Audi mostra próximos esportivos no Salão de Genebra
Motor de alta eficiência: o conceito Q8
Esportivo, extremamente dinâmico e luxuoso – essas qualidades asseguram que o conceito Q8 cause uma forte impressão na categoria de SUVs grandes. O carro representa máximo prestígio, esportividade e tecnologia em todas as suas áreas. Um aspecto particularmente inovador no conceito é seu sistema de propulsão altamente eficiente. É o primeiro modelo no mundo a combinar motor 3.0 TFSI de seis cilindros com sistema híbrido e compressor elétrico. Como resultado, o Q8 mostra todo o talento de sua performance. Com seus 476 cv e 700 Nm de torque, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos – e atinge velocidade máxima de 275 km/h. Sua autonomia de mais de 1.200 km o tornam ideal para viagens de longa distância. O visual do Q8 é acentuado pelos seus defletores de ar característicos. A dianteira impressionante é dominada pela grade octogonal Singleframe com padrão colmeia, ladeada por duas grandes entradas de ar.
Comparado ao conceito Q8 apresentado pela Audi em Detroit, outros 12 mm foram adicionados à largura dos arcos das rodas. Coroando a personabilidade esportiva do veículo estão o longo spoiler na borda do teto, o difusor de alumínio e o sistema de escape com saídas ovais. O interior do Q8 exala puro luxo – com linhas expansivas, materiais sofisticados e espaço abundante. Os controles das funções do conceito são feitos em grandes telas touchscreen, com toques finais na forma de um Audi cockpit virtual aprimorado e head-up display. A tela usa tecnologia inteligente de realidade aumentada que funde os mundos real e virtual.
RS 5 Coupé
O novo RS 5 Coupé – o Gran Turismo dos modelos RS – unem estética elegante e alto nível de praticidade para o uso diário. Seu motor 2.9 TFSI V6 biturbo foi completamente redesenvolvido e entrega 450 cv de potência e torque máximo de 600 Nm – 170 Nm a mais que seu antecessor. O modelo de topo da família A5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. E com o pacote opcional RS dynamics chega a uma velocidade máxima de 280 km/h. A potência do motor V6 flui por meio de uma transmissão tiptronic de oito velocidades com ajuste esportivo para o sistema de tração permanente quattro, que distribui a força de forma assimétrica entre os dois eixos, na proporção 40:60. Para o estilo do RS 5 Coupé, os designers se inspiraram nos detalhes do modelo de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO. Na dianteira, o carro é marcado pela grade Singleframe larga e plana e as grandes entradas de ar. As laterais são enfatizadas pelos arcos das rodas pronunciados, que foram alargados em 15 mm. Difusores específicos da linha RS, assim como o sistema de escape com saídas ovais e um spoiler fixo complementam o visual dinâmico. No interior, as características do cupê de alta performance são acentuadas com os bancos esportivos RS, volante revestido de couro com base aplanada, tela especial no Audi virtual cockpit e logos RS. Outras tecnologias de ponta do modelo incluem head-up display, faróis de LEDs Matrix e diversos assistentes de direção, que garantem segurança, conforto e eficiência.
RS 5 DTM
Junto ao modelo de produção, a Audi Sport apresenta simultaneamente a versão de corrida DTM para o RS 5 Coupé. Além das numerosas mudanças feitas para cumprir os regulamentos da competição, a nova linguagem de design foi aplicada no modelo. Como resultado, a terceira geração do RS 5 DTM se destaca entre seus dois predecessores de sucesso não apenas em termos de tecnologia, mas também na aparência. Isso fica especialmente evidente nos arcos de rodas dianteiros e traseiros. A Audi também melhorou precisão na disposição nas peças aerodinâmicas. O motor 4.0 V8 do RS 5 DTM agora rende mais de 500 cv de potência. E para a temporada 2017, a empresa parceira Hankook fornece pneus mais macios que possibilitam tempos de voltas mais rápidos. A abertura da temporada em Hockenheim será realizada de 5 a 7 de maio.
