Peugeot apresenta o novo Peugeot 3008 Griffe Pack
Com uma oferta completa de inovação, design, tecnologia e sofisticação, o Novo Peugeot 3008 Griffe Pack reforça o posicionamento da Marca no segmento de utilitários esportivos com uma proposta digna do seu incontestável know-how e ilustrativa da sua estratégia de subida de gama. Enfim, com a nova versão do Peugeot 3008, nunca um SUV foi tão longe para encantar todo e qualquer perfil de consumidor no mercado brasileiro.
Esse novo modelo traz um nível de equipamentos superior aos veículos de sua categoria disponíveis no mercado, principalmente em se tratando de segurança e ajuda à condução de última geração, com a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System. Esses itens, inclusive, atendem aos exigentes padrões da EURO NCAP. São eles:
– Active Safety Brake (Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão);
Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo – de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
– Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
– Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos);
– Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
– Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop);
– Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).
Obrigatória nos veículos comercializados nos EUA somente a partir de 2022, a frenagem automática de emergência já estará disponível no Novo SUV Peugeot 3008 Griffe Pack. O Active Safety Brake é equipado por uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que o utilitário esportivo seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre.
Dependendo do risco de colisão prevista pelo sistema e da configuração feita pelo condutor, vários tipos de alerta podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos: o nível 1 são alertas apenas visuais, indicando que o veículo a frente está muito próximo; enquanto o nível 2 são alertas visuais e sonoros, indicando uma colisão iminente. Ambos podem ser configurados de acordo com três níveis definidos: Perto, Normal e Distante e o status é memorizado quando a ignição é desligada.
O Active Safety Brake é acionado quando a velocidade do veículo estiver entre 5 km/h e 140 km/h no momento em que um veículo em movimento é detectado; quando a velocidade do veículo for de no máximo 80 km/h quando um veículo parado for detectado; e quando a velocidade do veículo for de no máximo 60 km/h quando um pedestre for detectado.
Incrível auxílio de condução deixa o 3008 cada vez mais seguro
Essas características oferecidas no Novo SUV Peugeot 3008 Griffe Pack, com um dos melhores auxílios de condução já vistos, tornam ainda mais simples a rotina de conduzir o veículo, aproveitar o tempo a bordo e ainda proporcionar soluções cada vez mais efetivas de segurança.
Além do Active Safety Brake, outro item cuja tecnologia inovadora proporciona maior segurança é o Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego e o Alerta (ativo) de Ultrapassagem Involuntária de Linha. Com uma câmera na parte superior do para-brisas, o sistema reconhece linhas contínuas e descontínuas nas vias e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária. Ou seja: em caso de falta de atenção, na tentativa de desvio da direção, a uma velocidade superior a 60 km/h e estando com as duas mãos ao volante, o Novo Peugeot 3008 Griffe Pack emite um alerta e também corrige a trajetória do veículo para mantê-lo na faixa. Além disso, ele avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego do SUV em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado em questão, assim que um carro, caminhão ou moto for detectado. Mais do que isso, o sistema também “segura” o volante, evitando colisão lateral.
Para avaliar o estado de vigilância do condutor, o Novo Suv Peugeot 3008 Griffe Pack é equipado de série com o Alerta de Tempo de Condução, que deflagra um alerta se detectar que não houve nenhuma pausa ao volante após duas horas a uma velocidade superior a 65 km/h. Essa função é complementada pelo Alerta de Atenção do Condutor: sistema que deflagra um alerta visual e sonoro assim que considerar que o comportamento do condutor denota certo grau de sonolência ou distração. Depois de três alertas de primeiro nível, o sistema aciona um quarto alerta com a mensagem “Faça uma Pausa!”, acompanhada por um alerta sonoro mais profundo.
O Novo Suv Peugeot 3008 Griffe Pack também faz análises dos faróis pelo sistema de Comutação Automática de Faróis Altos e Baixos. Ele alterna automaticamente entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação, e otimiza o tempo de circulação em luz alta.
Para regular a velocidade, o Novo Suv Peugeot 3008 Griffe Pack conta com o reconhecimento de placas de velocidade, que as detecta, as lê e exibe no painel de instrumentos. E é atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis. O Limite de Velocidade Recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.
Para ajustar automaticamente a velocidade do veículo – no valor programado pelo condutor – e a distância em relação ao veículo da frente, o Novo Suv Peugeot 3008 Griffe Pack conta com o Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop. Com ele, o sistema detecta veículos circulando à sua frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade do veículo à velocidade do veículo que o precede.
Com a ajuda do freio motor e do sistema de frenagem (as luzes de freio se acendem nesse caso) é possível manter uma distância constante em três momentos: se o veículo à frente reduzir a velocidade, o sistema também reduz a velocidade do veículo ou até faz com que ele pare completamente; se o veículo à sua frente acelerar ou mudar de pista, o regulador de velocidade acelera gradativamente para retornar à velocidade programada; e se o condutor acionar a seta de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permitirá que ele se aproxime temporariamente do veículo que o precede para facilitar a ultrapassagem, porém sem exceder a velocidade programada.
Essa função está disponível entre 30 km/h e 180 km/h.
Demais equipamentos de segurança
O Novo Suv Peugeot 3008 Griffe Pack é equipado de série com um sistemas de segurança topo de linha. São eles:
– ESP – controle de estabilidade dinâmica;
– ABS – sistema antibloqueio das rodas, que evita o travamento durante as frenagens intensas e permite que o condutor mantenha o controle da trajetória do veículo;
– AFU – auxílio à frenagem de urgência, que transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta;
– REF – repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas;
– 6 airbags: – Airbags adaptativos para o condutor e passageiro dianteiro:
– Airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiro;
– Airbags dianteiros e traseiros para a cabeça tipo cortina.
– Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos, com altura ajustável, pré-tensionadores e limitadores de forçam e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
– Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (x3), com pré-tensionadores e limitadores de força nos lugares laterais e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
– Apoios de cabeça dianteiros otimizados, com altura ajustável;
– Apoios de cabeça traseiros retráteis (x3), com altura ajustável;
– Travamento automático das portas com o carro em movimento;
– Estrutura de carroceria projetada para absorver a maior energia possível dos vários tipos de impacto;
– Alerta de baixa pressão dos pneus (DSG indireto: detecta pressão insuficiente em um dos quatro pneus, sem especificar o qual);
– Fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros);
– GSI (Gear Shift Indicator) ou Indicador de Troca de Marcha;
– Regulador/limitador de velocidade (RVV/LVV) com recomendação de limite de velocidade.