O Panamera Sport Turismo passa a ser híbrido plug-in
O Sport Turismo mais potente tem autonomia de até 49 quilômetros utilizando apenas energia elétrica e, consequentemente, produção zero de emissões. Não é apenas o equilíbrio entre o desempenho e a eficiência que torna o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo único em seu segmento: seu conceito de espaço interno, incluindo uma grande tampa de porta-malas, soleira de carga baixa, maior volume do compartimento de bagagem e uma configuração de assentos 4+1 mostram que o carro de topo dessa linha de modelos oferece um alto padrão de praticidade para o uso diário. A Porsche combina um desenho único e excelente praticidade para o dia-a-dia com máxima performance e eficiência.
Zero a 100 km/h em 3,4 segundos
Assim como o modelo de topo do Panamera (sedã), a Porsche agora também está demonstrando o impressionante potencial de desempenho da tecnologia híbrida com o Sport Turismo. A estratégia de propulsão usada no modelo de produção Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo com tração nas quatro rodas foi tirada do superesportivo Porsche 918 Spyder. Já a 1.400 rpm, o V8 biturbo 550 cv (404 kW) e o motor elétrico 136 cv (100 kW) disponibilizam o torque máximo do sistema, que é de 850 Nm. O desacoplador integrado ao módulo híbrido é acionado eletromecanicamente através de um Atuador Elétrico de Embreagem. Isto resulta em tempos de resposta mais curtos e em alto nível de conforto.
O rápido câmbio Porsche Doppelkupplung (PDK) de dupla embreagem com oito marchas é usado para transmitir a força para o sistema adaptativo de tração integral de série (Porsche Traction Management – PTM). A propulsão E-performance permite que o veículo vá de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e somente são precisos mais 8,5 segundos para alcançar a marca de 200 km/h. A velocidade máxima é 310 km/h. Apesar desse nível de desempenho, o modelo hibrido plug-in também é extremamente eficiente. O Turbo S E-Hybrid Sport Turismo tem autonomia de até 49 quilômetros e velocidade máxima de 140 km/h quando é utilizado apenas com energia elétrica, sem absolutamente nenhuma emissão local. A bateria de íons de lítio tem conteúdo energético de 14,1 kWh e pode ser carregada entre 2,4 e 6 horas, dependendo do carregador e da conexão à rede elétrica.
Design único, defletor de teto adaptativo
O Turbo S E-Hybrid Sport Turismo oferece todas as inovações da segunda geração do Panamera. Elas incluem o Porsche Advanced Cockpit digitalizado, sistemas de assistência de vanguarda como o Porsche InnoDrive incluindo controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e eixo traseiro esterçante optativo. Outra entre essas inovações é o defletor de teto, que é único no segmento, cuja inclinação é posicionada em um de três ângulos diferentes dependendo da situação de condução e das regulagens do veículo selecionadas. Ele também gera uma carga aerodinâmica de até 50 quilos sobre o eixo traseiro. Até a velocidade de 170 km/h, o elemento aerodinâmico – um componente do sistema central do Porsche Active Aerodynamics (PAA) – se mantém retraído num ângulo de sete graus negativos que acompanha a inclinação da linha do teto, que desce no sentido da traseira.
Acima de 170 km/h, o defletor de teto se movimenta automaticamente para sua posição de performance, com um ângulo de um grau positivo, aumentando assim a estabilidade de condução e a dinâmica lateral. Quando são selecionados os modos Sport e Sport Plus, o defletor de teto assume automaticamente a posição de performance em velocidades acima de 90 km/h. O PAA também proporciona assistência ativa adaptando o ângulo de inclinação do defletor de teto a até 26 graus positivos quando o teto solar panorâmico é aberto em velocidades acima de 90 km/h, para compensar a turbulência que é criada.
Conceitualmente, o modelo topo de linha proporciona todas as vantagens da nova gama Sport Turismo, resultantes do design de ponta. A linha de teto do Sport Turismo, que é mais elevada em comparação com o sedã esportivo, proporciona fácil entrada e saída para os passageiros de trás e garante maior espaço para a cabeça. A praticidade do compartimento de bagagem é beneficiada ainda mais pela ampla tampa do bagageiro, que tem operação elétrica de série e borda inferior com apenas 628 milímetros de altura.
Amplo equipamento de série, incluindo freios de cerâmica
O Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo está disponível para encomendas a partir de agora, na Alemanha, com preços iniciando em EUR 188.592, com imposto de valor adicionado (VAT) incluído.
O equipamento de série é amplo: Ele vem equipado de série, por exemplo, com a estabilização elétrica de rolagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC Sport) incluindo o travamento do diferencial traseiro Porsche Torque Vectoring Plus, o sistema de frenagem de alto desempenho Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), rodas de liga de 21 polegadas com design 911 turbo, Power Steering Plus (assistência de direção), o pacote Sport Chrono e ar-condicionado auxiliar. Como todos os modelos Panamera Sport Turismo com mais de 440 cv (324 kW) de potência, o novo modelo topo de linha também tem suspensão adaptativa pneumática de três câmaras incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM – gerenciamento ativo da suspensão) para uma ampla cobertura que vai de um alto nível de comportamento dinâmico ao maior conforto de rodagem.
O Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo será oferecido no mercado brasileiro no 1º semestre de 2018. Preços e configurações ainda estão em definição.