Toyota apresenta novos carros-conceito e reforça slogan “Start Your Impossible”
Para cumprir com este seu desafio de oferecer mobilidade para todos, a Toyota vem encontrando inspiração nos atletas olímpicos e paralímpicos, que todos os dias se dispõem a atingir seu “próprio impossível”. De acordo com Leroy, a Toyota enxerga a rapidez com que a indústria e as novas tecnologias estão evoluindo como uma oportunidade de transformação neste sentido, uma vez que a paixão pela mobilidade vai além dos carros. Os novos conceitos que a Toyota exibe durante o Salão de Tóquio ressaltam atributos para a mobilidade do futuro baseados em:
- Fun-to-drive;
- Tecnologia de Inteligência Artificial e conectividade com Big Data;
- Tecnologia de condução autônoma em dois modos: com carros inteligentes o suficiente para lidar com todas as tarefas de condução e com carros que combinam habilidades humanas e de máquinas para tornar a condução mais segura e manter a sensação de liberdade de condução à medida que a tecnologia do veículo funciona em segundo plano priorizando a segurança;
- E eletrificação – sem abrir mão do firme compromisso de tornar possível uma sociedade do hidrogênio.
Eletrificação
Didier Leroy, em sua apresentação durante a coletiva de imprensa, deu mais detalhes sobre o posicionamento da Toyota frente ao tema eletrificação a partir do Prius, o primeiro carro eletrificado produzido em massa e que neste ano completa 20 anos de existência. “Hoje, a Toyota já vende 37 carros eletrificados em mais de 90 países, com cerca de 1,5 milhão de unidades vendidas anualmente. Na verdade, se considerarmos todo o mercado global de “veículos eletrificados”, a participação de mercado da Toyota é de 43%”, declarou.
Com mais de 11 milhões de carros eletrificados vendidos nos últimos 20 anos, a Toyota desenvolveu e melhorou muitos componentes eletrificados, incluindo motores, inversores, software de controle elétrico e baterias. E essa experiência coloca a Toyota em uma boa posição para o próximo passo, que são os puramente elétricos.
A Toyota acredita que os elétricos serão certamente uma das soluções-chave em um futuro próximo. Por essa razão, a empresa possui parcerias com a Mazda e a Denso para o desenvolvimento de arquitetura EV, visando a produção em massa. Da mesma forma, a Toyota investe em pesquisas de baterias avançadas há muito tempo, e acredita que a tecnologia de baterias em estado sólido tem potencial de melhorar drasticamente a autonomia. O executivo destacou, no entanto, que a Toyota não está se afastando das células de combustível, mencionando os novos conceitos Full Cell que serão exibidos no Salão e que demonstram o firme compromisso da empresa na concretização de uma sociedade do hidrogênio.
Veja abaixo as principais novidades que a Toyota exibe em seu estande:
Sora
O Sora é um novo ônibus que une a tecnologia de célula de combustível à de motores elétricos da Toyota. A proposta é que ele funcione para o mundo e para as pessoas, sendo ambientalmente amigável e contribuindo para as comunidades além de seu papel como serviço de mobilidade. O ônibus, que será produzido em massa, tem importante representatividade no Desafio Ambiental Global 2050, lançado pela Toyota em 2015. Neste desafio, uma das metas estabelecidas pela companhia é a redução de 90% das emissões de CO2 originadas a partir de seus veículos novos até 2050.
A concepção do nome Sora representa o ciclo da água na Terra com as iniciais de “Sky”, “Ocean”, “River” e “Air”. O desenvolvimento do conceito foi guiado por duas ideias principais: aumentar o conforto dos passageiros que utilizam este tipo de transporte e fazer o melhor uso das características da unidade de célula de combustível por meio da adoção do Toyota Fuel Cell System (TFCS), desenvolvido e aplicado pioneiramente para o Mirai, para oferecer um desempenho ambiental superior sem emissões de CO2 ou outras substâncias perigosas ao meio ambiente.
Equipado com um sistema de alimentação externa de alta capacidade, o Sora possui elevada potência e grande capacidade de fornecimento de eletricidade (9 kW de potência máxima e fornecimento de eletricidade de 235 kWh) e pode ser usado como fonte de energia em casos de emergência, como após desastres, por exemplo.
