
Edison Graczik será homenageado em Antonina!
Graczik nasceu em Curitiba em 2 de setembro de 1943, filho de Casemiro e Dolores Graczik, tendo iniciado sua carreira de piloto de carros de corrida em 1964, aos 19 anos de idade, por ocasião da prova “Seis Horas de Curitiba”, disputada na área central da cidade e que reuniu pilotos de todo o Brasil, entre os quais os da família Fittipaldi, famosos no mundo anos depois. Nessa competição, parte durante o dia e parte durante a noite, por ruas como a Marechal Floriano Peixoto e Avenida Kennedy que, na época deveria ser Avenida Guaíra, com garoa no período noturno, Graczik dirigiu, em parceria com o piloto Aleartes Farias, uma carreteira Ford equipada com motor V8.
Dono de vasto currículo em sua carreira, além de grande experiência, podemos dizer que Graczik é um daqueles pilotos “completos”. Isto porque ele, jovem, começou com motocicletas, entrou na época das famosas carreteiras, ingressou nas competições de Kart, nas quais sagrou-se campeão, participou de corridas em muitas categorias, tanto no asfalto quanto na terra. Em 1976, numa feliz parceria com outro famoso piloto paranaense – Carlos Eduardo Andrade – foi campeão brasileiro da Divisão 1, conhecida hoje como Stock Car, categoria que é tida como uma das principais, senão a principal do cenário automobilístico de competição brasileiro, reunindo os mais destacados pilotos do país. Enfim, ex-piloto que muito contribuiu com o setor e que realmente merece ser reconhecido.
Escreveremos mais sobre a carreira de Edison Carlos Graczik na sequência. Por hoje, apresentamos foto na qual aparece, no dia 20 de abril de 1975, o piloto na boléia do Chevrolet Opala número 23, ao lado do Ford Maverick número l7, disputando curva no Autódromo de Brasília, em plena prova “Mil Quilômetros de Brasília” – Divisão 1.
E não e esqueçam: Todos os caminhos levam a Antonina-PR, nos dias 24 e 25 de junho. Ari Moro.