RS 3 Sportback
A Audi terá outro destaque em Genebra – o RS 3 Sportback. Seu novo motor 2.5 TFSI de cinco cilindros desenvolve 400 cv de potência e torque máximo de 480 Nm. O compacto esportivo leva apenas 4,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. O RS 3 Sportback demonstra seu enorme vigor por meio de uma impressionante grade Singleframe, adornada pelo logo quattro, além de grandes entradas de ar e soleiras angulares. Na traseira, um estiloso spoiler, um diffusor de ar e o Sistema de escape RS com grandes saídas ovais são responsáveis por virar cabeças por onde o carro passa. Com a bitola mais larga que a do A3 Sportback comum, direção progressiva, eixo traseiro four-link e um sistema de suspensão mais ajustado, o RS 3 Sportback combina dinamismo fascinante com estabilidade superior. A tração quattro de série é integrada ao sistema Audi drive select, que configura itens como a direção, o câmbio S tronic, gerenciamento do motor, entre outros – além do sistema de suspensão esportiva RS plus com controle adaptativo dos amortecedores. O motorista pode variar individualmente a operação desses componentes entre os modos conforto, automático e dinâmico. A dirigibilidade é aperfeiçoada por meio do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) com controle seletivo de torque e modo esportivo especialmente ajustado para o RS. Detalhes internos específicos da linha RS e o inimitável som do motor de cinco cilindros finalizam a experiência de condução emocional.
SQ5 TFSI
Recentemente apresentado mundialmente no Salão de Detroit, em janeiro, o SQ5 TFSI está pronto para sua estreia em solo europeu durante o Salão de Genebra. O modelo de topo da família Q5 obtém sua potência do motor 3.0 V6 turbo de 354 cv, que entrega ainda 500 Nm de torque a apenas 1.370 rpm. Esse conjunto permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. O sistema de tração integral permanente quattro e as trocas de marcha rápidas feitas pela transmissão tiptronic de oito velocidades contribuem para uma dirigibilidade dinâmica. A agilidade do carro é aprimorada com o diferencial esportivo, que distribui ativamente o torque entre as rodas traseiras, e a direção dinâmica, ambos opcionais. Além de atuar junto a esses componentes, o sistema Audi drive select também exerce seus efeitos no motor, no câmbio e no controle dos amortecedores, permitindo ajustar as características do SQ5 em múltiplos modos. Com a suspensão a ar opcional o motorista pode alterar a altura da suspensão de acordo com situações diferentes de rodagem. Tanto o exterior como o interior do SQ5 se diferenciam do modelo base com características de design e lista de equipamentos de série mais extensa, exclusiva para a linha S, que inclui bancos esportivos de couro e Alcantara, faróis de LEDs, rodas de alumínio de 20 polegadas com design exclusivo, entre outros.
A5 Sportback g-tron
Seguindo os passos de A3 Sportback g-tron e do A4 Avant g-tron, o A5 Sportback g-tron é o terceiro modelo da marca que pode rodar com gás natural. O modelo é equipado com motor 2.0 TFSI de 170 cv e torque de 270 Nm. O módulo de armazenamento de gás consiste em quatro leves – porém extremamente fortes – tanques com capacidade para 19 kg, o que permite uma autonomia de 500 km se o carro rodar apenas com gás natural comprimido (CNG). Junto ao tanque de gasolina de 25 litros, a autonomia total pode chegar a 950 km. No New European Driving Cycle (NEDC), o A5 Sportback g-tron com transmissão S tronic utiliza apenas 3,8 kg de CNG para rodar 100 km, o que equivale a emissões de 100 gramas de CO2 por quilômetro. Isso faz da Audi a primeira montadora premium a oferecer um motor a gasolina no segmento B com valores de emissões mais baixos que em veículos equivalentes a diesel. A combustão limpa e o sistema de direção altamente eficiente asseguram baixos custos para o proprietário. Comparado a um modelo a gasolina, os gastos com combustível são significativamente mais baixos, e as emissões de CO2 reduzidas posicionam o veículo em uma faixa de impostos mais atrativa. Combinada à tecnologia Audi e-gas, o A5 Sportback g-tron é ainda mais amigável ao meio ambiente na estrada.