Dodge Challenger SRT Demon: queimando o asfalto
Empurrado pelos 851 cv do HEMI Demon de 6,2 litros com compressor, a edição limitada do Challenger SRT Demon tem o mais poderoso V8 de série. A medição oficial da NHRA (associação de provas de arrancada dos EUA) de 9,65 segundos a 225 km/h faz do Dodge Challenger SRT Demon o carro de produção mais rápido do mundo no quarto de milha (0 a 400 metros).
Ele também é recordista da aceleração de 0 a 96 km/h (60 milhas horárias) para automóveis de série, feita em apenas 2,3 segundos. Também impressiona o tempo que o Demon leva para ir de 0 a 48 km/h (30 mph): 1 segundo.
Outra façanha do Dodge Challenger SRT Demon é a capacidade de levantar as rodas dianteiras durante a arrancada, obtendo um curioso recorde certificado pelo livro Guinness: a empinada mais longa em um carro de produção com 89 cm. E se segure bem porque o Challenger SRT Demon também registrou a maior força G a partir de uma saída estática em um carro de produção, com 1,8 G.
“Com o Demon, nosso objetivo era produzir um carro que ‘tatue’ o logotipo da Dodge no subconsciente dos clientes, atingindo além dos nossos entusiastas leais”, disse Tim Kuniskis, chefe das marcas Dodge, SRT, Chrysler e Fiat para América do Norte. “Para conseguir isso, tivemos que estabelecer recordes inéditos, fazer mais do que foi feito antes, ir além até mesmo do lendário Hellcat. O resultado: 851 cv, um muscle car de 9 segundos (no quarto de milha) como nada visto antes.”
Os números de desempenho fluem a partir de uma incrível lista de primazias para carros de rua:
- Pneus Nitto de arrancada “street-legal” para melhor tração, dando 40% a mais de força de saída em relação aos pneus do SRT Hellcat;
- Mapeamento do motor para gasolina sem chumbo com mais de 100 octanas;
- SRT Power Chiller™, que redireciona o fluido do ar-condicionado para baixar a temperatura no refrigerador do compressor;
- After-Run Chiller, que liga o ventilador e o circuito da bomba de refrigeração de baixa temperatura quando o motor está desligado;
- TransBrake, que bloqueia o eixo do câmbio automático TorqueFlite de oito marchas para conter o carro antes da saída, permitindo que o motorista aumente a velocidade do motor e obtenha uma resposta mais rápida;
- Torque Reserve, que aumenta a fluxo de ar do motor e as rotações do compressor antes da arrancada, entregando aceleração impressionante;
- Suspensão com Drag Mode, que maximiza a transferência de peso para as rodas traseiras para melhor tração;
- Drag Mode Launch Assist, que usa sensores de velocidade para detectar saltos das rodas que podem danificar o sistema de tração, mudando a entrega do torque em milissegundos para retomar a tração completa e, em seguida, continuar acelerando o carro ao longo da pista;
- Opção de pneus finos “Front Runner” para usar em pistas de arrancada, que reduzem o peso frontal;
- Carroceria alargada, com estilo agressivo, com caixas de rodas modificadas para abrigar os enormes pneus 315/40 R18;
- Banco do passageiro dianteiro e banco traseiro removidos para reduzir o peso total (podem ser incluídos por US$ 1 cada).
O coração do Demon: V8 Supercharged
O coração do Dodge Challenger SRT Demon 2018 é o HEMI Demon V8 de 6,2 litros com compressor, que desenvolve 851 cavalos de potência e 106,5 kgfm de torque. Todo pintado de vermelho, motor do Demon está certificado pelo padrão SAE J1349 em relação aos números de potência e torque, e em conformidade com todos os regulamentos aplicáveis de emissões legais.
Embora o Demon V8 compartilhe sua arquitetura com o Hellcat V8, ele vai muito além de um motor Hellcat mais potente. Mais de 50% dos componentes no Demon diferem do Hellcat, incluindo:
- Compressor maior: 2,7 litros (2,4 no Hellcat)
- Pressão mais alta: 14,5 psi (11,6)
- Limite de rotações por minuto mais alto: 6.500 rpm (6.200)
- Gasolina: duas bombas de dois estágios em vez de uma
- Caixa de ar maior com três fontes de entrada: Air-Grabber™ no capô, Air-Catcher™ no farol esquerdo e uma entrada perto da roda.
Engenharia: mais tração, menos peso
A principal missão do Dodge Challenger SRT Demon 2018 é cobrir o quarto de milha mais rápido possível. Para tanto, ele combina os melhores ajustes mecânico e eletrônico para entregar a tração máxima mantendo controle direcional preciso.
Os amortecedores adaptativos Bilstein foram desenvolvidos para arrancadas, deslocando a maior quantidade de peso possível para as rodas traseiras, a fim de alcançar o máximo de tração na saída. A transferência de peso melhora a tração das rodas traseiras em 11%.
Na busca por cada décimo de segundo, os engenheiros focaram em remover o máximo de peso possível. O resultado: mais de 90 kg de alívio com todo o equipamento removido do Challenger SRT Demon. Além da remoção dos bancos de trás e do passageiro dianteiro, não há sistema de som e muitas peças são aliviadas, como as rodas e barras estabilizadoras.
Design funcional e intimidante
O Demon é o Challenger mais largo já feito na história e é o primeiro muscle car de série a ter para-lamas com alargadores no estilo wide body. As molduras musculosas cobrem as rodas superleves de 18 x 11 polegadas com pneus Nitto NT05R 315/40 R18 na frente e atrás, especificamente desenhados para o Demon, e adicionam 9 cm à largura do carro. Para atender a qualquer gosto, as 3.300 unidades do Dodge Challenger SRT Demon 2018 estará disponível em 14 cores: Billet Silver, Destroyer Grey, F8 Green, Go Mango, Granite Crystal, Indigo Blue, Maximum Steel, Octane Red, Pitch Black, Plum Crazy, TorRed, White Knuckle e Yellow Jacket.
Veja o vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MkeKWmuxyow.