A Toyota também priorizou design e itens de segurança no desenvolvimento do Sora, como controle de frenagem e aproximação das paradas, um sistema inédito no Japão, que detecta o alinhamento da via possibilitando que o ônibus pare a uma distância ideal da guia. A Toyota planeja iniciar as vendas de um modelo comercial baseado no conceito SORA já em 2018. A expectativa é introduzir mais de 100 ônibus, principalmente na área metropolitana de Tóquio, tendo em vista os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020.
Fine-Comfort Ride
O conceito Fine-Comfort Ride demonstra novas possibilidades para veículos movidos à célula de combustível com interior espaçoso desenvolvido para total conforto dos passageiros. O modelo emite zero CO2 e demais substâncias nocivas ao meio ambiente. As principais características do Fine-Comfort Ride são as seguintes:
Exterior
- Cabine esculpida em forma de diamante um pouco mais estreita na parte de trás e mais ampla em todas as dimensões a partir da frente para o centro do veículo, maximizando o espaço dos bancos da segunda fileira e melhorando a performance aerodinâmica.
- O modelo adota um motor na roda, posiciona as rodas nos cantos do veículo e utiliza uma tampa inferior, atingindo assim uma alta estabilidade e silêncio de funcionamento adequados.
Interior
- Ao adotar o conceito de envolver os ocupantes em conforto, o conceito incorpora mobilidade futura além de um veículo meramente destinado a passeio.
- A função “Agente” e a tela sensível ao toque estão dispostas em torno dos assentos do motorista e passageiros.
- Os assentos permitem um ajuste flexível de acordo com a postura, e os monitores permitem que os ocupantes acessem livremente informações. O layout do assento também pode ser ajustado de forma flexível, de modo a privilegiar a comunicação entre os ocupantes.
Célula de combustível
O Fine-Comfort Ride faz uso total da grande quantidade de eletricidade fornecida pelo hidrogênio como fonte de energia. O interior apresenta uma gama completa de equipamentos, e o carro pode atingir uma autonomia de aproximadamente 1.000 km (de acordo com medições e testes locais), levando apenas cerca de três minutos para ser reabastecido.
Concept-i
O Toyota Concept-i incorpora a visão do futuro da mobilidade com inteligência artificial (IA). Deste modo, os carros terão compreensão total sobre o comportamento do motorista e farão uma conexão sinérgica ainda mais eficiente entre homem e automóvel. Além do modelo Concept-i de quatro rodas, exibido no International Consumer Electronics Show (CES) 2017, realizado em janeiro deste ano, um pequeno veículo de mobilidade universal e um veículo de mobilidade para áreas de pedestres foram adicionados à série. Durante o Salão de Tóquio 2017, estes veículos serão exibidos com o tema “Let´s move the world from here. Beyond the Motor”.
A série Concept-i tem o objetivo de se tornar o “carro amado” da nova era, orientada pelo conceito de “mais do que uma máquina, um parceiro”, tornando-se insubstituível ao seu proprietário. A tecnologia central do Concept-i é regida para compreender pessoas, por aplicar IA para reconhecer emoções e estimar as preferências do motorista. A tecnologia que entende as pessoas e o sistema de condução automatizada combinam-se a fim de guiar o motorista com segurança e fornecer tranquilidade. A união destes avançados sistemas tornará possível realizar uma leitura dos sentimentos do piloto de forma antecipada, levando a novas experiências de direção. A Toyota planeja colocar o Concept-i na estrada por volta de 2020 e conduzir testes com algumas das funções conceito do carro desta mostra no Japão.
Outros dois modelos acompanham o portfólio de soluções da série Concept-i:
Concept-i RIDE: pequeno veículo de mobilidade com ênfase no conceito de “mobilidade urbana simples”. Ele possui portas tipo asas de gaivota, assento deslizante universal e joystick, com operação simples para usuários de cadeiras de rodas. Como seu foco de uso são para cadeirantes, ele possui um sistema inteligente e fácil de carregar e descarregar a cadeira de rodas, que facilita a vida dos usuários. O layout do assento e as funções de condução automatizadas tornam a direção mais segura. Esta versão é ideal para uso com serviços de compartilhamento.
