Land Rover Discovery reboca um caminhão de 110 toneladas
Os caminhões bitrem de até quatro trailers só são permitidos nas vastas regiões de Outback, na Austrália, e, geralmente, transportam combustível, minério mineral e gado entre comunidades rurais remotas. Regulamentos estritos limitam seu comprimento a 53,5 m, mas a Land Rover obteve permissão especial para puxar sete reboques e um trator de 12 toneladas – retida para operar os freios hidráulicos montados nos trailers.
“Não pensei que o veículo fosse capaz de rebocar, por isso fiquei impressionado com a facilidade com que o Discovery puxou um caminhão bitrem de 110 toneladas. E a suavidade das mudanças de equipamentos sob essa quantidade de carga foi realmente impressionante. Esses caminhões são a forma mais eficiente de transporte rodoviário no planeta e o uso do Discovery tornou isso o mais econômico de todos”, John Bilato, diretor-gerente da Haulage Specialist G & S Transport.
O teste extremo foi realizado usando um Discovery Td6 e é o último de uma série de impressionantes demonstrações de reboque completadas pela família Discovery. Em 1989, ano de lançamento, o primeiro Discovery puxou um trem e, no ano passado, o SUV compacto premium Discovery Sport rebocou um trio de cargas ferroviárias 85 pés acima do rio Reno.
“A capacidade de reboque sempre foi uma parte importante do DNA do Discovery e o peso bruto do trem conta apenas a metade da história. Tirar uma plataforma e sete trailers, com a resistência ao rolamento de tantos eixos para ser superado, é uma grande conquista. Esperávamos que o veículo fizesse bem, mas passou este teste com louvor, atingindo 44 km/h ao longo da sua rota de 16 quilômetros”, disse Quentin Spottiswoode, engenheiro de produtos Land Rover.
O Discovery usou uma transmissão automática de oito velocidades padrão e um sistema de tração nas quatro rodas e foi conectado ao caminhão bitrem usando um acessório de reboque ajustado na fábrica. O veículo era o mesmo transportando 10 toneladas de lastro para atingir a marca mágica de peso de 110 toneladas. Com 600Nm de torque, o Td6 é adequado para puxar cargas pesadas. O motor de 3.0 litros e 258 cv possui recirculação de exaustão de baixa pressão e uma bomba de óleo de dois estágios para respostas aprimoradas, refinamento e eficiência. Como resultado, o modelo diesel oferece emissões de CO 2 de 189g/km e economia de combustível de 39.2mpg (7.2l/100 km).