Pré-vendas do novo Jaguar E-Pace começaram ontem em todo o Brasil
O E-PACE chega para ocupar um segmento em que a Jaguar não atuava até então: o de SUVs compactos. Com proposta totalmente esportiva, o modelo chega ao mercado brasileiro em quatro diferentes versões amplamente configuráveis: E-PACE 249 cv R$ 222.300; E-PACE R-Dynamic S 249 cv R$ 246.750; E-PACE First Edition 249 cv R$ 275.900; e E-PACE R-Dynamic SE 300 cv R$ 278.080. São duas opções de motores Ingenium de 249 cv disponível para as versões base, R-Dynamic S e First Edition, essa última limitada a 45 unidades. Já a versão R-Dynamic SE chega com motor Ingenium configurado para desenvolver 300 cv de potência, suficientes para levar o veículo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 6,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 243 km/h.
Todas as versões são acompanhadas pelo sistema de transmissão ZF de nove velocidades que alia comportamento esportivo com economia de combustível. Seu design exterior é inspirado no superesportivo F-TYPE, especialmente pela grade frontal, por suas proporções marcantes e suas saliências curtas, que dão ao modelo uma aparência arrojada que remete constantemente a um aspecto ágil e dinâmico. O DNA esportivo da Jaguar também é evidente nas linhas do teto e das janelas laterais.
Amplamente personalizável, o modelo chega ao Brasil com 10 opções de cores de carroceria.
Conectado, inteligente, ágil, prático
O Jaguar E-PACE é um veículo que tem na tecnologia e na inteligência suas mais marcantes características. Para se ter uma ideia de sua tecnologia embarcada, o modelo traz como item de série uma tela de 10 polegadas sensível ao toque, capaz de conectar os clientes aos seus aplicativos favoritos, incluindo o Spotify. Toda a cabine do modelo oferece conectividade à altura das necessidades de uma família moderna. O modelo oferece até quatro pontos de carga de 12 volts e cinco saídas USB.
O espaço interior do Jaguar E-PACE é excepcional para um SUV compacto. O modelo tem capacidade para transportar até cinco adultos com bastante conforto e espaço para as pernas. O amplo espaço do porta-malas, de 577 litros, que comporta sem dificuldades carrinhos de bebê, malas de grande porte ou mesmo conjuntos de tacos de golfe, tornou-se possível graças a um totalmente compacto sistema de suspensão traseira Integral Link.
Máxima esportividade ao volante
Dirigir o Jaguar E-PACE é uma experiência extremamente esportiva. O modelo foi desenvolvido de forma a oferecer ao motorista extremo prazer de condução, em linha com o DNA de performance da Jaguar. O modelo conta com sistemas como o Configurable Dynamics, que oferece ao motorista total controle por meio de configurações individuais de aceleração, trocas de marcha e respostas aos comandos de direção. Quando equipado com o sistema Adaptive Dynamics ― disponível de acordo com a versão ―, diversos sensores monitoram de forma constante o comportamento do veículo, cruzando informações importantes, como velocidade, movimentos da carroceria e das rodas, especialmente em situação de curva, comportamento da suspensão e, com isso, configuram automaticamente os amortecedores e o sistema de suspensão como um todo, de forma a melhorar a performance e a agilidade, dando total controle ao motorista em todas as condições.
Active Driveline
O modelo é o primeiro da Jaguar a ser equipado com o sistema Active Driveline, aliado à tração nas quatro rodas. A tecnologia Active Driveline proporciona níveis de tração, estabilidade e controle ainda maiores em situações difíceis. Ao mesmo tempo que o sistema é capaz de funcionar apenas com a tração traseira em condições de velocidade de cruzeiro, o que mantém seu apelo esportivo, o Active Driveline aciona automaticamente, em 300 milissegundos, a tração nas quatro rodas, quando as condições exigirem o modo AWD. Isso ocorre quando as duas embreagens traseiras são totalmente bloqueadas para oferecer o mesmo efeito que o tradicional bloqueio traseiro do diferencial: maximizar a estabilidade do carro.
A Linha de Transmissão Ativa também otimiza a tração e a agilidade, proporcionando as características de manuseio da tração traseira, permitindo que até 100% do torque do eixo traseiro sejam distribuídos para alguma das rodas traseiras, conforme a aderência disponível. Controladas hidraulicamente, as embreagens multidiscos banhadas a óleo atuam sobre ambos os eixos de transmissão traseiros. As embreagens são controladas de forma independente e fornecem o torque ideal a cada roda traseira.
Tecnologia e segurança
O E-PACE também oferece as mais avançadas tecnologias de segurança e auxílio ao motorista. Uma câmera estéreo, por exemplo, é o acessório principal do avançado sistema de frenagem autônoma de emergência, que também conta com detecção de pedestres e ainda atua em sistemas como o Lane Keep Assist, que mantém o veículo trafegando na mesma faixa de rolamento.
A mesma câmera estéreo também atua em conjunto com o sistema de direção elétrica presente no modelo e com os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, para criar o sistema de aviso de veículos no ponto cego do motorista, o que evita colisões durante trocas de faixa. O novo sistema de detecção de trânsito lento adiante – Forward Trafic Detection – também avisa o motorista, caso haja trânsito parado à sua frente, o que garante a segurança, principalmente em situações de curva e baixa visibilidade. Como item de série, o modelo tem sistemas de auxílio a manobras de estacionamento, dispostos tanto na parte dianteira quanto na traseira.
O Jaguar E-PACE também é o primeiro veículo da marca britânica a ser equipado com a mais recente geração do sistema Head-Up Display, que permite a projeção a laser no para-brisa de 66% mais informações em comparação com a geração anterior, com a utilização de cores vivas, extremamente visuais, de fácil leitura. O sistema permitiu a inclusão da projeção de informações essenciais ao motorista, como limite de velocidade e direções de navegação, a todo momento, além de alertas de segurança e sobre o sistema de entretenimento, tudo sem a necessidade de o motorista desviar seus olhos da estrada. O E-PACE traz como item de série em todas as versões um painel de instrumentos de 12,3 polegadas totalmente digital. Além disso, como opcional, os clientes podem optar por equipar seu veículo com uma das versões do sistema de som Meridian de última geração.
O modelo também pode ser equipado com o sistema de chave inteligente Activity Key. A tecnologia, já presente no F-PACE e em alguns modelos da Land Rover, traz uma pulseira totalmente à prova d’água e de choques que permite que o veículo seja totalmente trancado com a chave dentro, situação ideal para quem aprecia esportes ao ar livre, como surfe, corrida de rua, trilha e bicicleta, mas não quer carregar a chave do veículo consigo.
A pulseira faz a função da chave e, mesmo que o veículo seja violado, tendo, por exemplo, os vidros quebrados, somente a pulseira pode destravá-lo. O chassi super-resistente do E-PACE dá ao veículo uma capacidade de reboque de até 1.800 kg, ideal para aqueles que transportam carretinhas carregando os mais variados objetos, desde animais de grande porte até pequenos barcos.