Ford Ka Trail para mercado de compactos aventureiros
Disponível nas versões 1.0 e 1.5, o novo hatch aventureiro urbano tem preço a partir de R$47.690, ou seja, R$10.000 a menos que o concorrente mais próximo, e como oferta de lançamento também dispõe de financiamento com taxa zero em 30 vezes. Nesse plano, basta acrescentar R$59 na parcela para levar o motor 1.5. Outra vantagem do Ka Trail é o baixo custo de propriedade. Ele tem preço das revisões pelo menos 20% mais baixo que os competidores e cesta básica de peças 10% mais barata. Conta também com as opções de seguro mais acessíveis do segmento.
Além de suspensão elevada e reforçada, o Ka Trail tem rodas de liga leve e pneus de uso misto de 15 polegadas, faixas esportivas nas laterais e traseira, rack de teto, molduras nas caixas de rodas, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor cinza Londres, apliques nos para-choques e lanternas traseiras fumê. A cabine vem com bancos especiais de couro sintético e tecido, pedais de alumínio, soleira protetora na porta e tapetes personalizados.
Como os demais modelos da linha, a nova versão vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas e direção com ajuste de altura. Tem também som MyConnection com comando de voz e Bluetooth, compartimento para o celular no painel MyFord Dock, banco traseiro bipartido (60/40) e cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes.
Test-drive no Guarujá
O desempenho do Ka Trail foi testado na cidade litorânea paulista com sua opção mais atraente de motor: o 1.0 TiVCT Flex de três cilindros, de 85 cv. Outra opção é o 1.5 Sigma Flex, de 110 cv, ambos com a tecnologia eletrônica Easy Start que dispensa tanquinho adicional para partida rápida com etanol e vários aprimoramentos para a redução de atrito e eficiência, com padrão A de economia de combustível aferido pelo Conpet/Inmetro.
Do ponto de vista de engenharia, o Ka Trail é um novo produto e não só um modelo com adaptações estéticas. Com a nova suspensão, ele entrega atributos reais de desempenho para uso fora de estrada leve. A altura do solo ampliada em 31 mm (para 200 mm) aumenta a sua capacidade de imersão e de superar obstáculos, junto com os pneus Pirelli ATR 185/65 R15, de uso misto – 50% em estrada e 50% fora de estrada –, que rodam bem tanto no asfalto como na lama.
As modificações na suspensão incluem novas molas e amortecedores dianteiros e traseiros, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e novos coxins do motor com amortecimento hidráulico. Os amortecedores cresceram em tamanho e carga para melhorar o isolamento de impactos e asperezas. Os freios ABS também foram recalibrados e recertificados, assim como a direção elétrica. A validação do modelo incluiu testes de estabilidade no campo de provas da Ford em Dearborn, nos Estados Unidos, para garantir o padrão global de segurança e dirigibilidade.
Design aventureiro
O Ka Trail é um hatch de visual robusto e postura mais esportiva, com elementos exclusivos que valorizam as linhas modernas do seu projeto. O estilo aventureiro é destacado pelo porte elevado e rodas de liga leve de 15 polegadas na cor cinza Magnetic, de alto brilho. A carroceria tem quatro opções de cores: as sólidas vermelho Arpoador, preto Ebony e branco Ártico, e a metálica prata Dublin.
As faixas laterais e traseiras, na cor cinza com textura em formato de colmeia, trazem grafismos e o logotipo Trail destacados em laranja. As caixas de rodas e os faróis de neblina têm moldura na cor preta, estes últimos com um aplique em prata com a inscrição Trail. Os para-choques dianteiro e traseiro exibem um aplique na parte inferior, de cor prata.
O interior do Ka Trail incluiu o desenvolvimento de cores, materiais, texturas, acessórios e detalhes que refletem a sua proposta de veículo misto. A esportividade é destacada na cabine de forma harmoniosa e elegante, combinando as cores preto e cinza Shadow. O centro do painel e o volante exibem apliques na cor prata. Os bancos são revestidos em couro sintético e tecido com apliques e pespontos em tons verdes e alaranjados. O tecido recebe um tratamento especial “soil repelent”, que repele água e sujeira para facilitar a conservação. Elásticos laterais coloridos e redes atrás dos bancos dianteiros aumentam as opções para o transporte de objetos.
As soleiras das portas são protegidas por faixas pretas personalizadas com o logotipo Trail. Os pedais esportivos de alumínio com apliques de borracha são outro detalhe diferenciado. Os tapetes de borracha têm acabamento com pespontos na cor laranja.
Revisão, peças e seguro
Além do preço de aquisição mais vantajoso, o chamado custo de propriedade é outra vantagem do novo compacto aventureiro da Ford. Com preço fixo, suas três revisões anuais somam um total de R$1.040, o menor da categoria. Os valores são: primeira revisão, aos 12 meses ou 10.000 km, em quatro vezes de R$67; segunda revisão, aos 24 meses ou 20.000 km, em quatro vezes de R$86; e terceira revisão, aos 36 meses ou 30.000 km, em quatro vezes de R$107.
A Ford oferece também a opção de três planos de manutenção preventiva Ford Protect, que permitem incluir o valor das revisões no financiamento. O plano Basic inclui as três revisões do período de garantia, de três anos, por R$1.450. O plano Advanced inclui uma quarta revisão, aos 48 meses ou 40.000 km, por R$2.250, e adiciona um ano de garantia estendida. O plano Premium abrange cinco revisões (sendo a quinta aos 60 meses ou 50.000 km), por R$2.650, com mais dois anos de garantia estendida.
O custo da cesta básica de peças de reposição do Ford Ka Trail também é menor que o dos concorrentes, segundo as publicações de referência do mercado. No seguro, é a mesma coisa: o preço da apólice do Ka tem a menor média nacional e ainda conta com um programa especial dos Seguros Ford.