Freightliner Cascadia eleva os padrões para o segmento

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Postado 21 de setembro de 2016 por bisponeto em
A Daimler Trucks apresentou ao mercado o novo modelo do Freightliner Cascadia, carro chefe da marca na Categoria 8 de caminhões pesados (veículos que transportam acima de 14.970 kg de carga). Com o investimento de U$ 300 milhões, 800 engenheiros envolvidos e cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o novo Cascadia segue o caminho dos seus antecessores e estabelece padrões ainda mais altos de conectividade, economia de combustível e segurança.

Desde o lançamento de sua primeira versão, em 2007, o Cascadia é líder de vendas entre os caminhões da Categoria 8 na região do NAFTA, com 412.000 unidades vendidas. A Daimler Trucks North America (DTNA) é a maior fabricante de caminhões dos Estados Unidos e Canadá e conta com cerca de 43% de participação no mercado de caminhões da região.

Mais efeciente

Os engenheiros que desenvolveram o atual caminhão estabeleceram um conceito aerodinâmico novo. Juntamente com avançados componentes do trem de força, isso contribuiu para um significativo aumento da eficiência no consumo de combustível em até 8%, em relação ao modelo Cascadia Evolution 2016.

O trem de força integrado é um componente decisivo do novo Cascadia. Diferentemente do mercado europeu, na América do Norte é comum que o cliente integre ao seu caminhão agregados fabricados por terceiros. Porém, a DTNA oferece a clientes americanos trens de força equipados com motores, transmissões e eixos da própria Daimler. O sucesso do trem de força da Detroit Diesel para os veículos pesados americanos é um grande e importante destaque.

Caminhão mais conectado

Quando se fala de conectividade, este atual modelo Cascadia estabelece um novo marco com uma plataforma exclusiva. O novo sistema Detroit Connect Analytics adiciona outros recursos aos já comprovados, como, por exemplo, o serviço de diagnóstico à distância, o “Técnico Virtual”. Esta ferramenta envia uma fotografia do motor para a Central de Serviços ao Cliente tão logo se acendem luzes identificando um problema, auxiliando assim um rápido e eficiente diagnóstico.

O Detroit Connect Analytics aprofunda mais ainda as conexões entre o gerenciamento de frotas, o motorista e o veículo. O sistema proporciona, mediante solicitação, a análise automatizada da eficiência do consumo de combustível e da segurança do veículo. Essa ferramenta é similar, por exemplo, ao FleetBoard, sistema de gestão de frota da Daimler que é oferecido no Brasil como solução para avaliação da performance do caminhão e do motorista, como também para manutenção dos veículos.

Mais seguro

Este novo caminhão pesado apresenta novas tecnologias de segurança, totalmente em LEDs, que oferecem impressionante visibilidade durante a condução noturna e em condições de mau tempo. Isso permite distinguir melhor os objetos na estrada, diminuindo o esforço dos olhos do motorista. Possui também um conjunto de sistemas de segurança, item opcional, chamado Detroit Assurance 4.0, com Assistente Ativo de Frenagem (Assistance Brake Active, o ABA), que proporciona agora frenagem total ao detectar objetos parados à frente; Piloto Automático Adaptável e Assistente de Faixa de Rolagem, que avisa quando veículo sair da sua faixa na pista.

Programa SuperTruck II

O mais novo modelo da marca americana confirma novamente a liderança da DTNA quando o assunto é tecnologia. Por isso, a Divisão da América do Norte da Daimler foi selecionada para receber uma premiação de U$ 20 milhões provenientes do Departamento de Energia dos EUA, conhecido como “DOE”, para o programa SuperTruck II. Esta iniciativa, de muitos anos, irá aumentar a economia de combustível em caminhões médios e pesados, contribuindo desta forma com o meio ambiente e reduzindo as emissões de poluentes, como o carbono.

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