Nissan Frontier 2017 chega à 12.ª Geração
A tradição da Nissan na fabricação de picapes – são mais de 14 milhões de unidades comercializadas em mais de 180 países em oito décadas – ajudou a desenvolver uma Nova Nissan Frontier com o objetivo de atender com segurança, agilidade e robustez diversos tipos de uso: trabalho pesado, viagens de final de semana com a família e também os deslocamentos diários em centros urbanos, sempre com conforto de um carro de passeio.
Reconhecida por sua força, a totalmente Nova Nissan Frontier tem como um dos seus destaques a estrutura ainda mais resistente do que a da geração anterior, com um chassi reforçado, quatro vezes mais forte, ao mesmo tempo em que é mais leve e eficiente. O conforto e a segurança também foram ampliados nessa nova geração da picape da Nissan, que é importada do México. Entre os itens de série estão equipamentos como os bancos “Gravidade Zero”, que foram inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.
A Nova Nissan Frontier 2017 também traz o sistema multimídia mais completo do mercado, o Nissan Multi-App, que conta com 2 Gb de espaço para baixar os aplicativos de preferência, além de muito mais segurança com os controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) e a introdução dos controles automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), luz de freio de LED (CHMSL) e luzes diurnas (DRL).
Novos motor e transmissão
Para deixar ainda mais valente a nova geração da Nissan Frontier, a marca japonesa equipou o modelo com o moderno motor diesel 2.3 biturbo, que desenvolve 190 cavalos de potência e entrega 45,9 kgfm de torque. Nele, a injeção direta conta com 2.000 bar de pressão. E o novo motor é ainda 10 quilos mais leve e mais silencioso que a sua geração anterior. É a garantia para uma performance que equilibra força, conforto e consumo eficiente.
Os turbos trabalham em regimes de rotação do motor diferentes para permitir progressividade a aceleração. Assim, o de maior pressão atua junto com o de menor no arranque e trabalha até a rotação estabilizar desligando-se e deixando o de menor pressão sustentando o motor em velocidade de cruzeiro. A pressão do óleo do novo motor é otimizada por conta do controle elétrico, reduzindo possíveis perdas causadas por fricção e tornando muito eficiente o consumo. No fora de estrada, o torque e potência máximas chegam em baixas rotações para entregar a força quando necessário. Como característica conhecida da Nissan, o novo motor traz corrente ao invés de correia.
Este motor trabalha em conjunto com a nova transmissão automática de sete velocidades, que oferece total controle nas trocas de marchas. O equipamento também possui o modo sequencial para trocas manuais. O novo câmbio trabalha de forma muito suave, ajudando a garantir um consumo eficiente. Com uma relação mais curta nas primeiras velocidades, garante acelerações inicial e média mais ágeis.
A Nova Nissan Frontier também traz como novidade um botão no lado esquerdo do painel, perto da porta do motorista, que permite a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF), componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e que serve para segurar as partículas características de motores a diesel. Para garantir a maior eficiência, a limpeza do filtro é necessária como parte da manutenção periódica.