Matheus Iorio vence novamente e fecha a ‘trinca’ em Cascavel
“Nem tenho o que falar, só agradecer muito a equipe e aos meus pais, que me apoiaram demais. Estou muito feliz. Das seis corridas que fizemos eu tive cinco vitórias e uma quebra. Estamos muito bem, e melhorando cada vez mais”, cravou. “Eu vi que estava um pouco melhor que o Samaia em ritmo de corrida, e tinha de ultrapassar de algum jeito. Quando o Matheus Muniz saiu dos boxes, eu vi que ele ia atrapalhar nós dois. Só que o Samaia tentou tirar pela direita, e o Muniz ficou no meio da pista, então passei os dois por fora e me dei bem nessa. Acho que se isso não tivesse acontecido seria bem mais difícil de passar, e seria uma corrida bem pegada”, afirmou Iorio, que cruzou a linha de chegada com 7s5 sobre o companheiro de equipe.
Matheus Muniz, sexto ontem, largou na ponta e ainda na primeira volta foi tocado pelo carro de Thiago Vivacqua. No incidente, Artur Fortunato acabou parando na barreira de pneus, conseguiu voltar, trocar o bico e retornar à corrida com três voltas de atraso em relação aos líderes. Na confusão, Guilherme Samaia assumiu a ponta e controlava a distância para Matheus Iorio, seu companheiro de equipe.
Logo depois que o safety car saiu da pista, Muniz teve um furo de pneu e teve de ir aos boxes da equipe PropCar para fazer a substituição. Quando retornou, voltou à pista exatamente à frente de Samaia. Atrapalhado, o piloto da Cesário F3 foi ultrapassado por seu companheiro de equipe e reclamou bastante da atitude do adversário que levaria uma volta.
“Perdi a corrida ali”, pontuou. “Consegui fazer uma boa largada, aproveitei um toque entre os líderes e pulei para a ponta. Aí o foco era não errar, porque em Cascavel é bem difícil de ultrapassar, mesmo se o carro da frente estiver um ou dois décimos mais lento”, lembrou. “Baixei a cabeça e tratei de manter um ritmo forte, mas infelizmente o retardatário que saiu dos boxes foi um irresponsável: me trancou ali e acabei perdendo a primeira posição por causa disso. Fiquei bem frustrado dentro do carro, mas faz parte. Depois foi tratar de manter o ritmo”, concluiu.
Quente mesmo estavam as disputas pelo terceiro lugar na corrida, novamente entre Pedro Cardoso e Carlos Cunha, e pela vitória na Light, entre Pedro Caland e Renan Pietrowski. Cardoso e Cunha ontem foram punidos por atitude anti-desportiva e se encontravam novamente na pista para lutar por posição – e valendo o pódio.
Com Cardoso à frente , o piloto da CF3 tentou a ultrapassagem por diversas vezes, enquanto o competidor da Hitech GP se defendida – a ponto de chegar a ser advertido por obstrução pela direção de prova. O brasiliense havia largado da última posição e elogiou o acerto de seu carro. “Foi ótimo terminar com pódio. Conseguimos fazer uma boa largada e fiz as primeiras voltas muito bem. O carro estava muito melhor do que ontem e acho que fizemos o possível. Ainda estamos um pouco atrás da Cesário, mas estamos chegando cada vez mais”, disse o piloto, que destacou o final de semana difícil. “Começamos mal. Eu e o (Carlos) Cunha brigamos nas três corridas, mas nos saímos melhor, consegui segurá-lo. Isso é bom porque estou treinando bastante”, fechou.
Na Light, Caland conseguia se manter à frente de Pietrowski com uma vantagem curta. Quando os ponteiros começaram a chegar para abrir uma volta, os pilotos da Hitech GP e PropCar foram avisados com a bandeira azul para abrir passagem. Isso permitiu a Pietrowski se aproximar mais e, depois de duas tentativas, conseguiu tomar a ponta da classe com bela ultrapassagem por fora.
“Não tem final de semana melhor do que ganhar as duas corridas. Foi bem cansativo com o frio. No meio da corrida eu já não sentia mais as mãos”, descreveu. “Mas aprendi um traçado legal, mudei um pouco a estratégia, consegui chegar no meu adversário e ainda bem que deu tudo certo”, disse o paranaense, que se aproxima do adversário na tabela do campeonato e fica a apenas 18 pontos de Caland (78 a 60).
Na classe principal Iorio, que chegou a Cascavel com apenas dois pontos de vantagem sobre Pedro Cardoso, agora alimenta uma diferença de 35 (75 a 40). Com o segundo lugar conquistado hoje, Guilherme Samaia sobe à terceira posição no campeonato com 38 pontos, contra 29 de Carlos Cunha, que abandonou a disputa deste domingo depois que o motor de seu Dallara #54 estourou o motor a nove voltas do final.
Agora a Fórmula 3 entre em período de recesso. As equipes planejam realizarem sessões de treinos visando a preparação para a quarta etapa, que acontece em Interlagos, nos dias 10 e 11 de setembro.
3ª Etapa F3 Brasil – Corrida 2:
1.º) Matheus Iorio (Cesario F3, 31 voltas em 30min59s365 (média de 183,5 km/h);
2.º) Guilherme Samaia (Cesario F3), a 7s544;
3.º) Pedro Cardoso (Hitech GP), a 30s708;
4.º) Christian Hahn (CF3), a 45s370;
5.º) Leonardo Raucci (RR Racing), a 55s369;
6.º) Renan Pietrowski (Prop Car Racing), a 1 volta*;
7.º) Pedro Caland (Hitech GP), a 2 voltas*;
8.º) Thiago Vivacqua (Hitech GP), a 3 voltas;
9.º) Matheus Muniz (Prop Car Racing), a 3 voltas;
10.º) Artur Fortunato (A Fortunato F3 Racing) – a 3 voltas.
VOLTA MAIS RÁPIDA: Matheus Iorio, 55s772 (197,5 km/h).
*Fórmula 3 Light.
Classificação do Campeonato após três etapas:
1.º) Matheus Iorio, 75 pontos;
2.º) Pedro Cardoso, 40;
3.º) Guilherme Samaia, 38;
4.º) Carlos Cunha, 29;
5.º) Thiago Vivacqua, 29;
6.º) Christian Hahn, 26;
7.º) Artur Fortunato, 24;
8.º) Leonardo de Souza, 22;
9.º) Matheus Muniz, 19;
10.º) Leonardo Raucci, 7;
11.º) Igor Fraga, 5;
12.º) Yurik Carvalho, 5;
13.º) Luiz Felipe Branquinho, 5.
F3 Light:
1.º) Pedro Caland, 78 pontos;
2.º) Renan Pietrowski, 60.
(Fotos: Duda Bairros/Fernanda Freixosa).