Concept-i WALK: de tamanho compacto, perfeito para áreas de pedestres e função de condução automatizada, este veículo de mobilidade pode aumentar a faixa de movimentação com segurança e tranquilidade. Três rodas, mecanismo variável de distância entre os eixos e baixa altura em relação ao solo facilitam o uso para que o usuário se sinta mais confortável e adaptado. Seu uso abrange serviços de compartilhamento em pontos turísticos, por exemplo.
GR HV SPORTS
O conceito GR HV Sports foi inspirado tanto no modelo de competição TOYOTA GAZOO Racing´s TS050, carro híbrido de corrida que compete no World Endurance Championship (WEC), quanto nos históricos modelos esportivos da marca.
Com teto targa e sistema conversível similar ao utilizado no lendário Sports 800 e no Supra, o GR HV Sports é alimentado pelo sistema THS-R (Toyota Hybrid System-Racing).
Design: O protótipo incorpora elementos e funcionalidades tal qual um genuíno carro esportivo. Os faróis em LED, rodas de alumínio e um difusor traseiro remetem ao TS050 Hybrid, enquanto a cor preta fosca expressa poder e agressividade.
Interior: O cluster central possui a opção de seleção de transmissão manual ou automática, ressaltando o ambiente de um carro de corrida, enquanto o botão de ignição está localizado estrategicamente na alavanca de câmbio.
Prazer ao conduzir: A Toyota buscou aliar o desempenho de um carro esportivo com a sensação de liberdade proporcionada pelo teto targa. O prazer de condução também foi levado em consideração com a possibilidade de alternar o modo de transmissão entre manual e automática.
A bateria híbrida é instalada no assoalho do veículo, otimizando a distribuição de peso e contribuindo para um melhor desempenho como carro esportivo.
Crown Concept: O Crown Concept é um veículo desenvolvido para reunir desempenho de condução e tecnologias conectadas. O modelo alia a tradição histórica da geração Crown, fabricado em 1955, com ampla inovação inspirada no futuro da mobilidade.
As principais características do Crown Concept são:
- Inovador desempenho de condução motivado pela busca constante da Toyota por uma “direção mais divertida”: primando por oferecer aos clientes prazer em dirigir ao passo que busca idealizar o conceito de mobilidade futura, a Toyota redesenhou seus carros a partir do ponto zero. A iniciativa introduzida no projeto do novo Crown Concept inclui adaptação para a nova plataforma TNGA (Nova Arquitetura Global da Toyota), além de testes em Nürburgring, Alemanha.
- Busca pela evolução com foco na inovação pela tecnologia de conexão como serviço: A Toyota espera fornecer novos valores baseados na utilização do big data. O Crown Concept terá Módulos de Comunicação de Dados (DCM) como equipamento padrão no modelo comercial. No futuro próximo, a Toyota espera dispor em cada um de seus veículos DCMs instalados como item de série.
- De “segurança oferecida por um carro” para “segurança padronizada por uma cidade inteira”: as tecnologias de segurança avançada da Toyota não incluem apenas freios automáticos, mas, também, o ITS Connect, um serviço de tecnologia conectada capaz de manter toda a sociedade segura, uma vez que compartilha informações de trânsito e de veículos.
- Big data como meio para aprimoramento do estilo de condução: ao utilizar a plataforma de serviços de mobilidade, a Toyota visa contribuir para resolver problemas sociais, como engarrafamentos em cidades, ao utilizar dados cada vez mais críticos sobre congestionamentos. Soma-se a isso o esforço da Toyota em diagnosticar veículos de forma remota, ao coletar dados de DCMs e, assim, prevenir possíveis problemas no veículo e a necessidade de manutenção.
Tj CRUISER
O Tj CRUISER marca o nascimento de um novo gênero inspirado na fusão entre van e SUV, pronto para conceder ainda mais modernidade a motoristas com estilo de vida ativo. O conceito representa o equilíbrio harmonioso entre o espaço de uma van de carga e o design poderoso de um SUV. Ideal para motoristas que misturam trabalho e diversão, Tj CRUISER é o mais novo símbolo de pioneirismo da Toyota.
