BMW Group desenvolve sistemas de infotainment e telemática no Brasil
Atualmente, além do BMW Group Brasil ter um desenvolvimento dedicado de engenharia, o grupo também possui áreas focadas em Pesquisa e Desenvolvimento na Alemanha, Áustria, China, Coreia, Japão e Estados Unidos.
Isto demonstra a importância do mercado brasileiro para o grupo. No Brasil, parte desta área é responsável por atividades relacionadas ao estudo e aperfeiçoamento de sistemas eletrônicos, do qual faz parte uma equipe de especialistas, entre técnicos e engenheiros, distribuídos entre São Paulo e Santa Catarina.
Este departamento é responsável, por exemplo, pela aplicação de testes de validação de equipamentos de navegação e pelas adaptações do sistema BMW ConnectedDrive para o Brasil. Atualmente, este grupo de profissionais vem trabalhando em diversos projetos envolvendo tecnologias de infotainment e telemática, entre eles sistemas de assistência de condução, monitoramento de informações de trânsito em tempo real, realidade aumentada e melhorias em antenas. Mais especificamente para o mercado brasileiro, a área de P&D vem trabalhando no aprimoramento de dispositivos de reconhecimento de voz em português brasileiro e das conexões de telemática com operadoras de telefonia móvel brasileiras.
Relativamente recente, a área iniciou seus trabalhos no País em 2015, e detém importância estratégica na concepção de tecnologias tanto para o Brasil quanto para o BMW Group em âmbito global. “Nós estamos aperfeiçoando a qualidade da tecnologia e dos sistemas embarcados nos veículos BMW e MINI, realizando testes e ensaios específicos para o mercado brasileiro. Qualidade e precisão de navegação têm sido o foco do nosso trabalho desde a implantação do Centro de P&D em Santa Catarina.
Por meio da cooperação intensiva com a BMW em Munique e fornecedores aprimoramos as atualizações e a qualidade“, explica Dr. Stefan Fikar, gerente Sênior de Sistemas Eletrônicos do BMW Group Brasil. Atualmente, o Centro de P&D em Santa Catarina conta com instalações altamente equipadas e uma frota completa de veículos de teste em operação. “Hoje, 80% dos veículos BMW vendidos no Brasil já são conectados à internet com um SIM Card da própria BMW, permitindo uma operação de forma mais segura e aumentando a experiência com todo o sistema de ConnectedDrive”, complementa.
BMW ConnectedDrive
Um dos diferenciais da BMW é a alta conectividade de seus produtos especialmente por este ser um importante pilar do BMW Group e fazer parte da visão de futuro da companhia. No Brasil, desde 2014 uma nova versão do sistema de conectividade BMW ConnectedDrive está disponível em veículos da gama BMW, que permite que os carros estejam conectados à internet sem a necessidade de usar o plano de dados de seus usuários. Com isso, os clientes têm total acesso à informação a partir do sistema de entretenimento de seu veículo. Dentre as funcionalidades disponíveis, destacam-se a Chamada de Emergência Inteligente, que permite ao cliente reportar situações de emergência e aciona os serviços de suporte locais em caso de acidente, de forma rápida e automática; o Serviço de Concierge, um atendimento exclusivo ao cliente BMW que funciona em tempo integral e que permite que o motorista saiba mais sobre pontos de interesse, programação de cinema, recomendação de restaurantes, horário de voos, entre outros e, caso deseje se dirigir a um dos pontos pesquisados, o Concierge envia o endereço do destino diretamente para o sistema de navegação de veículo; e as Informações de Trânsito em tempo integral, que mapeiam as condições de tráfego nas grandes regiões metropolitanas do País e trazem ainda mais conveniência para os clientes.