Prova sensacional marca o Chevrolet Absoluta 500
O primeiro carro a receber a bandeira quadriculada foi o Porsche 911 GT3 n.º 20 da dupla Marcel Visconde e Ricardo Mauricio. Completaram o podida categoria GP1 o MRX n.º 65 de Nilson e José Ribeiro, e a Lamborghini n.º 31 de Marcello Sant’Anna, William Freire e Sergio Laganá.
Durante as quatro horas de prova à liderança só foi ameaçada na primeira 1h30 de prova entre o protótipo Predador n.º 35 de Jair e Duda Bana, e o MR18 n.º 110 de Francesco Ventre e Eduardo Dieter, com o Porsche reassumindo a ponta logo depois.
A dupla paranaense Jair e Duda Bana largou da 18.ª posição do grid com o Predador n.º 35, que foi ganhando posições até chegar à liderança na 32.ª volta da prova, fazendo grande apresentação, mas abandonando a corrida na 48.ª volta por quebra da suspensão dianteira.
Na largada coube a Ricardo Mauricio a tarefa de iniciar a corrida, onde nos primeiros metros, o protótipo MRX n.º 65 da dupla sul-mato-grossense chegou a emparelhar e ficar um pouco à frente, mas na entrada do S do Senna o Porsche retomou à frente. Andando de 3 a 4 segundos mais rápido por volta, Mauricio construiu uma boa vantagem até a primeira entrada do safety car, na volta 17. Um pouco antes disso, o líder passou por um susto: um retardatário rodou bem à sua frente na curva da Junção e Ricardinho precisou fazer uma manobra radical para evitar uma colisão, chegando a derrapar para o lado de dentro da curva.
A prova foi marcada por várias intervenções do safety car, onde por medida de segurança a prova prevista para ter 116 voltas (o equivalente a 500 quilômetros de percurso), foi encerrada pela direção de prova com 103 voltas por medida de segurança, devido à falta de luz natural na pista.
“Interlagos é a nossa casa e ganhar aqui é sempre especial. O começo do meu turno foi difícil para mim, porque demorei para encontrar o ritmo do carro e tive que lidar com o tráfego intenso. Depois passei a andar mais rápido e entreguei o carro para o Ricardinho na liderança”, comemorou Visconde.
Ricardo Mauricio considerou correta a decisão da direção de prova de encerrar prematuramente a prova: “A pista não estava preparada para corrida noturna e era difícil enxergar a sinalização em algumas curvas”. Sobre a corrida, declarou: “O primeiro stint foi difícil porque a pressão dos pneus ‘estourou’ um pouco. Passamos a usar pré-aquecedores de pneus nesta corrida e ainda não tínhamos parâmetros para regular a pressão. No meu segundo stint, isso já estava ajustado e o carro estava melhor. Minha maior preocupação foi tomar cuidado ao ultrapassar os carros mais lentos para não jogar a corrida no lixo. No começo da corrida, vi o retardatário rodar na minha frente e tive que desviar. Foi preocupante, mas acho que para quem viu pela TV a coisa pareceu pior do que realmente foi”, relatou o bicampeão da Stock Car.
O campeonato segue com Visconde/Mauricio na liderança com a dupla Franco Pasquale/Tiel Andrade, vice-líder do campeonato. A dupla do Tubarão n.º 05 vencedora da prova de abertura, em Tarumã, perdeu várias voltas nos boxes no começo da prova devido a uma mangueira solta. Voltaram à pista e terminaram em décimo lugar na classificação geral e quinto na categoria GP1.
Na categoria P2, desde a classificação a briga prometia ser bastante acirrada pela vitória entre o Protótipo n.º 172 de Carlos e Yuri Antunes, e o MRX n.º 75 de Henrique Assunção e Fernando Ohashi, os dois carros se revezaram durante boa parte da prova na liderança, mas quem levou a melhor foi o Protótipo n.º 172 da dupla formada por pai e filho, com os líderes da temporada Mauro Kern e Paulo Sousa (Tubarão n.º 32) completando o pódio.
Na classe P3, os líderes da competição Julio Martini e Marcelo Vianna (Tubarão n.º 69) foram os grandes destaques largando na pole e vencendo, com o protótipo 1R n.º 76 de Emilio Padron, Eduardo Conceição, Pedro Serrano e Renan Guerra, em segundo, e o Spyder n.º 72 do trio Paulo Totaro, Beto Monteiro e Leandro Totti, em terceiro.
Na GT1, a Lamborghini n.º 46 de Paulo Rutzen, Vilson Verardi e Gustavo Martin abriu uma boa vantagem na prova sobre seus principais adversários vencendo e chegando em nono na geral. A segunda posição foi do Sonic n.º 17 de André Senger e Humberto Giacomello, com a terceira colocação da Ferrari n.º 155 de Carlos Kray, Telmo Tecchio e Ricardo Mendes.
Na categoria GT2, a dupla de estreantes também formada por pai e filho – Mauricio e Marco Billi (Maserati n.º 34) foi a vencedora, seguida por José Rodrigo Pereira/Marcos Bariano (Línea n.º 51), e Reinaldo Rena/Roberto Rossatti (Stock Car n.º 100). Na T, a vitória foi do Gol n.º 88 de Ricardo e Juarez Terres.
A próxima etapa do Brasileiro de Endurance Dopamina acontece em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 19 de agosto.
Resultado final:
1.º) Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R), 103 voltas em 3h29:56.998;
2.º) Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro (MRX-Ford Turbo), a 39.199;
3.º) Marcello Sant’Anna/William Freire/Sergio Laganá (Lamborghini LP 520), a 3 voltas;
4.º) Carlos Antunes Filho/Yuri Antunes (MR), a 4 voltas;
5.º) Henrique Assunção/Fábio Ohashi (MRX-Cosworth), a 4 voltas; e
6.º) Cláudio Ricci/Felipe Roso/Vinicius Roso (MR 18-Audi Turbo), a 5 voltas.
(Fotos: Bruno Terena).