Jair e Duda Bana superam dificuldades e vencem as 500 Milhas Londrina

0
Posted 26 de novembro de 2017 by bisponeto in
Depois de superar vários problemas de corrida, a dupla curitibana formada por pai e filho, Jair e Duda Bana (Pirelli/Bana Pneus) venceram no sábado (25/11), a 26.ª edição das “500 Milhas de Londrina 2017, tradicional prova do automobilismo paranaense, realizada no Autódromo Ayrton Senna, no Norte do Paraná. Jair e Duda Bana conquistaram a pole position na sexta-feira (24/11), com o tempo de 1min12s204, no treino classificatório diurno superando o tempo da Ferrari F430 GT3 da equipe de Fábio Greco, Renato Cattalini e Guilherme Salas, que fez 1min12s713, no treino diurno. A Equipe G-Stage, que prepara o Predador, trabalhou muito nessa prova, superando uma pane elétrica, a quebra da suspensão traseira e um pneu furado, para chegar à vitória. A prova contou com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Duda Bana foi para a largada da prova, às 16 horas, onde manteve a liderança na primeira volta, seguido de perto por Renato Cattalini (Ferrari) no início da corrida. Da quinta volta em diante Duda Bana passou a abrir vantagem para os demais adversários. Na 43.ª volta, Duda foi para os boxes para um reabastecimento rápido, voltando ainda na frente, pois com uma hora de prova tinha uma volta de vantagem para o segundo colocado. O Predador andava sempre de 6 a 10 segundos mais rápido que os demais a partir da 60.ª voltas. Na 89.ª volta, Jair Bana assumiu o comando do Predador, depois da troca de piloto e reabastecimento. Com 115 voltas começou a chover em Londrina e Jair Bana teve problemas na parte elétrica do carro com 119 voltas, perdendo duas voltas nos boxes, mas retornando ainda na liderança. O problema mais grave aconteceu na 126.ª volta, com a quebra do suporte do amortecedor, na suspensão traseira do Predador e a equipe perdeu 6 voltas nos boxes para soldar, caindo para a terceira posição.

Jair Bana (Pirelli/Bana Pneus) voltou para a pista na 133.ª volta, em terceiro lugar e passou andar forte, tirando a diferença para o segundo colocado volta a volta, até assumir o segundo lugar na 149.ª volta. Com 164 voltas Duda Bana assumiu novamente o volante do Predador, passando a acelerar forte para tirar a desvantagem de quatro voltas para o líder. Fez uma parada rápida na volta 196, para o reabastecimento, aproveitando a entrada do Safety Car. Duda Bana assumiu a liderança da prova na 211.ª volta e passou a abrir vantagem para o segundo colocado, cerca de 5 segundos por volta. Na 234.ª volta, o Predador aproveitou novamente a entrada do Safety Car para fazer um rápido reabastecimento. Porém, na 239.ª volta, mais um susto para a equipe, quando Duda parou nos boxes com o pneu traseiro esquerdo furado, que foi trocado rapidamente e voltando à pista ainda na liderança. Daí em diante, Duda Bana acelerou forte novamente o Predador e abriu vantagem até receber a bandeira quadriculada da vitória.

“Foi uma vitória suada, com várias superações de todos na equipe, além dos pilotos na pista, que com o Predador bem acertado conseguíamos manter um ritmo forte de corrida, mais rápido que os demais carros na prova. Lideramos todos os treinos livres que participamos, os treinos classificatórios (diurno e noturno) e o warm up, e acredito que não seria justo para nós outro resultado senão a vitória, que nos escapou nas duas edições anteriores, com um acidente em 2015 e uma quebra em 2016”, declarou Jair Bana. “Esse ano, decidimos disputar as 500 Milhas de Londrina de forma diferente. Fazíamos os treinos o tempo necessário para acertar algo no carro e marcar tempo rápido. Depois íamos para os boxes poupar o Predador, que nós sabemos que é muito rápido. Todos na equipe estão de parabéns, pelo empenho e dedicação nos momentos difíceis, trabalhando rápido durante a pane elétrica e perfeitos na solda da suspensão traseira, nos dando condições de chegar à vitória. Agora é só comemorar”, concluiu Duda Bana.

Resultado Final

Confira o resultado final da 26.ª edição das 500 Milhas de Londrina: 1.°) Jair Bana/Duda Bana (Grupo I), 263 voltas em 6h36min55s381; 2.°) Sérgio Pistili/Valter Pinheiro (Grupo III), a 2 voltas; 3.°) Ney Faustini/Edras Soares/Ney Sá Faustini (Grupo I), a 9 voltas; 4.º) Mallaco Man/Cláudio Antunes (Grupos II e III), a 20 voltas; 5.º) Ricardo Furquim/Beto Borguesi/Valter Penques (Grupos I e III), a 20 voltas; 6.º) Mário Marcondes/Luciano Borghesi/Cláudio Ramos (Grupos I e III), a 22 voltas; 7.º) Beto Richa/Eduar Mehry Neto/Caco Almeida/Marcelo Karan (Grupos I e IV), a 23 voltas; 8.°) Bley Jr/Aloysio Moreira (Grupos II e III), a 23 voltas; 9.º) Algacir Sermann/Rodrigo Tassi (Grupo VI), a 32 voltas; 10.º) Sérgio Martinez/Luc Monteiro/João Tinoco (Grupo III), a 39 voltas; 11.º) Cignetti Alejandro/João Vilela (Grupo III), a 40 voltas; 12.º) Fábio Greco/Renato Cattalini/Guilherme Salas (Grupo I), a 49 voltas; 13.º) Luiz Crestani/Cláudio Ricci/Beto Borghesi (Grupo II), a 61 voltas; 14.°) Luiz Abbade/Roberto Dal Pont (Grupos II e III), a 67 voltas; 15.º) Paulo Ferter/Luiz Yoshi (Grupo III), a 90 voltas; 16.º) Valmor Emílio/Toninho Espolador (Grupo VI), a 96 voltas; 17.º) Robby Peres/José Cordova/Marcelo Karan (Grupo I), a 114 voltas; 18.º) César Ferro/Marcelo Rampozzo (Grupo VII), a 123 voltas; 19.º) Diego Pardo/Ademir Pardo/André Pardo (Grupo V), a 143 voltas; 20.°) João Weiller/José Ademir (Grupos IV e V), a 147 voltas; 21.°) Leandro Totti/Gabriela Totti/Maicon Tumiate (Grupo II), a 170 voltas; 22.°) Cláudio Ricci/Paulo Totaro/Mário Marcondes (Grupos I e IV), a 188 voltas; e em 23.º) Roberto Baú/Alex Morais (Grupo V), a 236 voltas. A 27.ª edição das 500 Milhas de Londrina está marcada para os dias 22, 23 e 24 de novembro de 2018. (Fotos: Monica Godoy).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)