Instituto Renault divulga resultados em São Paulo
Os resultados alcançados pelo Instituto foram discutidos na última sexta-feira (03/03), em evento realizado em São Paulo, na Maison Renault, sede do projeto Captur Experience, que marca o lançamento do novo SUV da marca. “O foco da ação do Instituto Renault em três eixos de atuação bem definidos nos permitiu alcançar resultados expressivos em todos os programas que executamos e nos projetos que apoiamos. Conseguimos, assim, mostrar que, mais do que apenas fabricar carros, estamos atingindo nosso objetivo de exercer um papel de transformação na sociedade”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.
Educação para segurança no Trânsito
Dois novos municípios passaram a fazer parte do mapa permanente de atuação do programa “O Trânsito e Eu” em 2016. O Instituto, com seus parceiros locais, inaugurou minicidades em Maringá (PR) e em Santa Barbara D’Oeste (SP). Atualmente, outras cinco cidades contam com a estrutura, que realiza ações educacionais periódicas com alunos da rede pública municipal: São Bernardo do Campo e Itu (SP), Pelotas (RS), Curitiba e São José dos Pinhais (PR). Nesses locais, o projeto já alcançou quase 50 mil pessoas e formou, como educadores de segurança no trânsito, cerca de 1.400 professores de 382 escolas.
Além das inaugurações, em 2016 também foram realizadas oito ações itinerantes do “O Trânsito e Eu” em eventos, como a ExpoIngá e o Salão do Automóvel de São Paulo, além de shoppings de cidades como Sorocaba, São José do Rio Preto e Curitiba, e dois dos principais parques de São Paulo: Ibirapuera e Villa-Lobos.
Também no mesmo eixo, o Instituto realizou a quarta edição do Open Fórum – Trânsito e Transformação, em Curitiba, reunindo especialistas para falar sobre alguns dos principais temas da mobilidade nas ruas e cidades brasileiras. O Open Fórum também teve uma edição realizada no Salão do Automóvel de São Paulo. Por fim, o Instituto Renault realizou duas edições do curso de Direção Segura, em Campinas: uma para a imprensa e outra para mulheres. A iniciativa integrou as ações de apoio ao movimento Maio Amarelo, de mobilização para um trânsito mais seguro.
Capital Humano
No eixo Capital Humano, o Instituto Renault reformulou seu tradicional programa educacional Renault Experience. Agora totalmente on-line, o programa estimula jovens a transformar ideias inovadoras em realidade, nos campos da mobilidade em conectividade, por meio do modelo de Startup. Com a transformação, o Renault Experience 2.0 atingiu a marca de 450 projetos inscritos (aumento de 90% ante 2015), com o envolvimento de 1.500 alunos (+275%), de 82 instituições de ensino de 12 estados brasileiros. O programa atualmente está em sua terceira etapa, chamada Business Lab, com 30 projetos selecionados.
No mesmo eixo, o Instituto deu continuidade às ações realizadas em parceria com a Associação Borda Viva. Um dos destaques foi o início das vendas de bolsas e acessórios do projeto Casa de Costura no L’Atelier Renault, localizado na avenida des Champs-Élysées, em Paris. Além disso, em dezembro, as concessionárias Renault Fórmula Parque e Globo (Água Verde), de Curitiba, também começaram a expor e comercializar os produtos, garantindo ainda mais visibilidade para o projeto. Com o mesmo intuito, em 2016 a Associação Borda Viva também participou de vários eventos da Renault para colaboradores, imprensa e público em geral, como duas edições do Bazar Francês, realizado em São Paulo. O resultado das ações se refletiu no aumento de praticamente 300% no faturamento da associação com a venda de itens como bolsas, nécessaires, carteiras etc.
Meio Ambiente
Em 2016, o Complexo Ayrton Senna, onde a Renault fabrica veículos de passeio, comerciais leves e motores, alcançou uma importante marca para o meio ambiente: a reciclagem de 100% dos resíduos gerados no processo de produção. O complexo industrial instalado em São José dos Pinhais (PR) tornou-se uma das únicas seis unidades da Renault no mundo – a primeira fora da Europa – a atingir tal feito e a única de fabricação mista a ser “aterro zero”.
Em termos numéricos, a conquista da Renault também impressiona. Ao final do último ano, a empresa contabilizou, como conseqüência de sua política ambiental, uma economia superior a R$ 1,3 milhão, além da reutilização de mais de 420 toneladas de embalagens, e da queda de 20% do índice de geração de resíduos por veículo fabricado.