BMW revela novo Série 6 Gran Turismo no Salão de Frankfurt

0
Postado 22 de junho de 2017 por bisponeto em
A carroceria incrivelmente funcional e o elevado nível de conforto ao rodar foram algumas das características do BMW Série 5 Gran Turismo, o fundador do seu segmento. Esses predicados foram aprimorados no novo BMW Série 6 Gran Turismo, cuja evolução sistemática ante o predecessor é evidenciada por sua elegância esportiva e equipamentos inéditos de assistência e controle, representando um salto em termos de eficiência e aerodinâmica.

O modelo fará sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro. O início das vendas no mercado europeu ocorrerá em novembro, quando o modelo será oferecido inicialmente com três opções de motorização (duas à gasolina e uma a diesel) da última geração de motores do BMW Group. O sistema inteligente de tração integral BMW XDrive estará disponível em duas versões desde o seu lançamento. Para o mercado brasileiro, nenhuma versão está confirmada.

Mais leve, esportivo, confortável e eficiente

Graças à combinação de uma engenharia inteligente de redução de peso e um maior uso de alumínio e aço de alta resistência em componentes da carroceria e do chassi, o modelo perdeu 150 quilos em comparação com o BMW Série 5 GT.

Em relação ao desempenho, a aerodinâmica aprimorada e a adoção da nova linha de motores, mais potentes e eficientes, fornece ao carro uma performance superior aliada a melhor consumo de combustível. A aceleração de 0 a 100 km/h da versão BMW 630i GT, por exemplo, é feita 0,7 segundo mais rápida do que a versão equivalente do modelo anterior — e com menores níveis de emissão e consumo de combustível.

O conforto a bordo também foi beneficiado pela nova tecnologia aplicada ao chassi, que traz suspensão a ar na traseira desde a versão de entrada e a opção de suspensão adaptativa, com suspensão a ar na dianteira e na traseira com controle dinâmico de amortecedor.

A opção Executive Drive traz a suspensão integral que inclui sistema de estabilidade ativo, dando ao veículo uma condução mais esportiva. A suspensão manual de dois eixos permite que a altura do veículo em relação ao solo seja ajustada manualmente, o que significa aumentar a altura do veículo em até 20 milímetros ao toque de um botão para vencer rampas ou valetas, por exemplo.

O veículo também pode ser rebaixado em até 10 milímetros — seja por meio do botão ou automaticamente, quando o modo Sport é ativado ou quando o carro excede a velocidade de 120 km/h. Todos os sistemas de suspensão opcionais estão agora disponíveis em conjunto com o BMW xDrive.

Design: proporções dinâmicas, linhas elegantes e fluídas

Externamente, o comprimento de 5.091 milímetros (87 milímetros maior do que o antecessor), a largura inalterada de 1.902 milímetros, a distância entre-eixos de 3.070 milímetros e a altura de 1.538 milímetros (21 milímetros mais baixo do que o predecessor) deixam o BMW Série 6 GT mais baixo e esticado. O visual do modelo é outro destaque. A dianteira tem uma aparência poderosa, com faróis em LED de série que se estendem à grade dianteira no tradicional formato de rim.

O perfil do carro ressalta o longo capô, o teto com caimento mais plano (o que favorece o espaço para cabeças) e as janelas traseiras prolongadas. Já as lanternas em estilo tridimensional adicionam um toque atraente ao cupê. A silhueta mais longa tem um efeito positivo à dinâmica do carro, que traz controles ativos de entrada de ar, defletores e spoilers traseiros que levantam automaticamente para reduzir o coeficiente de arrasto – que caiu de 0.29 para 0.25 em relação ao modelo anterior.

Nova geração de motores e transmissão Steptronic de oito velocidades

A linha de motores disponíveis para o novo BMW Série 6 Gran Turismo possui a tecnologia TwinPower Turbo atuando em conjunto com a transmissão Steptronic de oito velocidades desde a versão de entrada. A versão 630i Gran Turismo vem equipada com motor 2.0 litros de quatro cilindros à gasolina, desenvolvendo potência máxima de 258 cv e torque máximo de 400 Nm, conjunto que leva o veículo de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e ao o consumo de combustível de aproximadamente 16 km/l.

