Oficina do futuro: Bosch mostra novas soluções na Automec 2017
O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas no longo prazo. Isso será possível visto que as informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo do mesmo chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros (carro e oficina) e o aplicador poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante.
Oficinas conectadas com o Bosch Connected Repair
Uma das novidades da Bosch é o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina e permite que os dados coletados do veículo fiquem disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede.
Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes estações de trabalho e a qualquer momento, basta inserir a número da placa e/ou chassi no computador. Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado. Numa visita futura à oficina, estes dados serão utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a duplicação desnecessária de trabalho.
Outro diferencial do Bosch Connected Repair é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão. Essa funcionalidade permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente. Durante a Automec, a Bosch apresentará o software por meio de um tablet. Atualmente os equipamentos compatíveis com o Bosch Connected Repair são:
– ESI[tronic] 2.0 / KTS 5xx workshop-software package;
– Analisadores de motor FSA 500, 720 e 740;
– Analisador de faróis MLD 815;
– Alinhadores de direção FWA 4630.
Realidade aumentada na reparação
Com o aumento e diversificação da frota, está cada vez mais difícil para os profissionais do mercado de reparação automotiva terem todo o conhecimento necessário para realizar a correta manutenção dos veículos. Com isso, a Bosch criou uma Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais com a documentação técnica. Este sistema multi-plataforma funciona de maneira independente a partir de tecnologias de rastreamento e processamento específicos.
Apontando a câmera para o veículo, o dado adicional pode ser integrado à imagem real usando um computador, tablet ou óculos inteligentes. A informação pode chegar a partir de textos e instruções explicativas, manuais ou diagramas, objetos tridimensionais, fotos ou vídeos. Desta forma, mesmo componentes ocultos ou cabos podem ser exibidos e o tempo necessário para executar tarefas de reparação mais sofisticados podem ser reduzidas de 10% a 15%.
Com o CAP, o mecânico terá a possibilidade de acessar as informações mais atualizadas e aumentar a sua compreensão do produto. O uso da realidade aumentada se traduz em mais qualidade e assertividade nas reparações, melhor atendimento aos clientes e menos tempo do veículo parado na oficina. A Bosch estima que as primeiras oficinas estarão atuando com aplicações de realidade aumentada já em 2018.
Chamada automática de emergência
A Bosch apresentará na Automec 2017 o eCall Retrofit, um dispositivo para o serviço de chamada de emergência que deve ser conectado diretamente ao acendedor do carro. Um sensor de aceleração detecta a colisão e ativa a chamada de emergência e, através de um aplicativo de smartphone, detalhes como posição do carro e a gravidade do impacto são transmitidos para a central de monitoramento e, a partir deste momento, as medidas necessárias para o atendimento são iniciadas automaticamente. Se a colisão for apenas de gravidade moderada, a central de controle entra em contato diretamente com o motorista e se o mesmo não responder, uma ambulância é alertada imediatamente. O dispositivo conta ainda com o iCall, que auxilia o motorista a localizar um posto de serviço ou restaurante mais próximos, por exemplo.
Monitoramento de frota
Os visitantes da feira poderão conferir ainda o Bosch Vehicle Link (BVL), hardware de telemática desenvolvido para o monitoramento de veículos com diversas possibilidades de recursos customizáveis. Na Automec, a Bosch apresentará os dispositivos BVL 1100 e BVL 5100 (CCU), que permitem atender as diferentes demandas dos clientes.
Isto é possível graças a uma unidade de comunicação instalada no veículo que, de forma criptografada, envia os dados operacionais e informações sobre a condição do carro, caminhão ou ônibus à infraestrutura de TI da Bosch para a análise dos dados. O grande diferencial do BVL é o fato de utilizar as mais recentes técnicas de criptografia desenvolvidas pela subsidiária Bosch ESCRYPT garantindo total segurança ao processamento dos dados.
O BVL 1100 é uma solução que, além de monitorar o comportamento do motorista (forma de aceleração e frenagens, por exemplo) e desempenho do veículo (consumo), auxilia o usuário quanto ao diagnóstico e reparação do veículo informando previamente quando algum sistema não está operando conforme o esperado. Com fácil instalação plug and play, o dispositivo conta com Bluetooth compatível e sensor de aceleração 3-D.
Já o modelo BVL 5100 permite ainda que os usuários se beneficiem da tecnologia de ponta da telemática, que traça um panorama mais profundo das métricas internas do veículo com funções específicas para gerenciamento de frotas de médio e grande porte.