Projeto Berlineta: esportivo com design e performance
O estúdio que será responsável pela parte de chassis, suspensão e design de superfícies possui mais de dez anos de experiência em projetos para as mais importantes montadoras europeias, e agora esta iniciando as atividades com um estúdio em São Paulo. Desenvolvido em software 3D de design e engenharia, todo o carro é projetado utilizando componentes e tecnologia já aplicados em automóveis em série. Assim, um carro de baixa produção, mas se utilizando componentes já aplicados em larga escala estará aliando baixo custo de manutenção e produção com design exclusivo.
O objetivo é entregar estilo ao desempenho dentro do tema onde o carro presta tributo ao Willys Interlagos, o primeiro esportivo brasileiro. Sendo assim existem detalhes inspirados no antigo esportivo, com elementos que ajudam na aerodinâmica e na experiência de pilotagem. A proposta é para quem busca um carro de competição e track day com a melhor relação custo x beneficio associado à dinâmica de uma carroceria e chassi voltado inteiramente para esportividade.
O design permite painéis leves e resistente que irão contribuir no desempenho, ajudando a baixar o centro de gravidade e proporcionando ótima relação peso x potencia. Seu capô dianteiro foi projetado para abertura para refrigeração de radiador e freios. Na parte traseira, as aberturas são divididas em peças que facilitam manutenção parcial ou total do powertrain, além de possuir uma grande área para saída de ar quente do cofre do motor.
Especificações técnica
O Projeto Berlineta possui dimensões compactas para melhor aerodinâmica e dirigibilidade. Seu baixo peso aliado ao equilíbrio do chassi e posicionamento do motor faz do modelo um legitimo carro de competição. O design da sua carroceria e chassis possibilita a montagem de diversos tipos de motorização e câmbio.
Chassis: Tubular em Aço – Padrão para homologação;
Carroceria: Fibra de vidro/Componentes em fibra de carbono;
Motorização: Central-traseiro/Tração Traseira;
Peso estimado: 850 Kg.
Produto e fabricação
Detalhamento e refinamento de design da carroceria e componentes, bem como cálculos estruturais do chassi e suspensão ficarão a cargo da MICLA do Brasil, Alemanha e Itália. Escopo tem como princípio otimizar o processo fabril, assim o carro será fabricado e montado em empresas com know-how que já produzem outros tipos de carros de competições.
Buscamos dessa forma viabilizar custos de produção para oferecer um produto competitivo para mercado interno e externo.Próxima etapa é apresentar para possíveis interessados no Brasil e Europa para produção e comercialização do lote inicial em 2019.