Concurso “VW na Comunidade”, abre inscrições para sua 10ª edição
Nesses nove anos de concurso “Volkswagen na Comunidade”, é emocionante ver como os projetos sociais premiados transformaram vidas. Foram mais de 471 mil pessoas beneficiadas, de todos os Estados brasileiros, por meio de 84 prêmios que totalizam R$ 3,04 milhões. Essa quantia foi entregue a projetos sociais que trabalham com as mais diversas temáticas: bebês prematuros receberam leite materno doado, pessoas com e sem deficiência foram formadas para ingressar no mercado de trabalho; crianças e adolescentes em risco social, resgatados pela educação, cultura e esportes; dependentes químicos e pacientes de câncer, amparados, entre muitas outras histórias.
Um dos diferenciais do concurso “Volkswagen na Comunidade” é incentivar a atuação social dos colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços Financeiros e MAN Latin America (fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende – RJ), pois eles são os padrinhos dos projetos inscritos, ou seja, indicam ações sociais das quais participam voluntariamente ou com as quais estão engajados. Só para ter uma ideia da forte atuação social dentro das empresas, nesses nove anos,, 2.003 padrinhos indicaram nada menos do que 4.350 projetos.
“O concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ é um forte exemplo do impacto social da Fundação Volkswagen para o País. O concurso chega à 10ª edição com uma trajetória de sucesso: mais de 471 mil pessoas já foram beneficiadas pelos 84 prêmios, que totalizam R$ 3,04 milhões investidos em favor dos projetos sociais vencedores. E queremos continuar proporcionando mudanças positivas, tanto para as comunidades, como entre nosso público interno. Dentro da empresa, o concurso promove o engajamento social, pois os projetos são indicados por colaboradores que já atuam voluntariamente ou que desejam iniciar um trabalho em prol da sociedade”, afirma o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e da Região SAM (Américas do Sul, Central e Caribe) e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen, Nilton Junior.
E o engajamento tem sido crescente, tanto que no ano passado, o concurso “Volkswagen na Comunidade” teve recorde de inscrições: foram 790 projetos indicados, 11,7% a mais do que na edição de 2015 (707). Além do prêmio em dinheiro, o concurso oferece curso de Gestão de Projetos Sociais às entidades vencedoras e também às finalistas. “O curso de Gestão de Projetos Sociais é fundamental para que os dirigentes das entidades conduzam as ações de forma sustentável. Eles aprendem a administrar seus recursos, captar novos investimentos, estratégias de comunicação, entre outros temas. Tudo isso para que tenham sucesso em seus trabalhos sociais a longo prazo”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Edição especial terá 12 prêmios
Nesta 10ª edição, o concurso “Volkswagen na Comunidade” entregará um prêmio a mais: serão 12 vencedores, totalizando R$ 480 mil. Cada entidade vencedora recebe R$ 40 mil para investir no projeto social inscrito. A novidade é o “Prêmio Edição Especial 10 Anos”, para a entidade que promoveu o maior impacto social, entre todas que já venceram o concurso, da 1ª à 8ª edição.
Os outros prêmios já são tradicionais. Dez reconhecem projetos sociais inéditos (sendo nove inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços Financeiros e um por colaboradores da MAN Latin America). O 11º é o “Prêmio de Sustentabilidade”, entregue à entidade já premiada no concurso “Volkswagen na Comunidade 2016” e que melhor aplicou os recursos durante o ano.
Oficinas de Elaboração de Projetos
A Fundação Volkswagen também oferece as “Oficinas de Elaboração de Projetos Sociais”, que neste ano ganham versão on-line inédita no site www.vwnacomunidade.com.br. As oficinas orientam como as entidades interessadas em se inscrever no concurso “Volkswagen na Comunidade” devem preencher o formulário de inscrição. Caso a entidade não tenha um padrinho, a Fundação Volkswagen lhe apresentará algum colaborador, do seu banco de interessados em apoiar um trabalho social. As oficinas também terão versões presencias nos arredores de unidades da Volkswagen do Brasil. Com 37 anos, a Fundação Volkswagen é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil.