Instituto Renault é homenageado pela Prefeitura de Curitiba

0
Postado 22 de setembro de 2016 por bisponeto em
A Prefeitura e a Câmara Municipal de Curitiba concederam, na noite desta terça-feira (20/9), um certificado de reconhecimento ao Instituto Renault pelos serviços prestados em nome da preservação e da melhoraria à acessibilidade, mobilidade e à segurança nas vias públicas. A homenagem foi entregue a Caique Ferreira (foto), vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da fabricante, em cerimônia realizada em Curitiba, como parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro.

“O Instituto Renault, que completou seis anos neste mês, tem como um dos eixos de atuação a Educação para a Segurança no Trânsito. É gratificante para nós ver que as ações que temos desenvolvido ao longo do tempo têm gerado resultados positivos em Curitiba, cidade que é a casa da Renault no Brasil. As iniciativas do Instituto em parceria com a capital paranaense têm caráter duradouro e são voltadas a várias faixas etárias, no intuito de conscientizar e educar o maior número possível de pessoas para um trânsito mais humano e seguro”, afirma Ferreira.

Entre as ações citadas pelos organizadores da premiação estão o projeto “O Trânsito e Eu”, o maior programa educacional desenvolvido por uma fabricante de veículos em todo o mundo, e o Road Show “Educação e Segurança Viária”, iniciativa presente em mais de 15 países e levada a Curitiba pelo Instituto Renault e seus parceiros.

O Trânsito e Eu

O programa “O Trânsito e Eu” é voltado as crianças de 7 a 11 anos e já está presente de forma permanente nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, no Paraná; Pelotas (RS); e nos municípios paulistas de Itu, São Bernardo do Campo e Santa Barbara d’Oeste. Nestas cidades, o projeto já alcança mais de 280 escolas e cerca de 45 mil alunos. A iniciativa também se desenvolve por meio de apresentações itinerantes, como as realizadas neste mês em Curitiba, no Shopping Total e na iCities Kids, no Parque Barigui – neste último caso, ainda em cartaz, até o dia 25.

Na capital paranaense, o Instituto Renault mantém, desde setembro de 2015, na Casa Klemtz, no Bosque da Fazendinha, a minicidade que atende às crianças participantes do “O Trânsito e Eu”. O local foi construído pela Prefeitura de Curitiba e integra a estrutura da Escola Pública de Trânsito (EPTran), da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). O circuito, que simula as condições de trânsito nas cidades, já recebeu mais de 1.000 alunos para realizar as atividades práticas do “O Trânsito e Eu”. Na última semana, o local sediou um evento para a inauguração de obras de melhoria, incluindo garagem e eletroposto para os minicarros elétricos, além de painel solar para captação de energia de forma sustentável.

Além da parte prática desenvolvida na minicidade, o programa conta também com uma etapa teórica na rede pública municipal, onde são utilizados kits ilustrados produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela PUCPR, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito.

Outras iniciativas

Além dos projetos mencionados na homenagem, o Instituto Renault desenvolve outras iniciativas de cunho educacional na cidade de Curitiba. Um exemplo é o Open Forum – Trânsito e Transformação que, no último dia 14, realizou sua quarta edição na cidade. O evento é um encontro anual para debate de temas ligados à segurança viária e à mobilidade urbana.

Neste ano, o Open Fórum, foi reformulado, promovendo o encontro entre especialistas e representantes da sociedade civil para discutir um problema em grande parte responsável pelo alto número de acidentes e de mortes no trânsito no Brasil: a mistura de álcool e direção.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)