Actros SLT é o caminhão mais robusto do mercado brasileiro

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Postado 6 de junho de 2017 por bisponeto em
O caminhão mais forte e robusto em operação no mercado brasileiro é um Mercedes-Benz. O extrapesado Actros 4160 SLT 8×8 transporta até 500 toneladas de cargas especiais que excedem em pesos e dimensões. Dessa forma, realiza sozinho o transporte superpesado que geralmente exige um comboio em operações especiais.

A participação do Actros 4160 SLT 8×8 no transporte brasileiro amplia o portfólio de caminhões extrapesados Mercedes-Benz para os clientes. Ele se junta aos modelos rodoviários 2546 6×2, 2646 6×4 e 2651 6×4 e ao basculante 4844 8×4 off-road. Grandes obras de infraestrutura e da construção pesada impulsionam o transporte de cargas especiais que excedem em peso e dimensões. Isso se reflete na movimentação de equipamentos, como rodas de turbinas para hidrelétricas, motores e geradores para termoelétrica, transformadores, estações elétricas secundárias, rotores, reatores, vasos, colunas e tanques para as indústrias químicas e petroquímicas, mineração, siderurgia, fertilizantes, entre outros.

Motor de alta potência e tração integral

O Actros 4160 SLT 8×8 é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8, de 16 litros, que oferece potência de 598 cv a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. Um grande diferencial do produto é a Turbo Embreagem VIAB da Voith, que assegura alta capacidade de tração e de manobra, sem desgaste ou sobrecarga da embreagem. Além disso, o retardador primário incorporado garante uma frenagem segura e eficiente mesmo em baixíssima velocidade. A turbo embreagem oferece maior confiabilidade no transporte de cargas especiais, com proteção do trem de força contra possíveis danos causados por acoplamentos indevidos numa embreagem convencional.

No trem de força do Actros SLT 8×8 ganha evidência o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G 280 de 16 marchas, sem pedal de embreagem, desenvolvido para proporcionar alto torque nas operações com cargas de até 500 toneladas. A configuração do Actros SLT 8×8 conta com os eixos dianteiros AL-7 e AD-7 e os eixos traseiros HD-7 e HL-7, ambos com cubo redutor. A transmissão principal, bem como a geração de torque, é realizada externamente ao eixo, nos cubos de roda. Assim, a parte central do eixo (carcaça) é menor, aumentando o vão livre, o que melhora a capacidade do veículo para transpor terrenos difíceis e irregulares.

Sistema de arrefecimento com dois radiadores

As grandes quantidades de calor geradas pelo motor e pela transmissão do Actros 4160 SLT 8×8 – características típicas das cargas indivisíveis do transporte superpesado – são dissipadas pelo sistema de arrefecimento de alto desempenho. Além de um radiador à frente do motor, o veículo conta com um radiador adicional montado numa estrutura atrás da cabina, o que mantém seu funcionamento sem interrupções, por mais que seja exigido.

O sistema de arrefecimento do caminhão inclui ainda um radiador de óleo montado junto ao radiador adicional do motor. Assim, o turbo acoplamento dispõe de um circuito de óleo dotado de trocador de calor que garante o perfeito funcionamento mesmo em condições severas, como no caso do retardador a plena carga.

Reforços estruturais

Somente o Actros SLT da Mercedes-Benz tem reforços estruturais ao longo de todo o seu quadro e, principalmente, nas extremidades dianteira e traseira, onde estão localizados os acoplamentos de alta capacidade. Este é um importante diferencial da marca frente à concorrência, que conta com caminhões comuns para o transporte superpesado de cargas especiais, diferentemente do SLT, que foi desenvolvido especificamente para esta finalidade, de acordo com as características do Brasil.

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