Audi R8 Spyder V10 plus: novo nível de liberdade
Motor V10 central de 610 cv
Com um giro incrivelmente alto de até 8.700 rpm, capacidade de resposta instantânea e um impressionante e volumoso som, o motor central V10 do novo R8 Spyder Plus é um objeto de desejo. Com 610 cv e torque máximo de 560 Nm a 6.500 rotações por minuto, é o motor de produção de série mais potente da marca. Em comparação com o do Audi R8 Spyder V10, o motor aspirado de 5.2 FSI, com uma alta taxa de compressão (12,7:1) da versão plus, ele possui uma potência 70 cv maior.
Como resultado, o modelo topo de linha chega a 100 km/h em 3,3 segundos – 0,3 segundos mais rápido – e atinge uma velocidade máxima de 328 km/h, em um aumento de 10 km/h. Cada cv só tem que movimentar 2.78 quilos.
Estabilidade e dinâmica: a transmissão quattro
Na parte de trás do V10 está um câmbio S tronic de sete marchas de ação ultrarrápida. A transmissão esportiva de dupla embreagem e relação curta enviam a potência para o sistema de transmissão quattro no eixo dianteiro por meio de um eixo cardã. Seu componente principal é uma embreagem multidisco ativada eletro-hidraulicamente e resfriada a água para desempenho máximo. Dependendo da situação de condução, a distribuição do torque do acionamento pela embreagem é completamente variável e, em casos extremos, envia até 100% a um dos eixos. Um bloqueio mecânico do diferencial traseiro proporciona uma tração confiável e dinâmica máxima. O gerenciamento da embreagem está integrado ao sistema dinâmico de seleção de condução da Audi, que oferece ao motorista uma escolha entre os modos conforto, automático, dinâmico e individual. O modo desempenho de série inclui os programas de piso seco, molhado e com neve. Eles adaptam as características do sistema de transmissão e da suspensão ao coeficiente de atrito da estrada.
A suspensão
Todas as quatro rodas do Audi R8 Spyder V10 plus são acionadas por meio de uma suspensão de duplos braços de alumínio – esta solução demonstra a proximidade do modelo ao automobilismo. A configuração é firme e a direção hidráulica eletromecânica oferece a combinação específica ideal de precisão, comando e comportamento confiável em alta velocidade de um carro esportivo. A direção dinâmica com relação variável está disponível como equipamento opcional. Ela aumenta a capacidade de resposta do carro em todas as velocidades, proporcionando características de curvas de alto desempenho e um comportamento de direção rápida.
Ela compensa por meio de pequenos impulsos no limite das curvas para melhorar ainda mais a estabilidade. A Audi monta um mix de pneus nas rodas de alumínio forjadas de 19 polegadas de série – 245/35 na frente, 295/35 na traseira. Os grandes discos de freio – diâmetro de 380 milímetros na frente e 356 milímetros na traseira – são fabricados de um compósito de cerâmica e fibra de carbono extremamente durável, resistente à temperatura e leve.
O design
O elemento mais distintivo da frente do R8 Spyder V10 plus é a ampla e plana grade de largura constante com sua malha cintilante, estrutura cromada e o emblema Audi Sport. Abaixo dela está um spoiler de carbono de baixo nível, que dirige o ar ao redor das grandes rodas. Os faróis Audi LED a laser proporcionam uma ampla visão noturna. Estes possuem distintivos divisores azuis iluminados, anodizados, bem como setas direcionais dinâmicas. As lâminas laterais, a tampa do compartimento da capota conversível e os spoilers traseiros fixos são construídos em polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP). Estes, bem como a clássica capota em tecido, são as características distintivas do modelo conversível.
Duas aletas que correm até a traseira reforçam a capota. Uma unidade eletro-hidráulica leva 20 segundos para abrir ou fechar a capota de 44 quilos, mesmo quando dirigindo a velocidades de até 50 km/h. Os microfones no cinto de segurança de série melhoram a qualidade da voz. Com dois alto-falantes nos encostos de cabeça em cada assento, o sistema de som Bang & Olufsen oferece uma excelente experiência de áudio – mesmo quando a capota está abaixada. Na parte traseira, os grandes e brilhantes tubos de escapamento trapezoidais pretos flanqueiam a abertura do largo difusor, outro componente feito de CFRP.
Foco no motorista: o painel e os controles
Os assentos ergonômicos do R8 são de série no modelo conversível. Eles são leves, altamente contornados, de montagem baixa e levam a gravação R8 em relevo. São estofados em couro Nappa fino com pigmentação especial que os impede de aquecer sob raios do sol. Os pontos decorativos são feitos de carbono; os pedais e o apoio para os pés são de aço inoxidável brilhante. O elemento definidor é o “monoposto”, um grande arco que contorna o painel, que parece flutuar sem peso. Sua parte inferior contém botões e controles para o ar condicionado, no formato de turbinas.
Como em um carro de corrida, os motoristas podem operar todas as funções importantes sem ter que tirar as mãos do volante. O volante de alto desempenho de couro, item de série do R8, possui botões multifunções integrados, bem como dois grandes satélites de controle. O motorista usa estes para dar partida e desligar o motor, e controlar o Audi drive select. Mais dois botões, incluindo uma roda rotativa, são usados para controlar o modo de desempenho e as abas do escapamento.
O Audi virtual cockpit de 12,3 polegadas apresenta todas as informações usando gráficos 3D – caso o motorista queira, possui uma versão especial de desempenho que coloca o foco no conta-giros. Ele também serve como indicador de mudança de marchas – quando o S tronic de sete velocidades está sendo operado no modo manual, sua escala tem um fundo colorido em rotações mais altas do motor. Ao lado estão indicadores que mostram a potência, o torque, as forças G, os tempos decorridos e as temperaturas dos pneus, do motor e do óleo da transmissão.
Já estão sendo aceitas encomendas para o Audi R8 Spyder V10 plus e os primeiros carros serão entregues em setembro na Europa. Portanto, no Brasil, a sua comercialização está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.