O “T” significa “Toolbox” (caixa de ferramentas), em referência à funcionalidade do veículo. A letra “j” vem da palavra “joy” (alegria), pois entrega toda conveniência de direção em quaisquer condições. O nome “CRUISER”, utilizado tradicionalmente para a linha de SUVs da Toyota, é atribuído ao Tj CRUISER para indicar sua potência. No interior, o assento do passageiro pode ser totalmente reclinado até a posição horizontal. Além disso, o crossover pode transportar facilmente equipamentos ao ar livre e também guardar itens grandes como pranchas de surfe e bicicletas.
Design
- De formato quadrangular, similar ao de uma van, a cabine entrega alta conveniência. A resistência da suspensão é obtida pelos pneus robustos, como de um SUV, e eleva a dianteira do modelo.
- O capô, o teto e os para-lamas são compostos de materiais (com revestimento especial) resistentes a arranhões e sujeira.
Espaço interno
- Os assentos dianteiros e traseiros podem ser reclinados completamente para a posição horizontal. O mecanismo foi pensado para conceder ainda mais espaço para armazenar itens grandes de até três metros de comprimento.
- Encostos dos assentos e pisos de carga possuem diversos pontos de fixação para facilitar a ancoragem de itens, tanto de pequeno até grande porte. Além disso, a ampla abertura da porta traseira facilita a carga e descarga desses itens.
- A almofada do assento do passageiro próximo ao do motorista pode ser virada para frente. Desta forma, cria-se um espaço dedicado para guardar mantimentos ou compras.
- A ampla abertura das portas deslizantes permite carga e descarga de objetos grandes pelas laterais, assim como facilitam a entrada e saída de passageiros.
Outras características
- Possível utilização da próxima geração da plataforma TNGA;
- A unidade funcionará com um motor 2.0L e sistema híbrido;
- Tração nas quatro rodas.
Lançamento nova geração Century
Em sua terceira geração, o sedã de luxo da Toyota continua com a tradição de qualidade superior monozukuri (produção abrangente) e adiciona ótimo desempenho ambiental e design focado no conforto dos passageiros. O desenho interior e exterior tornou o Century ainda mais elegante, seguindo a linha de sua herança. Além disso, o novo Century possui equipamentos avançados e comodidade superior entre limusines de luxo.
O Century é alimentado por um sistema híbrido V8 de 5 litros, entregando eficiência notável no consumo de combustível. A distância entre eixos foi prolongada e a diferença de altura entre a soleira e o piso foi reduzida. O Century teve, ainda, aumento de altura das portas, para dar ao passageiro uma experiência mais confortável. No design, a elegância dá o tom: as linhas traçam um tradicional desenho japonês, acompanhada de grade e acabamento em preto, para combinar com as traseiras.
Já na parte interna, o teto está mais elevado e vem com revestimento em tecido exclusivo. Os assentos traseiros ajustáveis (com função de massagem) foram modernizados com um descanso para pernas automatizado. A introdução deste componente trouxe conforto de primeira classe e entrega maior sensação de sofisticação.
- Novos integrantes da Série Concept-i simbolizam a proposta da marca em relação ao futuro da sociedade de mobilidade constituída por Inteligência Artificial.
- Conceito de ônibus Sora, equipado com tecnologia Full Cell, é fundamental para a concretização e evolução de uma sociedade movida a hidrogênio.
- Assentos dianteiros e traseiros do Tj Cruiser podem ser reclinados completamente para a posição horizontal, possibilitando ainda mais espaço para armazenar itens grandes de até três metros de comprimento.
- Tj Cruiser representa um novo gênero de crossover com características que unem elementos de van e SUV.
- Concept I-RIDE, focado no público cadeirante, possui sistema inteligente e fácil de carregar e descarregar a cadeira de rodas, facilitando a vida dos usuários.
- Conceito GR HV SPORTS combina a emoção da esportividade com o apelo ambiental.
- Detalhe para o botão de ignição, localizado estrategicamente na alavanca de câmbio.
- Conceito Fine-Comfort Ride com autonomia de 1.000 km representa a visão da Toyota sobre a mobilidade ecológica baseada na utilização avançada de hidrogênio e energia renovável.
- Conceito Crown foi desenvolvido para reunir desempenho de condução e tecnologias conectadas.
- Salão recebe ainda o lançamento da nova geração do sedã Century, com vendas programadas para meados de 2018 no Japão.