Panamera Sport Turismo estreia em Genebra
Baseada no consagrado sedã esportivo, esta nova versão mais uma vez impacta profundamente o segmento dos carros de luxo com seu design inconfundível. Ao mesmo tempo, o Sport Turismo, com potência de até 404kW/550 cv, é mais versátil que qualquer outro modelo em sua classe. Com uma grande tampa traseira, borda de carga baixa, compartimento de carga com maior volume e conceito de acomodação de passageiros 4+1, o novo modelo do Panamera proporciona uma perfeita combinação de conveniência para o uso diário e máxima flexibilidade.
Dos pontos de vista de tecnologia e do estilo, o Sport Turismo usa todas as inovações apresentadas na nova linha de modelos Panamera lançada no ano passado. Elas incluem o Porsche Advanced Cockpit, o Porsche Dynamic Chassis Control (controle dinâmico do chassi), sistema eletrônico de estabilização de rolagem e poderosos trens de força. Adicionalmente, todas as versões do Panamera Sport Turismo são equipadas de série com o Porsche Traction Management (gerenciamento de tração), sistema ativo de tração integral com embreagem multidiscos eletronicamente controlada. Nos modelos S, a suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras é equipamento standard.
Design e conceito de um carro esportivo completo
Exatamente como o sedã esportivo Panamera com estilo de cupê, o Sport Turismo se caracteriza por suas proporções extremamente dinâmicas – um reflexo perfeito do DNA de design da Porsche. O veículo tem 5.049 milímetros de comprimento, 1.428 milímetros de altura e 1.937 milímetros de largura, enquanto a grande distância entre eixos chega a 2.950 milímetros. A silhueta é marcada também pelos curtos balanços nas extremidades e grandes rodas medindo até 21 polegadas.
Começando pelas colunas B, ou seja, pelo começo das portas traseiras, o Sport Turismo apresenta um design completamente único. Acima dos ombros pronunciados, a linha das janelas alongada e o contorno igualmente longo do teto dão a veículo uma aparência marcante. Na traseira, o teto desce com menos dramaticidade que a linha das janelas, resultando numa coluna D proeminente e diferenciada, com uma transição para dentro da área dos ombros semelhante à de um cupê.
Primeiro defletor de teto extensível adaptativo do segmento
No alto do veículo, o teto é alongado por um defletor aerodinâmico adaptativo. O ângulo do defletor do teto é posicionado em três estágios, dependendo da situação de rodagem e da seleção dos modos de condução programados para o veículo. Ele gera uma força vertical adicional de até 50 quilos sobre o eixo traseiro. Até a velocidade de 170 km/h, o elemento aerodinâmico – um componente central do sistema Porsche Active Aerodynamics (aerodinâmica ativa – PAA) – se mantém em sua posição mais retraída, com um ângulo negativo de sete graus, reduzindo o arrasto aerodinâmica e contribuindo assim para otimizar o consumo de combustível.
Acima de 170 km/h, o defletor de teto se movimenta automaticamente para sua posição de performance, com um ângulo de um grau positivo, aumentando assim a estabilidade de condução e a dinâmica lateral. Quando são selecionados os modos Sport e Sport Plus, o defletor de teto assume automaticamente a posição de performance em velocidades acima de 90 km/h. O PAA também proporciona assistência ativa adaptando o ângulo de inclinação do defletor de teto a até 26 graus positivos quando o teto solar panorâmico é aberto em velocidades acima de 90 km/h. Nesse caso específico, o defletor ajuda a reduzir o ruído do vento.
Cinco motores no lançamento ao mercado
O Panamera Sport Turismo já está disponível para encomendas. O lançamento no mercado europeu está previsto para o dia 7 de outubro, com os outros mercados começando a receber o carro no início de novembro.
O novo Porsche será oferecido com cinco motores que já são utilizados no sedã esportivo. Os preços na Alemanha começam em 97,557 euros para o Panamera 4 Sport Turismo (243 kW/330 cv), 112.075 euros para o Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo (349 kW/462 cv de potência de sistema), 120.048 euros pelo Panamera 4S Sport Turismo (324 kw/440 cv), 123.975 euros pelo Panamera 4S Diesel Sport Turismo (310 kW/422 cv) e 158.604 euros para o Panamera Turbo Sport Turismo (404 kW/550 cv), todos incluindo o imposto sobre valor adicionado (VAT).
O mercado Brasileiro também receberá todos os modelos acima citados, menos a versão á Diesel, que não é comercializada no país. As primeiras motorizações que chegarão no Brasil serão: o Panamera 4 Sport Turismo, o Panamera Turbo Sport Turismo e o Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, que tem previsão de chegada no Brasil no final de 2017.