Ford lança nos EUA Expedition FX4 com carroceria de alumínio
Segundo a Ford, essa versatilidade é hoje uma característica buscada por mais de 20% dos clientes do veículo. Com o novo Expedition FX4, a Ford amplia o uso de liga de alumínio de alta resistência na sua linha, inovação introduzida há quatro anos na picape F-150 que revolucionou o padrão na categoria.
O novo utilitário esportivo tem motor 3.5 EcoBoost com potência de 380 cv e torque de 65 kgfm. É equipado com sistema “auto start-stop” e uma nova transmissão de 10 velocidades.
Uso radical
O FX4 tem amortecedores calibrados para off-road, um novo diferencial eletrônico de escorregamento limitado, rodas de alumínio de 18 polegadas, pneus todo-terreno, estribos laterais e sete diferentes protetores de aço sob a carroceria. Na cabine, tapetes de borracha com soleiras laterais grandes facilitam a remoção de areia, lama ou água.
O novo sistema de gerenciamento de terreno do Expedition FX4 permite selecionar sete modos de condução que se adaptam automaticamente às condições do piso. Eles incluem: normal para cidade, esporte para desempenho mais arrojado, reboque, eco para economia de combustível, grama/cascalho/neve para terreno solto, areia para situações de baixa tração e lama para superfícies desiguais. Todos eles podem ser usados com tração em duas ou quatro rodas, conforme a preferência do motorista.
Novas tecnologias
Entre as novas tecnologias, o uso do aluminio permitiu uma redução de 130 kg no peso do Expedition, que foi aproveitada, em parte, para a oferta de novos acessórios e tecnologias embarcadas. O chassi redesenhado, produzido em aço de alta resistência, contribui para dar ao SUV a maior capacidade de reboque da categoria, de 4.218 kg.
Além de espaço amplo e flexível para oito passageiros e bagagem, oferece equipamentos como câmera de 360 graus, central Wi-Fi, recarregador sem fio para celulares e mais de 40 recursos de assistência ao motorista.