Cacá Bueno faz a pole da Stock Car em Cascavel
“Estava bem difícil, porque a pista variava muito do começo ao fim do treino. Fiz uma primeira volta para esquentar, subi para sexto e vi que o carro estava absurdamente rápido, dava para virar 1min02s0 ou até mesmo 1min01s9. Pensei, ‘essa pole é minha e ninguém tasca’. Na curva cinco, a duas do fim da volta, cometi um erro infantil. Tirei o pé do acelerador e freei com o volante ainda um pouco esterçado, o peso foi jogado para a frente e acabei rodando”, lembrou Bueno.
Cacá pensou que ali estava tudo terminado. Mas teve sorte. “Na hora vi que eu tinha arruinado tudo, que ia largar em décimo, 12º, e depois contei com a sorte porque o Valdeno bateu e a bandeira vermelha veio antes de eu completar a volta, o que dizia que eu teria mais uma chance. E isso me permitiu dar duas voltas boas, o que foi a minha salvação”, apontou.
“Pude aquecer o pneu e tentar sem arriscar tanto. E mesmo com uma volta considerada conservadora o carro se comportou magnificamente bem e fizemos essa pole que eu nem consegui comemorar direito, de tão frustrado comigo mesmo eu estava pela bobagem que eu fiz antes”, disse Cacá, que marcou 1min02s143 e esperava, em sua tentativa, virar uma volta abaixo desta marca, na casa de 1min01s.
O treino obedece a ordem inversa do campeonato, então saindo em grupos de três pilotos, os líderes do campeonato são os últimos a realizarem as tentativas – normalmente, quando a pista está mais quente e melhor emborrachada, garantindo melhores condições de aderência ao asfalto. No entanto, o vento que fazia no Autódromo Zilmar Beux teve papel fundamental quando tanto Marcos Gomes como o líder da tabela Felipe Fraga escaparam da pista – Fraga chegou a bater, mas continuou. Daniel Serra, terceiro na disputa, não conseguiu converter a oportunidade em um bom resultado e vai sair em décimo. Marcos Gomes ainda se recuperou e sai em quarto lugar.
A sessão teve três interrupções por bandeira vermelha. Com os pilotos andando no limite e o vento forte batendo à pista, que secara totalmente apenas alguns minutos antes do treino, alguns acidentes e escapadas aconteceram: Bia Figueiredo, Felipe Guimarães, Nestor Girolami, Allam Khodair, Valdeno Brito, o próprio Cacá Bueno chegou a rodar na pista, assim como Marcos Gomes, além de Felpe Fraga.
Atrás de Cacá e ao seu lado no grid, um surpreendente Vitor Genz. O gaúcho da Eisenbahn Racing Team, 11º no campeonato, integrava o sétimo dos três grupos e fez um excelente tempo, com 1min02s181, a apenas 38 milésimos de segundo do pole Cacá.
“O Cacá passou raspando, mas foi uma volta muito boa, a nossa. Estamos muito bem, colocamos os dois carros entre os dez primeiros, então isso superou nossas expectativas”, declarou Genz, referindo-se ao companheiro de equipe, o argentino Nestor Girolami, nono no grid. “Foi minha melhor classificação na Stock Car, e amanhã vamos tentar conseguir chegar bem, brigar pelo pódio na corrida mais difícil. Nossa estratégia é buscar o melhor, otimizar os pontos e vamos dar tudo para chegar lá”, disse.
Chances de buscar a vitória? “Sim. Nosso carro está muito bom, a equipe está desenvolvendo a cada prova, e a gente só tem que se concentrar no desgaste de pneus, pois sofremos um pouco com isso nas etapas anteriores. Porém, Cascavel não é uma pista que degasta tanto a borracha. Então estou bem confiante”, afirmou.
Max Wilson também fez um bom classificatório e vai largar da terceira posição, à frente de Gomes. Rubens Barrichello sai em quinto lugar, à frente de Ricardo Zonta, Rafael Suzuki, Diego Nunes, Nestor Girolami e Daniel Serra fecham os dez primeiros do grid. Átila Abreu, Thiago Camilo, Valdeno Brito, Lucas Foresti e Guga Lima ocupam as posições de 11 a 15.
A sexta etapa da Stock Car acontece neste domingo, com transmissão ao vivo pelo SporTV. A largada da primeira corrida, de 45 minutos de duração, acontece às 13 horas; a segunda, de 30 minutos, tem a partida programada para as 14h10. (Fotos: Duda Bairros).
Classificação – Resultado:
1.º) Cacá Bueno (Red Bull Racing), 1min02s143;
2.º) Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team), 1min02s181;
3.º) Max Wilson (Eurofarma RC), 1min02s275;
4.º) Marcos Gomes (Cimed Racing), 1min02s358;
5.º) Rubens Barrichello (Full Time Sports), 1min02s372;
6.º) Ricardo Zonta (Shell Racing), 1min02s374;
7.º) Rafael Suzuki (Vogel Motorsport), 1min02s460;
8.º) Diego Nunes (União Química Racing), 1min02s485;
9.º) Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team), 1min02s514;
10.º) Daniel Serra (Red Bull Racing), 1min02s540;
11.º) Átila Abreu (Shell Racing), 1min02s550;
12.º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 1min02s589;
13.º) Valdeno Brito (TMG Racing), 1min02s601;
14.º) Lucas Foresti (Full Time-ProGP), 1min02s648;
15.º) Guga Lima (TMG Racing), 1min02s687;
16.º) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), 1min02s691;
17.º) Cesar Ramos (RZ Motorsport), 1min02s693;
18.º) Allam Khodair (Full Time Sports), 1min02s721;
19.º) Galid Osman (Ipiranga-RCM), 1min02s724;
20.º) Julio Campos (C2 Axalta Racing), 1min02s782.