A3 Sedan Ambition 2017 é equipado com Audi virtual cockpit
Um dos grandes destaques da versão Ambition é o Audi virtual cockpit, uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. É o primeiro compacto premium a oferecer painel de instrumentos digital no mercado brasileiro. O dispositivo está disponível opcionalmente e combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos. Dessa forma, o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, destacando os mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual o foco são as funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
Estética e acabamento interno atraentes
O A3 Sedan Ambition 2017 traz novo design de faróis, lanternas, grade e para-choques, que tornaram o carro ainda mais atraente. A dianteira tem elementos que remetem ao “irmão maior” A4, com a grade Singleframe ampliada e contornos mais nítidos, e os faróis bi-xenônio possuem recortes afiados na borda inferior.
A traseira acentua a largura do novo A3 com o desenho das luzes horizontais e a linha de separação acima do difusor redesenhado. Outra novidade é o design das rodas, que agora têm cinco raios. Externamente, o modelo manteve de série o teto solar panorâmico “Open Sky”, os espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis, aquecíveis e rebatíveis, além das ponteira de escapamento cromadas e frisos decorativos brilhantes. O modelo passa a contar também com volante e alavanca de seta semelhantes às do A4, novos difusores de ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador. Todas as luzes internas são agora de LEDs.
A estrutura de menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Na tela eletricamente rebatível de sete polegadas, a operação é baseada em smartphones. A peça central do terminal é o botão redondo giratório, cujo anel tem iluminação branca. Acima e ao lado do controle rotativo estão alternadores e botões com os quais o motorista pode navegar na nova estrutura de menu. Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface, um recurso opcional. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.
Desempenho com eficiência: o 2.0 TFSI
A versão Ambition é equipada com motor 2.0 TFSI de 220 cv de potência, que se destaca por reunir uma série de tecnologias modernas: sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, sistema de levantamento de válvulas (Audi valvelift system – AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e coletor de escapamento integrado ao cabeçote. O torque do 2.0 é de 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, o que garante respostas imediatas do acelerador e uma condução suave em qualquer velocidade. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
O câmbio S tronic de seis velocidades e dupla embreagem em banho de óleo faz trocas de marchas automaticamente ou comandadas pelo condutor na alavanca do console ou pelas aletas atrás do volante. Audi oferece também as versões Attraction e Ambiente: performance e eficiência com a tecnologia flex
As versões Attraction (R$ 115.190,00) e Ambiente (R$ 124.190,00) contam com o motor 1.4 TFSI Flex produzido no Brasil, com 150 cv de potência e 250 Nm de torque disponível a apenas 1.500 rpm, otimizando o desempenho nas condições de uso mais frequentes, como no trânsito urbano, em velocidades moderadas. Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.
O motor com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático S tronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas atrás do volante. Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan 1.4 TFSI Flex da imobilidade aos 100 km/h em 8,8 segundos. A velocidade máxima chega a 215 km/h.