Novo Nissan LEAF começa a ser produzido na Europa
O modelo, projetado com a visão de Mobilidade Inteligente da Nissan e que já ganhou prêmios internacionais de tecnologia e inovação, foi reinventado para oferecer maior autonomia em quilômetros. A segunda geração do Nissan LEAF incorpora ainda um design dinâmico, tecnologia avançada de direção inteligente e conectividade aprimorada.
“A Nissan liderou a introdução dos veículos elétricos na Europa em 2011, e a cada ano foi ficando claro que mais e mais consumidores compartilham a nossa visão sobre o futuro da direção”, disse Kevin Fitzpatrick, vice-presidente de Produção da Nissan Europa. “Nós estamos muito entusiasmados com o início da produção em Sunderland e com a introdução do novo Nissan LEAF no mercado europeu em fevereiro”.
O novo Nissan LEAF oferece autonomia de 378 km (sujeito ao processo de homologação final) com uma única carga, o que permite que os motoristas percorram distâncias maiores ao longo da ampla rede europeia CHAdeMO de recarga rápida para veículos elétricos.
A tecnologia de ponta do novo Nissan LEAF inclui:
– O novo e-Pedal, que permite que os motoristas arranquem, acelerem, freiem e parem o carro aumentando ou reduzindo a pressão no acelerador, o que oferece mais controle e reduz o estresse de dirigir. O e-Pedal pode parar o carro inclusive em declives e está disponível em todas as versões;
– O sistema avançado de direção inteligente ProPILOT, que controla automaticamente a distância do carro da frente e ajuda o motorista a manter o LEAF no centro da sua faixa. Essas funções podem melhorar substancialmente a experiência de dirigir tanto em vias com tráfego pesado como fluindo bem;
– A tecnologia ProPILOT Park permite estacionar o novo LEAF apertando um botão. Este recurso completo de estacionamento automático combina tecnologia avançada de processamento de imagem usando quatro câmeras de alta resolução e informações de 12 sensores de ultrassom em torno do carro para orientar o veículo espacialmente.
A primeira geração do Nissan LEAF começou a ser produzida no Reino Unido em 2013 para o mercado europeu. Na Europa já foram vendidas mais de 85.000 unidades desde 2011, quando os primeiros carros LEAF começaram a chegar da planta de Oppama, no Japão. Depois de um investimento inicial de 420 milhões de euros, o lançamento do novo Nissan LEAF exigiu um novo investimento de 36 milhões de euros na planta de Sunderland, gerando mais de 2.000 empregos na Nissan e na rede de fornecedores no Reino Unido.
A produção se segue à conquista pelo novo LEAF do grande prêmio à inovação da CES (Consumer Electronics Show) na cerimônia anual, realizada em Nova York pela Consumer Technology Association. O LEAF ganhou os seguintes prêmios:
– Prêmio CES de Melhor Inovação para Veículos Inteligentes e Tecnologia de Direção Autônoma;
– Homenagem da CES à Tecnologia para um Mundo Melhor.
Além do novo LEAF, a planta da Nissan em Sunderland também produz o Qashqai e o Juke, líderes de mercado no segmento de crossovers, e os modelos Infiniti Q30 e QX30. No ano passado, a planta comemorou seus 30 anos e este ano produziu 9 milhões de unidades, consolidando a sua posição como a maior indústria de carros do Reino Unido de todos os tempos.