Quebra de suspensão faz Jair e Duda Bana abandonar os 500 Km de SP
Nos treinos oficiais de sexta-feira (28/7), Jair e Duda Bana (Pirelli/Bana Pneus), mesmo acertando o carro, estiveram entre os primeiros na Geral e na GP1. No 1.º Treino Oficial, marcaram o tempo de 1min38s733, ficando em segundo lugar na Geral. Mais um bom tempo no 2.º Treino Oficial, em 1min37s147, novamente em segundo lugar na Geral. E no 3.º Treino Oficial, tiveram problemas, marcando o tempo de 1min40s118, ficando em oitavo lugar na Geral. O problema com os pneus traseiros se agravou no Treino Classificatório, onde deram apenas três voltas e marcaram o tempo de 1min43s510, tendo que largar da 18.ª posição do grid.
A equipe G-Stage trabalhou no carro de sábado para domingo e no warm up o Predador voltou a andar forte, marcando o tempo de 1min38s344, o quarto mais rápido na Geral. O piloto Jair Bana (Pirelli/Bana Pneus) foi para a largada da prova, com a missão de recuperar posições e a sua “tocada” foi perfeita. Na segunda volta estava em nono lugar e foi fazendo ultrapassagens até assumir a quinta colocação na 20.ª volta. Jair Bana fez um pit stop rápido de reabastecimento e troca de pneus na 25.ª volta, com Safety Car na pista, retornando em sexto lugar.
Na 28.ª volta, Jair Bana (Pirelli/Bana Pneus) assumiu o terceiro lugar da prova e em seguida o Safety Car entrou novamente na pista para a retirada de carros quebrados. Na relargada que aconteceu na 31.ª volta, Jair Bana pulou para a segunda posição e passou a pressionar o líder, o Porsche 911 GT3 R, assumindo a liderança da prova na 32.ª volta, onde ficou até a 35.ª passagem, quando foi atrapalhado por um retardatário e perdeu a liderança. Duas voltas depois Jair Bana caiu para o terceiro lugar. O Safety Car entrou novamente na volta 39, ficando até o início da volta 45, quando teve a relargada e Jair Bana assumiu novamente o segundo lugar. Mas na 48.ª volta quebrou a suspensão dianteira do Predador, que em seguida abandonou a corrida.
“Mais uma vez fomos traídos pela quebra as suspensão. Nosso carro estava com bom rendimento e conseguimos andar bem enquanto estivemos na pista. Precisamos de um pouco mais de sorte e terminar as corridas daqui para frente”, disse Jair Bana. “Ficamos tristes, mas as quebras fazem parte. Mostramos que o Predador é um dos carros mais rápidos do Brasil, mas precisamos acertá-lo para que as quebras não sejam tão constantes. Mais uma vez poderíamos ter subido ao pódio entre os primeiros na Geral, porém… quebramos novamente”, concluiu Duda Bana (Pirelli/Bana Pneus).
– Resultado da Prova –
1.º) Marcel Visconde/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R), 103 voltas em 3h29min56s998; 2.º) Nilson Ribeiro/José Ribeiro (MRX Ford Turbo), a 39s199; 3.º) Marcel Sant’Anna/William Freire/Sergio Laganá (Lamborghini Gallardo LP 520), a 3 voltas; 4.º) Carlos Antunes Filho/Yuri Antunes (MR), a 4 voltas; 5.º) Henrique Assunção/Fábio Ohashi (MRX Cosworth), a 4 voltas; e 6.º) Cláudio Ricci/Felipe Roso/Vinícius Roso (MR 18 Audi Turbo), a 5 voltas. A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance está marcada para os dias 18 e 19 de agosto, em Santa Cruz do Sul (RS). (Foto: Bruno Terena).