Tama, o ancestral do Nissan LEAF
Em seguida, a empresa criou seu primeiro veículo de passeio, com duas portas e quatro lugares e capacidade para alcançar 35 km/h. A autonomia atingia 65 km com uma única carga. A ex-fabricante de aeronaves aplicou no Tama diversas ideias de seu negócio anterior, tanto no design quanto na construção do veículo. Entre elas, os compartimentos das baterias.
O Tama deu origem a dois modelos – utilitário e carro de passeio – e ambos foram disponibilizados com propulsões elétrica ou a gasolina. Em junho de 1948, a Tachikawa Aircraft mudou de nome e começou a operar como Tokfyo Electric Cars Co. E a Tama Electric Cars Co. tornou-se Tama Cars Co.
Juntas, as duas companhias foram responsáveis pelo Tama Junior (carro de passeio compacto lançado em 1949) e pelo Tama Senior (veículo médio que chegou ao mercado em 1949). Em 1952, as empresas se tornaram Prince Motor Co. Limited e, em 1966, a Prince se fundiu com a Nissan.
Bateria substituível do Tama
O compartimento para bateria ficava no chão da cabine do elétrico Tama. Havia um compartimento em cada lado do carro. As baterias eram equipadas com puxadores e pequenas rodas que facilitavam no momento de substituir as usadas pelas carregadas. Graças a essa e outras funcionalidades de engenharia, o Tama teve excelente desempenho em testes de performance conduzidos pelo Ministério do Comércio e Indústria em 1948.
Especificações – Tama 1947:
Dimensões: (comprimento/largura/altura): 3.035/1.230/1.630 mm;
Entreeixos: 2.000 mm;
Peso: 1.100 kg;
Passageiros: 4;
Autonomia: 65 km;
Potência: 3,3 kW (4,5 cv);
Baterias: Chumbo-ácido (40V/162Ah);
Velocidade máxima/econômica: 35 km/h / 28 km/h.