A versão 640i Gran Turismo, por sua vez, traz propulsor 3.0 de seis cilindros em linha à gasolina, com 340 cv de potência e torque máximo de 450 Nm, levando o modelo dos 0 a 100 em 5,4 segundos. A versão 640i xDrive Gran Turismo é um pouco mais rápida: 5,3 segundos. Os consumos de combustível são de 14 km/l e 12,5 km/l, respectivamente.

Já as versões 630d Gran Turismo e BMW 630d xDrive Gran Turismo são equipadas com propulsor 3.0 de seis cilindros em linha a diesel, com 256 cv de potência e torque máximo de 620 Nm, o qual pode ser combinado à tração integral. As velocidades de 0 a 100 km/h são de 6,1 segundos e 6,0 segundos, respectivamente. Os consumos de combustível são de 20 km/l e 17 km/l, respectivamente.

Sistema de controle excepcionalmente versátil

O novo BMW Série 6 Gran Turismo vem equipado com um sistema de entretenimento que oferece conectividade, navegação e interação jamais vistas. No coração do sistema opera o sistema iDrive, que traz controles no console central e na própria tela sensível ao toque de 10,25 polegadas em alta definição, a qual oferece ícones intuitivos e gráficos animados de fácil operação. O novo BMW Série 6 Gran Turismo também oferece a conveniência de um controle de voz aprimorado e o comando por gestos de BMW. Está disponível ainda a nova geração do BMW Head-Up Display, cuja área de projeção é 70% maior que a anterior.

Sistemas de assistência que aproximam o modelo da condução autônoma

Os sistemas de assistência ao condutor instalados no novo BMW Série 6 Gran Turismo utilizam tanto uma câmera estéreo padrão como radares e sensores ultra sonoros (opcionais) para monitorar os arredores do veículo. O aviso de colisão de pedestre para reduzir o risco de colisões é equipamento de série, enquanto a lista de opcionais inclui a nova e aprimorada versão do Active Cruise Control com função Stop & Go, que opera entre as velocidades de 0 e 210 km / h. O assistente de controle de direção e faixa (ativados na mesma velocidade) representa outro passo na longa estrada rumo à condução autônoma. O sistema usa as faixas da pista e o veículo a frente para ajudar o motorista a manter seu veículo na pista.

Os sistemas de alerta de mudança de pista e de mudança de faixa, o aviso de colisão lateral e o auxiliar de evasão também aumentam a conveniência e a segurança do motorista, fazendo inserções de direção corretiva. O aviso de trânsito de cruzamento, o aviso de prioridade, o aviso de erro no caminho e os sistemas de aviso de irregularidades fazem igualmente ajudar a evitar situações potencialmente perigosas. Finalmente, o BMW Série 6 Gran Turismo pode ser encomendado com o recurso de estacionamento por controle remoto.

Versões que estará à venda em novembro na Europa:

BMW 630i Gran Turismo:

Motorização: 2.0 litros, quatro cilindros à gasolina;

Potência: 258 cv entre 5.000 rpm e 6.500 rpm;

Torque máximo: 400 Nm entre 1.550 e 4.400 rpm;

Transmissão: Automática Steptronic de oito marchas;

Aceleração (0 a 100 km/h): 6,3 segundos;

Velocidade Máxima: 250 km/h.

BMW 640i Gran Turismo / BMW 640i xDrive Gran Turismo:

Motorização: 3.0 litros, seis cilindros em linha, à gasolina;

Potência: 340 cv entre 5.500 rpm e 6.500 rpm;

Torque máximo: 450 Nm entre 1.380 rpm e 5.200 rpm;

Transmissão: Automática Steptronic de oito marchas;

Aceleração (0 a 100 km/h): 5,4 segundos / 5,3 segundos;

Velocidade Máxima: 250 km/h / 250 km/h.

BMW 630d Gran Turismo / BMW 630d xDrive Gran Turismo:

Motorização: 3.0 litros, seis cilindros em linha, a diesel;

Potência: 265 cv a 4.000 rpm;

Torque máximo: 620 Nm entre 2.000 rpm e 2.500 rpm;

Transmissão: Automática Steptronic de oito marchas;

Aceleração (0 a 100 km/h): 6,1 segundos / 6,0 segundos;

Velocidade Máxima: 250 km/h / 250 km/h.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)