Copa Truck: Giaffone confirma pole em Fortaleza
Mas, apesar da superioridade, Giaffone precisou esperar para comemorar a terceira pole consecutiva – as anteriores foram há duas semanas em Caruaru e antes em Campo Grande, na definição da Copa Centro-Oeste. E os motivos não foram o clima quente e a concorrência dos demais pilotos. Entre a primeira e a segunda partes da classificação, houve a suspeita de que a equipe RM MotorSport teria feito o download dos dados de telemetria do caminhão de Giaffone, uma atitude passível de punição uma vez que neste momento os veículos se encontram em regime de parque fechado.
O suspense durou cerca de 40 minutos, até que o resultado fosse confirmado depois de analisados os horários das gravações dos arquivos nos computadores da equipe. “Foi uma pole suada, acho que a primeira da minha carreira que só confirmei depois de ir até a direção de prova. Agora vamos pensar nas corridas. Sem dúvida, vou correr para ganhar, mas o objetivo principal é vencer a Copa Nordeste. Por isso vou entrar na pista pensando no campeonato e fazendo contas para avaliar a condição dos meus principais adversários”, avisou Giaffone.
A segunda posição no grid ficou com Danilo Dirani, que tinha despontado como candidato a uma vaga na primeira fila somente no treino anterior. “Não consegui dar muitas voltas nos treinos livres, mas resolvemos os problemas e pude me acertar com a pista e com o caminhão. Esta foi a primeira oportunidade que tivemos para completar uma sequência de voltas. Para a corrida, vamos mexer um pouco mais, já que a expectativa é de muito calor e de um grande desgaste do equipamento”, opinou Dirani.
Único representante do Nordeste no grid e campeão da Copa Centro-Oeste, o pernambucano Beto Monteiro despontou somente no qualifying, e por pouco não garantiu vaga na primeira fila. Mesmo tendo apenas chances matemáticas de ficar com o título, ele promete levantar o público local e disputar o pódio. “Estou muito feliz por esta posição, mas para mim a corrida ainda é uma incógnita. Nossa expectativa é de que haja quebras, porque em muitos pontos da pista os caminhões pulam muito. Mas esta é uma corrida especial para mim, porque Fortaleza é minha segunda casa no automobilismo. Estou muito feliz por estar aqui e espero que a torcida ajude meu caminhão a ir um pouco mais para a frente”, declarou.
Com ingressos esgotados desde a manhã deste sábado, a segunda rodada dupla da Copa Nordeste começa às 11h, com transmissão ao vivo pelo SporTV3.
O treino classificatório terminou assim:
1.º) Felipe Giaffone (Volkswagen), 59s857;
2.º) Danilo Dirani (Scania), 1min00s461;
3.º) Beto Monteiro (Iveco), 1min00s684;
4.º) Roberval Andrade (Iveco), 1min00s778;
5.º) Leandro Totti (Volvo), 1min00s783;
6.º) André Marques (Mercedes-Benz), 1min00s784;
7.º) Regis Boessio (Volvo), 1min01s002;
8.º) David Muffato (Volkswagen), 1min01s015;
9.º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 1min01s368;
10.º) Witold Ramasauskas (MAN), 1min01s375;
11.º) Fabio Fogaça (Ford), 1min01s583;
12.º) Debora Rodrigues (Volkswagen), 1min01s643;
13.º) Renato Martins (Volkswagen), 1min01s999;
14.º) Djalma Fogaça (Ford), 1min02s218;
15.º) Luiz Lopes (Iveco), 1min02s350;
16.º) Zé Maria Reis (Scania), 1min12s885;
17.º) Joel Mendes Jr. (Scania), 1min02s253.
(Fotos: Rodrigo Ruiz).