fim da minha gestão”, completou o Prefeito de Curitiba.

Conectividade embarcada

Os novos ônibus de Curitiba são da última geração de biarticulados Volvo. Com alto grau de conectividade, os veículos trazem o exclusivo recurso de controle de velocidade por região. Por meio de monitoramento remoto e geolocalização, os ônibus são programados à distância pelo operador do sistema, que limita a velocidade em áreas especiais. “É uma tecnologia inédita no Brasil, que aumenta a segurança em áreas próximas a hospitais, escolas, dentro terminais e outros locais com alto fluxo de pedestres”, disse Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

Esta solução inovadora e pioneira na América Latina funciona com uma tecnologia de alto nível, delimitando áreas criadas virtualmente por meio de um sistema desenvolvido pela Volvo. Toda vez que o veículo entrar numa destas áreas, o sistema de conectividade embarcada detecta automaticamente o local exato e fixa a velocidade de acordo com a programação remota. “É uma ação ativa no veículo, limitando a aceleração. Mesmo que o motorista pise no acelerador não conseguirá passar da velocidade limite programada para aquela região”, assegura Vinicius Gaensly, gerente de serviços conectados em ônibus da Volvo. Em Curitiba, a URBS, órgão da prefeitura que faz a gestão do transporte público da cidade, fez a programação de áreas com velocidades diversas, variando de 20km/h (dentro de terminais), 40km/h (área central) e 60km/h (eixos expressos).

“Há muitos anos a Volvo usa a conectividade para monitorar seus ônibus e extrair o máximo potencial e eficiência dos veículos. Mas agora estamos indo além, interagindo remotamente com eles, alterando funções em tempo real, agindo e atualizando ativamente módulos eletrônicos. E este é só o começo de várias novidades que vêm por aí em nosso portfólio de serviços conectados”, lembra André Trombini, diretor de desenvolvimento de negócios da Volvo Buses Latin America. Em todo o mundo, o Grupo Volvo tem mais de 600 mil veículos conectados, entre caminhões, ônibus e equipamentos de construção, tornando-se referência mundial nesta área.

Biarticulados Volvo, evolução constante

Os biarticulados Volvo têm presença destacada no sistema de transporte de Curitiba. O modelo foi inventado pela montadora especialmente para atender uma demanda da cidade, nos anos 90. Desde então, a marca se especializou neste tipo de veículo, conquistando liderança mundial absoluta neste mercado.

Os biarticulados Volvo têm motor central, posicionado abaixo do piso. É a melhor solução para associar alta capacidade de passageiros, conforto acústico e térmico. “Nossos veículos permitem aproveitamento total do espaço interno para transportar mais pessoas. Além disso, com o motor central o motorista não fica exposto diretamente a ruído e calor, que são um problema para veículos com motor grande como os biarticulados. O motor central é uma configuração que só a Volvo tem e que nos permitiu conquistar a confiança de todos os mercados que operam biarticulados”, concluiu Fabiano Todeschini.

Só na América Latina, a frota circulante de biarticulados da marca é de mais de 700 veículos, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bogotá, Cidade da Guatemala e Quito. Com os novos ônibus, Curitiba passa a ter 180 biarticulados Volvo em operação.

Volvo é líder absoluta em BRTs

Com ônibus articulados e biarticulados Volvo o sistema de transporte de Curitiba passou a ser uma referência mundial. Batizado internacionalmente de BRT – Bus Rapid Transit – o modelo serviu de inspiração a muitas outras metrópoles como alternativa viável para a mobilidade urbana, especialmente em países em desenvolvimento. Atualmente, destacam-se na América Latina os BRTs de Bogotá, Cali, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia. Todos operam veículos da marca Volvo, que têm liderança de mercado em BRTs no continente, com mais 50% de participação nas frotas destes sistemas.

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