Ford Fiesta ST nova geração com motor EcoBoost 1.5 de 200 CV
O Fiesta ST de terceira geração será o primeiro modelo da Ford Performance com motor de três cilindros e também o primeiro Fiesta ST com modos de direção selecionáveis: Normal, Sport e Track (pista), otimizando os controles do motor, direção e estabilidade para cada condição de rodagem.
Os modos de direção variam também o som do escapamento, que conta com válvula de controle ativo e a tecnologia “Electronic Sound Enhancement”. O sistema amplifica o som naturalmente esportivo do novo motor EcoBoost, que também é o primeiro três cilindros da indústria com sistema de desativação de cilindros para reduzir ainda mais as emissões.
Com lançamento programado para o início de 2018 nas versões de três e cinco portas, o novo Fiesta ST terá também uma grande variedade de acabamentos e personalização, incluindo uma grade exclusiva, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos Recaro, sistema multimídia SYNC 3 e som de alta qualidade B&O Play.
“O novo Fiesta ST oferece uma combinação sem precedentes de desempenho e economia de combustível para entregar uma experiência de condução ainda mais versátil, divertida, envolvente e gratificante”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.
Novo motor EcoBoost 1.5
Como os demais motores da família, o novo EcoBoost 1.5 combina turbocompressor, injeção de combustível em alta pressão e duplo comando independente e variável de válvulas para aumentar o desempenho e a economia de combustível.
Sua arquitetura de três cilindros oferece naturalmente um alto torque em baixas rotações. Um novo turbocompressor, com turbina de design otimizado, aumenta o desempenho com pressão mais rápida e redução do atraso (lag).
A nova tecnologia de desativação de cilindros da Ford – introduzida pela primeira vez em um motor de três cilindros no motor EcoBoost 1.0 – vai melhorar ainda mais a economia de combustível do Fiesta ST, sem afetar o desempenho.
Ela interrompe automaticamente a entrada de combustível e a operação das válvulas de um dos cilindros do motor quando a capacidade máxima não é necessária. Ela pode desativar ou reativar um cilindro em 14 milissegundos – 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos.
Novos modos de direção
Os modos de direção selecionáveis dão grande versatilidade ao novo Fiesta ST. No modo Normal, o mapeamento do motor, o controle de tração, o controle eletrônico de estabilidade, o som do escapamento e a direção elétrica são configurados para uma resposta natural e conectada.
No modo Sport, o mapeamento do motor e a resposta do acelerador são aprimorados e a direção é ajustada para um controle mais rápido. A válvula de controle de ruído ativa é aberta para um som de escape mais esportivo.
No modo Track, todas as características dinâmicas do veículo são ajustadas para uma aceleração mais rápida, o controle de tração é desativado e o controle de estabilidade permite um deslizamento maior para circuitos travados.
O chassi tunado pela Ford Performance contará também com uma tecnologia aperfeiçoada de controle de torque vetorial, que reduz o subesterço aplicando o freio à roda dianteira interna em curvas. O controle de estabilidade permitirá ao motorista escolher três modos de atuação: intervenção completa; modo de deslizamento amplo com intervenção limitada; e desativação total.
A Ford Performance serve como laboratório global de inovação para o desenvolvimento de tecnologias de aerodinâmica, redução de peso, eletrônica, desempenho e economia de combustível que depois podem ser aplicadas no portfólio de produtos da Ford.