Programa Volvo de Segurança no Trânsito lança campanha “Parar, Olhar, Acenar”
O material está disponível e pode ser utilizado por educadores, pais e pela sociedade em geral. “Nosso objetivo é levar o conteúdo ao maior número de pessoas. Disseminar a cultura de segurança no trânsito sempre que houver oportunidade de reunir o público infantil e aproveitar esse momento para compartilhar informações de prevenção” explica Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 260 mil crianças morrem por ano, em todo mundo, vítimas de acidentes de trânsito.
Campanha – Com ênfase na prevenção a acidentes, a cartilha ilustrada e a apresentação animada alertam para a importância de três atitudes básicas no trânsito; “Pare, Olhe, Acene”, incentivando hábitos muito simples para evitar acidentes com qualquer tipo de veículo, principalmente em relação a pontos cegos de visão dos motoristas de caminhões, ônibus e automóveis.
O material utiliza a história do motorista de caminhão, o Tim, mostrando situações de risco que fazem parte do cotidiano nas ruas e estradas, evidenciando cenas que colocam em risco pedestres, ciclistas e motociclistas.
A campanha “Parar, Olhar, Acenar” tem o objetivo de contribuir com a Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2011-2020), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e OMS, para reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito no mundo. Essa meta faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).