Scania apresenta primeiro biarticulado movido a gás
O novo veículo surge como solução ideal para os sistemas de transporte de passageiros de alta demanda e posiciona a multinacional sueca rumo ao seu objetivo de ser líder em soluções de transporte sustentáveis. Com a apresentação do biarticulado, a Scania oferece ao mercado um veículo que reduz as emissões de ruídos e de gases contaminantes, um dos principais problemas de saúde pública das grandes cidades.
O novo biarticulado conta com um motor dedicado para gás natural e/ou biogás. O veículo foi submetido a provas em Bogotá, acompanhadas por técnicos da Universidade Nacional da Colômbia, que constataram o baixo nível de emissão de poluentes – além de cumprir com a norma Euro 6, emitem 70% menos contaminantes que um veículo Euro 6 a diesel. Com o gás natural veicular (GNV), os intervalos de manutenção dos veículos são maiores. Além disso, os ônibus Scania Euro 6 a gás atendem aos planos de descontaminação das cidades, pois suas emissões sonoras são dez vezes inferiores propulsados às dos movidos a diesel.
“A nova linha de motores a gás Scania traz duas vantagens técnicas muito importantes: a primeira é que está preparada para trabalhar em altitude sem perder torque ou potência. A segunda é que tem alta tolerância a variações na especificação do combustível, razão pela qual pode trabalhar com distintas qualidades de gás natural sem demandar ajustes no motor”, explica Benoit Tanguy, diretor-geral da Scania na Colômbia.
“Apoiamos a Scania nesta grande aposta por desenvolver soluções de transporte sustentável mais ecológicas e econômicas. No entanto, reconhecemos que é indispensável somar esforços entre o setor público e privado, além de desenvolver novas políticas que gerem melhores incentivos para os envolvidos”, afirma John Jairo Contreras, diretor comercial da empresa Gás Natural Fenosa Colômbia.
O ônibus biarticulado Scania tem 27 metros, capacidade para 250 pessoas, o equivalente a 125 carros com dois passageiros cada, oferecendo alto rendimento e economia, tanto no consumo de combustível quanto na manutenção.
O veículo apresenta um novo conceito de ônibus urbano que fortalece a oferta completa para sistemas de transporte, desenvolvido para superar todas as expectativas de segurança, comodidade, potência e mobilidade. Os ônibus com essa mesma tecnologia Euro 6 a gás já estão operando nas cidades colombianas de Bogotá, Medellín e Cartagena.