Renault Experience, do Instituto Renault, vence prêmio Ozires Silva
“O Instituto Renault promoveu uma reformulação completa na edição 2016/2017 do Renault Experience, adotando o modelo de startups. Na primeira edição dentro desse formato, conseguimos um recorde de inscrições, o que mostra que estamos no caminho correto no sentido de mobilizar os jovens de todo o país a empreender e a buscar soluções para a mobilidade do futuro”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.
Após a mudança de formato, o Renault Experience teve inscrição de 440 equipes– contra 239 da edição anterior. Ao todo, mais de 1.500 estudantes de 12 Estados e 83 instituições de ensino participaram do programa.
Ao final, as startups aceleradas foram ParkCare, plataforma que conecta donos de vagas de carros, motos e bicicletas e usuários que precisam estacionar seus veículos; Smart Security, que envia notificações de batidas e arrombamentos de carros para o smartphone do motorista; e OnChange, plataforma que reúne soluções de localização do veículo, mecânico virtual e serviços de manutenção confiáveis e baratos. Mais informações em www.renaultexperience.com.br.
Sobre o Renault Experience
O programa Renault Experience nasceu em 2008 e foi reformulado em 2016, adotando o atual modelo de startups. Com duração total de um ano, contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente totalmente on-line. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado, além de professores da PUC-PR. Saiba mais sobre as etapas:
Ideathon: Trata-se de uma trilha de conhecimento voltada ao empreendedorismo e à geração de ideias. Nesta etapa, os participantes recebem auxílio para exercitar, prototipar e validar as ideias para tornarem-se um negócio. Ao final do Ideathon, um projeto deve ser entregue. Ele será o objeto de avaliação para a próxima fase.
Business Lab: Nessa fase, os selecionados recebem novos conteúdos para transformar sua ideia em um negócio viável, com conteúdo disponível para modelagem do projeto e mentorias especializadas para auxiliar a desenvolver o produto/serviço. As 30 startups da fase Business Lab passam a integrar uma Comunidade Renault de Startups, com benefícios e vantagens para o desenvolvimento do projeto.
Aceleradora Renault: Fase presencial, realizada na Aceleradora Renault, sediada na Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de Startups do Paraná, parceira do Instituto Renault no programa. O local é dedicado e preparado para alavancar o projeto e a criatividade das três equipes finalistas. O produto/serviço é apresentado à direção da Renault do Brasil, além de renomados executivos e especialistas.